Atribuição SEM transcrição de casamento de pais PORTUGUESES

Pessoal,

Eu estou quase 1 ano pesquisando a certidão da minha bisavó para poder fazer a transcrição de casamento dela com meu bisavô ( ambos portugueses) e assim dar início ao meu processo de atribuição. Eu já possuo a certidão do meu Bisavô.

Eu pedi uma pesquisa profissional pelo site Geneall e um dos profissionais está tendo bastante dificuldade em encontrar da minha bisavó, ontem ele me informou que pela lei eu tendo somente a certidão do meu Bisavô eu consigo fazer o processo SEM a transcrição de casamento deles. Alguém está sabendo dessa possibilidade? Já souberam de algum caso que deu certo? Sei que a lei mudou agora em Junho, ainda não li todas as mudanças!

Alguém pode me ajudar?

Comentários

  • Pessoal esqueci de mencionar que ele me passou um contato de uma adv que me informou também que teve alteração na Lei em Junho agora de 2018 e por isso não é necessário mais essa transcrição !!
  • @Mayra não temos informações se pode ser feita a atribuição de nacionalidade sem a transcrição de casamento quando ambos são portugueses. Pode-se tentar pelo ACP do Porto , mas não é certeza q o processo seja aceito.
  • editado October 2018
    Boa noite...

    Normalmente vemos postagens quando existe uma negativa...Ou seja...Se alguém...(Filho de Pai e Mãe Portugueses)...Envia documentos para um processo de Atribuição sem ter antes procedido à Transcrição de casamento dos Pais em Portugal...Eles...(Conservatória)...Entram em contato exigindo que seja providenciada a Transcrição de casamento dos Portugueses...(Os Pais)...

    Isso a gente tem visto acontecer aqui pelo Fórum...

    Fica a questão...:
    Tem alguém por aqui que tenha conhecimento de algum processo de Atribuição que tenha sido deferido sem a exigência transcrição do casamento dos Pais Portugueses...

    Temos tido oportunidade de ler relatos aqui no Fórum de que as exigências não são totalmente "Padronizadas" ...Ou seja...O que uma Conservatória/Conservador aceita...Um colega que atua em função equivalente...(As vezes na mesma Conservatória)...Já não aceita...Oque leva o processo ao status de "Cair em Exigência"...

    Aproveito para deixar mais uma questão...Quando por algum motivo se verifica a impossibilidade de obter um registro Brasileiro...Existe a possibilidade se se dar andamento no processo com a "Supressão de Certidão"...

    Pergunto...:

    Existe algo parecido...(Uma Alternativa)...Na legislação Portuguesa que possibilite solicitar uma transcrição de casamento em Portugal tendo somente a certidão DELE...?

    Alguém pode ajudar nessa questão...?

    : )
  • @Nilton, pode se tentar..depende muito do conservador que estiver analisando o processo
  • Pois é @Vlad...
    Estamos propensos a fazer a tentativa ...Afinal estamos desde Janeiro á procura desse Assento de Nascimento Português...Sem sucesso...
    Só imaginei que lançando a questão aqui teríamos algumas manifestações de pessoas que tivessem enfrentado problema semelhante...
    Afinal...Esse é o espírito do Fórum...Certo...?
    Compartilhar informação entre os membros com o intuito de que aqueles que tem mais conhecimento possam ajudar aqueles que estão enfrentando determinada situação pela primeira vez...
  • @Nilton Hessel

    Veja,por favor,seu inbox
  • Obrigado @Maria Nélida ...
  • @Nilton Hessel e @Mayra Sales Já tentaram pedir buscas em datas diferentes das declaradas no Brasil. No caso dos meus dois bisavós eles declararam a data errada de nascimento ao chegarem no Brasil. Da minha bisavó o nome dela estava correto declarado no brasil, porém tinha uma diferença de 5 dias da data real de nascimento e o nome da mãe dela era Aurelia, porém o Brasil foi declarada como sua mãe Amelia , e também no Brasil declarou ter pai, quando na realidade em portugal não tinha pai declarado. Já meu bisavó todos os dados estavam corretos, com exceção da data de anscimento que no brasil foi declarado 16/09/1906, já em portugal o correto era 16/10/1905.

    Digo para tentar pedir a pesquisa mais profunda ao Arquivo, porque muitos portugueses que vinham eram analfabetos, inclusive meus dois bisavós, graças a Deus o Arquivo de guarda que detem estes registros antigos, fez uma pesquisa profunda sem eu pedir dentro do periodo de 1 ano e achou os dois. O Unico problema foi que tive que entrar com ação judicial de retificação destes erros, que demorou em torno de 4 meses aqui em SP.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.