Primeiro nome totalmente diferente dos documentos brasileiros

Estava a buscar o registro de nascimento de minha avó Herminia Pereira de Jesus e encontrei o registro só que o nome de batismo dela estava como Maria Alice e as datas de nascimento divergentes também.

Como haviam muitas histórias sobre ela na época (a mae fugiu de Portugal com os filhos para esconder de alguem) e não sabíamos exatamente qual a data de nascimento e aonde ela realmente havia nascido, somente hipoteses que seria em Anadia Moita, como foi o deu seu irmão. Ela era filha de mãe solteira e pai desconhecido, assim como consta no registro do irmão dela. Todos os nomes mãe e avô e local de nascimento batem. Pergunto. Como proceder agora? Tondela estava aguardando nós encontrarmos essa certidão para fazer a atribuição de casamento, mas achamos esse assento que tenho quase certeza ser o dela (por todas as historias e relatos investigados). Como proceder? Passei para Tondela, mas não recebi ainda retorno. Podem me ajudar?

A saída de Aveiro para o Brasil foi em 1915, já constava o nome novo Hermínia, saindo com 3 anos de idade (assim a mãe mencionou).

Comentários

  • Elisandra,

    talvez vc já tenha o pedido de passaporte nº 195, de sua bisavó Natividade com os filhos Hermínia e Marciano, em 26/10/1915 (tif 69):
    https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314191

    Nesse pedido de passaporte, sua bisavó precisou apresentar as certidões de nascimento dos filhos Hermínia e Marciano. Portanto, o nome de sua avó no assento de nascimento é Hermínia.

    Outra certeza também é que o nascimento aconteceu entre 10/1911 e 10/1912.
  • @Guilherme Moreira

    Pois já fiz busca desse assento nessas datas e não consta nada. Inclusive a Conservatória que detem o processo, também já solicitou buscas e não obteve sucesso. Já pagamos para realizar as buscas e inclusive com esse documento de registro de passaporte e nada foi encontrado. Por isso, achamos que como ela mesma dizia em brincadeiras, que tinha mais idade do que aparentava ter, acreditamos que pode ser este o registro e a minha bisavó parece que teve problemas com algum homem casado (pais de Herminia e Marciano) da época e teve que fugir de lá. A descrição dos assentos de Maria Alice e Marciano coincidem vários fatos que nos levam a achar isso.

    Te mandei um email com os assentos.

    Obrigada pela ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.