Atribuição de filha de português já falecido

Sou filha de português já falecido. E estou pertida nas orientações.
Os documentos que devo juntar para enviar para a conservatória de Portugal é :
Certidão de nascimento de meu pai português nato ou numero da certidão que vai constar no 1C,
Minha certidão de nascimento de inteiro teor reprografica,
O formulário 1-C com minha assinatura reconhecida autenticidade autenticidade no cartório.
É isto mesmo?

Comentários

  • @Larissa

    Essa é a lista completa do que você vai precisar para o seu processo:

    - Cópia simples do assento de nascimento português do seu pai (ou o número de registro anotado no formulário 1C)
    - Sua certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada
    - Cópia autenticada e apostilada do seu RG , com validade inferior a 10 anos (você pode também enviar a CNH ou ainda o passaporte, desde que este último mencione a filiação)
    - Formulário 1C preenchido e assinado (reconhecida por autenticidade)

    Se você for casada verifique se consta averbado o seu casamento na sua certidão de nascimento. Caso contrário, peçam para que a averbem. Depois de encerrar o processo de atribuição aí você passa para a transcrição. Ponta Delgada é a melhor opção para isso. Eles levam uns 30 dias para concluir com tudo.

    3 - A melhor opção seria por ACP, desde que o seu pai tenha sido o declarante na sua certidão e isso se tenha dado com até 1 ano de idade. O endereço de envio é:

    Arquivo Central do Porto (para o Vale Postal o nome do destinatário muda, que é IRN, IP)
    Rua Visconde de Setúbal, 328
    4200-498
    Porto

    O pagamento foi ser efetuado através de vale postal ou por cartão de crédito. O valor da taxa é de 175 euros. Se optar por pagar por Vale Postal você deverá fazê-lo em seu nome. Se lhe perguntarem a razão de fazê-lo mencione que é para "manutenção de residentes". Nunca mencione que ele será para pessoa jurídica. Leve anotado o valor que você necessita, para fins de conferência. Nós temos uma calculadora que te ajuda com isso. Eis o link: http://www.ceb.unicamp.br/~allan/calcula_vp/. Não há problema em anotar o número do vale após o reconhecimento por autenticidade. Anexe junto à documentação que você irá enviar para lá uma cópia do comprovante dele. O original fica com você. Agora, caso você escolha pagar por cartão o link para a plataforma de pagamento do IRN é: http://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C. Após preenchido e feito o pagamento você receberá o formulário 1C no seu email. Você deverá fazer o mesmo procedimento: imprimir na frente e verso da folha e em cores e reconhecer a sua assinatura por autenticidade.
  • Boa tarde.
    Posso enviar os documentos meus e de minha filha em envelope separados mas tudo dentro de um envelope maior?
  • @Larissa..um processo de cada vez.Depois da sua atribuição, terá que transcrever seu casamemto antes de inciar o processo da filha.
  • Bom dia @Vlad Pen .
    Solicitei a:
    -certidão de nascimento em inteiro teor POR cópia reprográfica.

    No meu entender é somente a cópia, mas gostaria de confirmar com você antes de pedir.

    O cartório me mandou a seguinte mensagem.
    Você precisa somente da cópia reprográfica ou precisa também da certidão de inteiro teor. pois são coisas diferente.
  • @Larissa a cópia reprográfica já é de inteiro teor.Não precisa ser as duas a não ser que a reprográfica esteja de difícil leitura.
  • @Vlad pen, Tenho um sobrinho que gostaria de arrumar sua documentação também, mas meu irmão XJ já é falecido.

    X (nosso pai, português nato)
    XJ (pai, já falecido do meu sobrinho -XJC)
    XJC ( quer arrumar documentação)

    No meu caso você me orientou de uma forma mais simples que o consulado. No caso do meu sobrinho, você tem alguma orientação a nos passar? Ele não tem nenhum vínculo com portugal e pelo consulado pedem que seja comprovado o vínculo.
    Desde já agradeço.
  • @Larissa..vc podia ser mais clara..não entendi..seu sobrinho é neto de português?
  • @Vlad Pen.

    Sim, ele é neto de português. No caso dele, o pai e o avô, já falecidos.
  • @Larissa ele vai precisar comprovar laços de efetiva ligação com a comunidade portuguesa.
  • Boa noite @Vlad Pen, tudo bem com você ?

    Esta parte das documentações: - Cópia simples do assento de nascimento português do seu pai (ou o número de registro anotado no formulário 1C)
    - Sua certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada
    - Cópia autenticada e apostilada do seu RG , com validade inferior a 10 anos (você pode também enviar a CNH ou ainda o passaporte, desde que este último mencione a filiação)
    - Formulário 1C preenchido e assinado (reconhecida por autenticidade)

    Já esta pronta para eu enviar amanhã, mas gostaria que você confirmasse o endereço que eu devo enviar para meu pedido de atribuição.
    Devo colocar desta forma?

    IRN, IP
    Rua Visconde de Setúbal, 328
    4200-498
    Porto - Portugal
  • @Larissa

    ENDEREÇOS
    Para o vale postal:
    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    Para o envio dos documentos:
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    Portugal
  • @Daniel Henriques, obrigada.
    Isto que estava me confundindo por ser dois endereços.
    Então um é para depositar o vale e o outro para os documentos.

    Obrigada a todos que estão me ajudando.
  • @Larissa Fernanda é o mesmo endereço. Sempre o vale vai em nome do IRN, IP e os documentos endereçados a conservatória. Nesse caso o endereço é do ACP.
  • @Vlad Pen, será que demora uns 15 dias para ficar pronto a nacionalidade de minha mãe ?
    Pois estou querendo pedir a certidão de nascimento de meu pai que demora uns 15 dias para ficar pronta e assim que chegar a certidão de minha mãe de Portugal, eu ja ter em mãos a certidão de meu pai e a de casamento deles, para fazer a transcrição de casamento deles.
  • @Larissa o prazo para conclusão do processo é de 3 a 4 meses.
  • boa tarde.
    Só para constar, caso alguém tenha curiosidade em saber, enviei meus documentos para pedido de atribuição dia, 13/12/2018 e chegou no Porto dia 03/01/2019.
    Desde já agradeço as pessoas que me orientaram ate o momento.

    Obrigada
  • Acredito que devo aguardar o contado deles agora.
  • @Larissa Fernanda, eles só vão te mandar informações do processo caso caia em exigência ou na conclusão. Como as vezes os correios demoram muito para entregar a correspondência é melhor ligar periodicamente para saber sobre o processo.
    Aguarde uns 20 dias da entrega dos documentos e ligue para ver se já está numerado
    Linha de Registros 00 (351) xx 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo
    Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1.
    Atendimento de segunda a sexta das 9h as 17h, horário de Lisboa.
    Recomendo utilizar Skype pois o tempo de espera normalmente é longo.
  • Obrigada @Daniel Henrique
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.