Faculdade em Portugal

Amigos e amigas do fórum, boa tarde. Alguém, por favor, pode me confirmar que se a partir do momento que obtenho minha atribuição portuguesa, posso ingressar em qualquer faculdade de lá como um nativo? Os documentos como histórico escolar devem ser "convertidos" para o padrão português? Quanto tempo demora para isso? Eu procurei muito na internet, mas basicamente aparece sobre brasileiros sem nacionalidade e que não irão cursar medicina, que é o que pretendo. Muito obrigado desde já por qualquer ajuda!

Comentários

  • @Breno Domingues Maia, sim, pode ingressar na faculdade como português, mas terá de se submeter ao Exame Nacional se tiver menos de 23 anos, e se tiver mais, ao Concurso para maiores de 23 anos.
    Também terá de fazer a equivalência do 12º em uma escola secundária, levando histórico e documentos apostilados.
    Não sei quais documentos e quanto tempo demora, mas para semana, vou falar com uma pessoa que fez a equivalência de 9º ano dos filhos, e passo para responder. Não vai ser muito diferente.
  • @Breno Domingues Maia, verifiquei o que será preciso para fazer equivalência de ensino médio.
    Precisará de um histórico escolar / comprovativo de finalização do ensino médio, apostilado.
    Depois deve contatar a escola secundária na qual pretende validar por cá e ver com a direção da escola. Não é muito demorado.
  • Caramba, @caiodib, muito obrigado mesmo!!! Informações valiosíssimas pra mim :)
    Agora se me permite perguntar, essa escola secundária para a validação serve qualquer uma?
    Novamente, muita gratidão pelo seu tempo disponibilizado em me responder!! Abraços, amigo.
  • @Breno Domingues Maia, pode ser qualquer uma. Escolha uma próxima de onde for morar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.