Modelo procuração para 3o. (amigo) realizar a transcrição de casamento pessoalmente em Portugal

Alguém possui um modelo específico de procuração para que um amigo residente em Portugal possa realizar a transcrição de casamento de meus avós diretamente na Conservatória de Almada?

Comentários

  • @Vlad estava pesquisando sobre procuração no fórum e teve algo dito que não estavam aceitando entregar no balcão por terceiros ou algo do tipo.

    Minha dúvida é posso fazer toda a documentação da minha mãe, mandar para Portugal pelos Correios e um amigo dar entrada por lá somente com a procuração?
  • @Hendrix envie o processo direto para a conservatória sem intermediários.
  • vou dar entrada em portugal na transcrição de casamento da minha irmã, qual modelo de procuração tenho que fazer? alguém tem algum modelo?
  • editado November 2019
    @Kleyton...

    Infinitamente mais complicado fazer como você pretende...Mais indicado seria sua Irmã preencher o requerimento Nº 2...(Um dos Cônjuges como Requerente)...Assinar...Juntar as Certidões necessárias e enviar por Correios/DHL/Fedex pata Portugal...

    Todas as informações sobre Formulários de Requerimento de Transcrição de Casamento em Portugal de Cidadão Português realizado no estrangeiro estão na primeira página do tópico correspondente a este assunto...:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1
  • @Nilton Por que seria infinitamente mais difícil? Já vi algumas pessoas comentando aqui no grupo que fizeram dessa forma e foi tudo tranquilo... além de ser bem mais rápido, pq indo a uma conservatória lá em portugal, a transcrição sai na hora...
  • Sai na hora se for o próprio requerente da transcrição a apresentar o pedido...Você como Irmão não pode fazer essa solicitação...Terá que fazer por procuração...Já viu qual é o custo de uma Procuração Apostilada para esse fim...?
  • @Kleyton nenhuma conservatória ( pelo menos as que eu conheço) faz a transcrição de casamento na hora.
  • Menção equivocada a mim, era pra marcar o outro Kleyton. Mas você está corretíssimo Vlad Pen. Nenhuma conservatoria faz na hora. A transcrição de casamento é feita normalmente muito rápida, em um mês, tempo que faz todo sentido. Alguns casos terminam até antes, em duas semanas, porém no mesmo dia acredito ser improvável também. Grande abraço.
  • obtive essa informação pela conservatória de santarém. e a procuração pode ser a digitada normalmente e só com firma reconhecida e apostilada, logo o custo é basicamente só do reconhecimento e da apostila
  • @Vlad Pen...@Kleyton...@Kleytonfidalgo...

    Até acredito que uma Transcrição pode ser "feita na Hora"...Lembro de já ter lido sobre isso aqui no Fórum tempos atrás...(Em uma época em que as Conservatórias não estavam atoladas em processos...)...Hoje com certeza isso não pode ser feito em nenhuma das Conservatórias mais conhecidas aqui no Fórum...ACP...Tondela...Ovar...

    Mas penso que se o próprio nubente se apresentar em uma Conservatória do interior de Portugal que tenha competência para realizar o serviço...Com todos os documentos impecáveis e os 120,00 euros na mão...Pode conseguir fazer sim...
    Se não "na hora"...Pode ser algo do tipo..."Deixa os documentos...Assina o requerimento...Paga os emolumentos...Passa mais tarde para pegar o Assento de Casamento...

    Vale lembrar que não são todas as Conservatórias que aceitam processos por correios...Tampouco são todas que fazem processos de Atribuição/Aquisição...Mas continuam tendo competência para fazer uma simples Transcrição de Casamento...Que afinal não tem toda a complexidade de um processo de concessão da Nacionalidade Portuguesa...

    Quanto á questão do @Kleytonfidalgo...Não entendi...Se você está em contato direto com uma Conservatória em Portugal...(Santarém)...Que já te passou as coordenadas todas e diz que faz na hora...Recomendo que siga as orientações deles...Eu faria isso com certeza...(Aliás...Já fiz quando estive em Portugal...E deu tudo certo...!!!)...


  • sim, mas a minha pergunta aqui foi referente a um modelo de procuração, já que é um grupo de ajuda!
    e até agora não obtive uma resposta referente a minha pergunta, mas enfim, obrigado.
  • @kleytonfidalgo, pode usar esse modelo:
    PROCURAÇÃO


    _______________________________ estado civil (casado/solteiro/divorciado/viúvo)
    ______________________, natural de _____________________,
    com residência habitual em ______________________, de
    nacionalidade ____________________, portador do passaporte (ou outro documento de
    identificação equivalente) nº _____emitido em ( data de emissão )____/___/_____, por
    (entidade emissora) _____________, constitui seu procurador o Senhor
    ____________________ (nome completo do procurador), portador do bilhete de
    identidade (ou outro documento de identificação equivalente ) nº _____________
    emitido em (data de emissão) _______________, por (entidade emissora)
    ________________, com residência habitual em ___________________________, a
    quem confere poderes especiais para o registrar junto das autoridades portuguesas, o casamento de _______________ e de _____________ em qualquer Conservatória, praticando e assinando tudo o que seja necessário ao indicado fim podendo, se necessário, substabelecer os poderes que lhe forem confiados, assim como cumprir exigências, levantar documentos, consultar processos e tudo o que se tornar necessário aos fim indicado.
    Em (local) ______________ aos (dia) ____, de (mês) __________ de (ano)________.

    (Assinatura)
    ____________________________________________"

    Reconhecer a firma presencialmente no Cartório
  • Claro @Kleytonfidalgo...

    Entendi que você está a procura de um modelo de procuração...

    Mas o que eu quis dizer é que se você está em contato com a Conservatória onde pretende dar entrada pessoalmente no referido processo...Seria uma opção mais segura solicitar um modelo de procuração diretamente com eles...Sob o risco de acabar usando um modelo que acabe não servindo...Digo isso sobretudo pelo fato de eu nunca ter ouvido falar de algum caso de transcrição feita na CRC de Santarém...
    É muito comum existirem diretrizes diferentes entre uma Conservatória e outra...Procedimentos que uma aceita...Outras não deixam passar...

    Na minha opinião...Esse modelo que a @Liane te passou parece perfeito...

    Boa Sorte...

  • muito obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.