Onde procurar registro de batismo quando não se tem a data exata do ocorrido nem do local?

Olá pessoal!

Não consigo encontrar os registros de batismo do meu avô português. Localizei apenas o de casamento e o de óbito, estes ocorridos no Brasil.

Na certidão de casamento foi declarado como sendo natural de Madeira-Portugal. Já certidão de óbito foi anotado que era natural de Lugabo-Portugal (?? não consegui identificar este local)

Já pesquisei pela internet, porém sem sucesso: FamilySearch, MyHeritage, Geneanet, Geneall, Arquivo Regional da Madeira, Arquivo Nacional Torre do Tombo, Nós Portugueses, etc.

Nome: MANOEL DIONIZIO DE SOUZA (ou Manuel Dionisio de Sousa)
Data Nascimento: 02 de julho de 1987 ou 1989 (informação constante na lápide onde está sepultado, mas o ano está danificado)
Pai: DIONÍSIO DE SOUSA (nascido em 05/04/1868 na Ilha da Madeira, paróquia de Santa Cruz – filho de Hilário de Sousa e de Maria do Nascimento)
Mãe: MARIA QUITÉRIA

Eu deduzo que ele tenha nascido sido na Ilha da Madeira, já que meu bisavô e trisavô são de lá, conforme registros obtidos na página do Arquivo Regional da Madeira.

Infelizmente, após um incêndio ocorrido na casa onde residia, pouco tempo antes de seu falecimento, todos seus documentos ficaram inutilizados.

Se alguém puder me dar uma luz, agradeço muito.

Comentários

  • @eunidias, confirme a data de nascimento do seu avô.
  • Então ... dia e mês = 02/07. O que eu não tenho certeza é o ano, pois na certidão do casamento ocorrido em em setembro de 1910 consta que ele tinha 21 anos (seria então 1889). Mas nas informações obtidas nos arquivos do Museu do Imigrante de São Paulo consta que chegou no Brasil em abril/1895 e tinha 8 anos (pelos cálculos daria 1887).
  • @Kleber Silva Aguiar

    Pois então Kleber, eu já havia localizado este registro de requerimento de passaporte do meu bisavô Dionisio. Inclusive, localizei também os registros de batismo dele (em 05/04/1868) e de seus irmãos, todos na Paróquia de Santa Cruz.

    Mas o que eu preciso é localizar o assento de batismo de meu avô MANOEL DIONIZIO DE SOUZA (ou Manuel Dionisio de Sousa), já que meu pai também é falecido, e dependo disso para pleitear a minha nacionalidade portuguesa.

    Estou ficando desanimada ....



    ,


  • @Kleber

    Exato, estas informações foram as primeiras que obtive nesta minha empreitada iniciada há 4 meses. Só que também não me dá nenhum indício do local de nascimento do filhos, notadamente do Manoel (de 8 anos).
  • @Kleber

    Obrigada, por ora, pela atenção, pela solicitude e sobretudo pela dica. Vou solicitar as mencionadas produções e qualquer novidade eu atualizo o post.
  • Olá pessoal!

    Retomo o assunto sem nenhum progresso nas pesquisas. Solicitei e recebi as reproduções sugeridas pelo Kleber, a saber: Processo de Inventário Obrigatório e Processo do Requerimento do Passaporte, ambos do meu bisavô . Ao todo são 60 páginas, algumas dificílimas de decifrar a escrita, porém não há nenhuma menção ao local exato de nascimento do meu avô MANOEL DIONIZIO DE SOUZA.

    Mais alguma sugestão?

  • @eunidias

    Não é mencionado sobre o casamento ou a filiação da Maria do Nascimento (bisa)?
  • @eunidias

    Digo, Maria Quitéria (bisa)
  • @Kleber

    Nada sobre o casamento em si (data/local). Nas várias menções ao nome do meu bisavô Dionísio ela consta apenas como Maria Quitéria, sua mulher. Na procuração constituindo advogado nos autos do inventário, não há qualificação completa dos outorgantes, apenas os nomes completos, idade e estado civil dos mesmos.

    O inventário foi instaurado em 1912 (10 anos após a morte de Dionisio) e tratou da partilha das benfeitorias realizadas pelo casal quando moradores no Sítio da Quinta de Acyiaiolli, na freguesia de Santa Maria Maior. Mas em nenhuma peça consta o período que lá moraram.

    No processo de requerimento de passaporte consta o nome completo do Dionísio e de seu irmão. Dos filhos é mencionado apenas o primeiro nome e idade. Quanto à mulher consta apenas MARIA QUITÉRIA de 30 anos. Calculando-se que isso foi em 1895, ela teria nascido em 1865.

    Não sei se é relevante, mas em conversa recente com parentes, tive a informação que Maria Quitéria teria o sobrenome de Gouveia quando solteira. Fiz pesquisas com base neste dado e data de 1865, mas também foram infrutíferas.

    Será que vou conseguir?
  • Imagino que você já tenha tentado isso também, mas não custa perguntar: você já tentou localizar o registro dos irmãos do seu avô?

    E os descendentes deles, você tem contato? Sempre pode ter alguém que tenha documentos guardados, ou lembre melhor de histórias que outros...
  • @jhmelman

    Correto, também já pesquisei acerca dos registros dos meus tio-avós, sem sucesso.

