duas certidões de nascimento: brasileira e portuguesa

Estou iniciando a tentativa da naturalização por atribuição.
O meu pai era português, nascido na região de Tondela.
Contudo, veio morar no Brasil com 2 anos de idade e ao chegar ao invés do cartório proceder a averbação da certidão de nascimento portuguesa no Brasil, fizeram um novo registro brasileiro, com data de nascimento como se fosse a data da chegada e local de nascimento o local da chegada e não Portugal.

Saliento que na minha certidão de nascimento o meu pai português foi o declarante, bem como tenho toda a documentação dele, avôs, bisavôs e até tataravôs.

E ai começam as duvidas sobre a retificação de documentos do meu pai.

Pelo o que já li no fórum, tenho que atualizar o estado civil do meu pai em Portugal para solicitar a naturalização por atribuição.

Na certidão de casamento e de óbito do meu pai, constam os dados da certidão brasileira, ou seja data e local diferente da certidão de nascimento portuguesa.

É necessário apresentar a certidão de óbito brasileira, ou há alguma forma de apenas informar a morte a Portugal ?

Diante da situação, preciso da certidão de casamento e óbito do cidadão português, que somente será possível através da retificação da situação, ou seja que a certidão de nascimento brasileira seja desconsiderada e averbada a portuguesa e posteriormente retificar a certidão de óbito e de casamento.
É este o caminho ?

Outra duvida, é que vi que estes tramites de retificação podem ser feitos diretamente nos cartórios, já que eu tenho toda a documentação que comprova a situação. Gostaria de saber se vale a pena tentar nos cartórios brasileiros a retificação ou já tento diretamente na justiça?


Desde já agradeço a disponibilidade.
Pauline



Comentários

  • @pauline..antes de tudo vc tem que localizar a certidão de nascimento portuguesa do seu pai.Esse é o documento mais importante para dar inicio ao processo.
  • @vlad Pen, desde já muito grata pela atenção. Eu tenho a certidão de nascimento portuguesa do meu pai. Tenho também documentação dos meus avós portugueses, bisavós e tataravós. rsrsrs o meu problema esta na documentação brasileira, que preciso para atualizar o estado civil do meu pai em Portugal. A certidão de óbito dele foi feita com a certidão de nascimento brasileira, ou seja com data de nascimento e local no Brasil. E por isso gostaria de ter certeza da necessidade de apresentar a certidão de óbito e se há problema apresentar com a data de nascimento e local diferentes. Vale ressaltar que na certidão de óbito o nome do meu pai, bem como dos meus avós estão corretos.
  • @pauline se vc já tem a certidão portuguesa , não precisa informar o óbito. ..as conservatória não exigem.Se seu pai foi o seu declarante de nascimento, só enviar o processo para ACP do Porto.
  • @vlad pen muito obrigada mesmo, era exatamente esta a minha duvida. Meu pai é declarante de meu nascimento e eu tenho a certidão de nascimento dele portuguesa. Só estava em duvida sobre esta necessidade de atualizar o estado civil.
    Vou aproveitar e abusar da sua paciência. O meu pai nasceu na região de Tondela, e tem conservatório lá. Envio para Tondela né?
    Mais uma vez muito obrigada.
  • @pauline melo

    Não precisa ser na região onde seu pai nasceu
    Envie para o ACP que está sendo a melhor opção
  • Muito obrigada @Maria Nélida
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.