Dúvidas sobre documentação e o processo diretamente com Portugal

Olá pessoal, tudo bem?

Tenho algumas dúvidas gerais e de segurança a respeito do processo de cidadania diretamente com Portugal (visto que o consulado não está mais aceitando novos pedidos este ano). Será que vocês conseguem me ajudar? :)

O processo todo será feito por aquisição (sou neta de portugueses). Para isso, minha mãe precisa tirar primeiro o dela, para depois eu tirar o meu.

Porém, pelo site do consulado, informa que precisa ter uma atualização do estado da minha vó, que é viúva, pois não fizemos a transcrição de óbito do meu avô, e também pede para tirar o cartão do cidadão dela.

1) Andei pesquisando e, fazendo o processo diretamente com Portugal, sem o intermédio do Consulado, não é necessário esses documentos para fins de nacionalidade, certo?

2) No caso da transcrição do casamento, acredito que não será necessário, pois meus avós casaram em Portugal e vieram para o Brasil. Desta forma, eu não precisaria atualizar status algum da minha avó, e poderia tirar diretamente a cidadania da minha mãe?

3) Porém, se eu tirar a cidadania portuguesa sem declarar o óbito do meu avô, posso ter algum problema futuramente?

4) Conversei com algumas agências que realizam esse processo e me questionaram se quem declarou o nascimento da minha mãe foi meu avô ou minha avó... isso interfere no processo?

5) Qual tem sido o tempo médio do processo?

6) É possível dar entrada em dois processos de cidadania ao mesmo tempo (da minha mãe e o meu)?

Se tiver algum tópico específico que responda alguma das perguntas, podem indicar também!

Agradeço desde já,
Gabi

Comentários

  • @gabsmleite

    1-É preciso transcrever o casamento dos avós portugueses antes de iniciar o processo da sua mãe
    2-idem item 1
    3- não
    4-como os dois são portugueses não ha nenhuma interferência
    5- 3 a 5 meses
    6- um processo de cada vez
  • gabsmleitegabsmleite Member
    editado January 2019
    @Vlad Pen

    Muito obrigado pelas respostas, ajudou muito!
    Abçs
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.