    Mas muito legal a dica!! ... vou tentar restabelecer contatos com parentes que perdi contato há muito tempo, em busca de outras histórias. Se houver novidades eu informo no post.

    Obrigada (por ora)
  • @Kleber Silva Aguiar ,Olá estou precisando acha registro batismo do meu avo materno para requerer cidadania nome Manoel Ferreira Nobre português, tenho informação que sendo ele ,português ,solteiro ,lavrador, natural de Vianna do Castello ,Portugal ,nascido no dia 16 de agosto de 1905.

  • @razousa

    Qual a filiação do Manuel?

  • @Kleber Silva Aguiar , meu bisavó nome dele Francisco ferreira nobre e minha bisavo Joanna pereira ,  Manoel Ferreira Nobre português, tenho informação que sendo ele ,português ,solteiro ,lavrador, natural de Vianna do Castello ,Portugal ,nascido no dia 16 de agosto de 1905.

  • @razousa

    No CEPESE tem 2 registros de passaportes para Manuel

    127814Manuel Ferreira NobreSem IndicaçãoViana do CasteloSem IndicaçãoSem IndicaçãoLavadeira30Manaus

    183366Manuel Ferreira NobreSem IndicaçãoSem IndicaçãoSem IndicaçãoSem IndicaçãoLavadeira Sem Indicação

    Ele foi para Manaus? Se foi, então deve ser a mesma pessoa. Esse "lavadeira" deve ser erro de transcrição de "lavrador"

    Você pode arriscar e pagar para o CEPESE abrir o número e data de emissão desses passaportes. Com sorte, com isso talvez se ache o processo do passaporte onde consta a freguesia.

  • @CarlosASP muito obrigado no primeiro nome a idade não bate pq ele casou aqui no brasil vinte um anos , mas segunda opção pode ser ele , tenho que pesquisar mais ,pq não achei passaporte do meu bisavó.

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2021

    @razousa

    Não acredito que você tenha que pedir o passaporte do cepese. Pelo menos, ainda não.

    Nos passaportes que o @CarlosASP encontrou ficou definido o Distrito e o Concelho como Viana do Castelo, faltando a freguesia.

    Logo, é uma das três opções:

    1) A freguesia também é Viana do Castelo. E há duas com esse nome:

    a) Viana do Castelo (Monserrate)

    https://tombo.pt/f/vct19

    b) Viana do Castelo (Santa Maria Maior)

    https://tombo.pt/f/vct31

    2) A freguesia é SUBPORTELA, pois tem um passaporte de uma pessoa com o mesmo sobrenome de lá, possivelmente um parente.

    IDNomeNaturalidadeConcelhoPaiMãeProfissãoIdadeDestinoEstado Cívil

    130874 Sebastião Ferreira Nobre Subportela Viana do CasteloManuel Ferreira NobreMaria Rosa Correia PedraPintor29Rio de JaneiroCasado

    3) Ou talvez seja a Freguesia e Concelho de LAMEGO, Distrito de VISEU, pois tem um pai homônimo a pessoa que você procura.

    Talvez o próprio, um filho ou um parente. Um deles também foi para Manaus.

    203001 António De Almeida Nobre Lamego Porto Manuel Ferreira Nobre Maria José Guedes Proprietário 43 Rio de Janeiro Casado

    227773 António De Almeida Nobre Lamego Lamego Manuel Ferreira Nobre Sem Indicação Trabalhador 32 Manaus Casado

    Boa sorte nas buscas!

  • @razousa

    Outros possíveis registros:

    1) Nascimento de um "Manuel Ferreira Nobre". Freguesia de Subportela. O ano é 1912.

    https://digitarq.advct.arquivos.pt/details?id=1274868

    2) Nascimento de um "António Ferreira Nobre". Freguesia de Subportela. O ano é 1912.

    https://digitarq.advct.arquivos.pt/details?id=1275739

    3) Inventário de um "Manuel Ferreira Nobre". A freguesia também é Subportela.

    https://digitarq.advct.arquivos.pt/details?id=1083961

  • olá ,pessoal meu avo veio criança pois tenho certidão de casamento dele de inteiro teor aqui no brasil, na ocasião do casamento ele tinha 21 anos , não sei como era as leis aquela época para crianças viajar ,mas ele veio com meus bisa-vos.@guimoss ,@Kleber Silva Aguiar ,@CarlosASP

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2021

    @razousa

    Entendi, mas podem ser parentes, pois tem a mesma combinação de nomes, o que não é tão comum.

    Isso indica o local das buscas. Você já tem 5 lugares.

    Então, eu sugiro que você folheie os livros das duas freguesias homônimas de viana do castelo, a freguesia de Lamego e a de Subportela.

    1) Subportela:

    https://tombo.pt/f/vct33

    2.1) Lamego (Almacave):

    https://tombo.pt/f/lmg10

    2.2) Lamego (Sé):

    https://tombo.pt/f/lmg11

    Se nao tiver paciência e/ou tempo de folhear os livros dessas 5 freguesias, eu sugiro que vc abra um pedido de buscas nos ADs de Viana do Castelo e Viseu.

    Há informações de que a busca só é cobrada, se acharem o assento desejado.

    Boa sorte!

  • @razousa

    Deixo aqui o seguinte relato sobre a cobrança pela buscas de assentos no Arquivo Distrital:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/269967/#Comment_269967

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.