Divergência no Nome do Português e Dúvida Sobre Declarante

MatheusCFMatheusCF Member
editado October 2018 em Processos de Atribuição
Pessoal, boa noite.

Meus avós eram portugueses, e pretendo fazer o processo de atribuição, passando a nacionalidade primeiramente pra minha mãe e depois para mim e para minha irmã. Li muitos tópicos no fórum, o que me ajudou bastante, mas ainda tenho duas dúvidas antes de fechar a documentação da minha mãe e enviá-la.

1- Divergência no Nome da Minha Avó

Como temos a certidão da minha avó na família, resolvi fazer a atribuição através dela. Porém, há uma divergência na grafia do sobrenome dela.

Na certidão de nascimento consta como Bugalhão (com U), mas na certidão de nascimento da minha mãe, na carteira de identidade dela, e até na certidão de casamento (realizado em Portugal) da minha avó (que também tenho) consta como Bogalhão (com O).

Inclusive, a confusão em relação à grafia do sobrenome dela é tanta que tenho a cópia do cartão cidadão dela, e nele ela assina como Bogalhão apesar de o nome dela estar Bugalhão.

Como devo proceder em relação a isso?

2- Declarante na Certidão

O meu avô é o declarante na certidão da minha mãe (que foi registrada com alguns dias de vida). E o meu pai é o declarante tanto na minha certidão quanto na da minha irmã (que também fomos registrados com alguns dias de vida). Isso pode fazer com que tenha algum trabalho extra de enviar algum documento além dos 4 “principais” (certidão do português, certidão de quem vai obter a cidadania, formulário, e identidade)?

Desde já, agradeço a ajuda.

Comentários

  • @Matheus se ambos os avós eram portugueses terá q fazer a transcrição de casamento deles em Portugal se forem casados no Brasil antes de entrar com o processo de sua mãe. Creio q a divergência no nome não vai ser problema.
  • Oi, Vlad. Obrigado pela resposta!

    Eles se casaram em Portugal mesmo, tenho até a certidão do casamento.

    E quando minha mãe adquirir a cidadania dela e eu for obter a minha, vai precisar de algo extra, tendo em vista que meu pai é o declarante na minha certidão?
  • @MatheusCF quando sua mãe obtiver a nacionalidade ela terá que fazer a transcrição de casamento em qualquer que seja a conservatória que vc der entrada no processo.
  • Ok. Obrigado mais uma vez.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.