Transcrição de casamento e óbito

2»

Comentários

  • Boa tarde,

    Temos toda a documentação necessária para solicitar a transcrição do casamento (que enviaremos para Ponta Delgada), como também para requerer a atribuição de nacionalidade para minha sogra, que é a filha do cidadão português (já falecido). É necessário aguardar a finalização da transcrição de casamento para requerer a atribuição de nacionalidade ou os dois pedidos podem ser enviados ao mesmo tempo?
  • @Adelmos se o pai da sua sogra foi o declarante do nascimento dela, não precisa transcrever o casamento se fizer pelo ACP do Porto.
  • @Vlad Pen a avó da minha sogra é que foi a declarante do nascimento dela.
  • @Adelmo.. nesse caso aguarde a conclusão da transcrição de casamento.
  • Obrigado, @Vlad Pen! Será que uma autorização para casar assinada pelo pai dela (o cidadão português) seria suficiente para dispensar a transcrição do casamento?
  • @adelmo infelizmente não.
  • Boa tarde! Saiu o número de assento da minha avó dia 05/11/2018 pela ACP! Estamos muito felizes! Obrigada a todos aqui do Fórum!
    Agora vou solicitar a transcrição do casamento dela.
    Onde está sendo mais ágil?
    Vou mandar a certidão de casamento dela por cópia reprográfica e a inteiro teor digitada. Preciso apostilar cada uma dessas ou 1 apostilamento já é suficiente para as duas de casamento?
    Tenho uma transcrição paga em Ovar q eu ia fazer transcrição de casamento do pai dela português, mas como não precisaria( fiquei sabendo depois) e eu preenchi errado a solicitação, eu tenho um crédito lá em Ovar? Ou expirou e perdi esse vale postal?
    Obrigada
  • @nanda07 se não enviou a documentação para Ovar o vale nem deve ter sido sacado. O vale tem validade de 30 dias, após isso retorna para o remetente. Procure a agência do correio onde fez o vale e se informe se o vale foi sacado ou se foi devolvido. As taxas do vale não são reembolsáveis, você recebe de volta o valor enviado.
    Transcrição de casamento mande para Ponta Delgada ou, se sua região for atendida pelo consulado de São Paulo pode mandar para lá, o consulado tem sido rápido para transcrições.
  • @Vlad Pen, boa noite.
    Estou seguindo a orientação que vc fez a mim para o pedido de atribuição de minha mae. Estou aguardando o um documento chegar.

    Mas gostaria de saber se, eu Larissa( neta de português nato), posso pedir para fazer a averbação do casamento de meus pais e pedir direto a minha atribuição, sem pedir a atribuição de minha mãe ( filha de português nato), já que consta na certidão dela, que meu avô português nato a registrou?
  • @Larissa para vc pedir direto a atribuição como neta vc precisa comprovar laços de efetiva ligação com a comunidade.
  • Boa noite!

    Permitam-me fazer uma breve recapitulação.

    Amanhã enviaremos os documentos necessários e o vale postal para Ponta Delgada, para fazer a transcrição do casamento dos pais de minha sogra (ele, português; ela, brasileira; ambos falecidos).

    Feito Isso, devemos encaminhar a documentação (a conferir) para requerer a nacionalidade, por atribuição, para minha sogra. Esse requerimento não pode ser enviado para Ponta Delgada, pois eles não tratam deste assunto.

    Correto?
  • @Adelmofs Ponta Delgada só faz transcrição de casamento
  • Prezados,

    Tendo solicitado a transcrição do casamento em Ponta Delgada, as certidões de óbito do cidadão português (nascido em 1911) e sua esposa (brasileira, nascida em 1917) serão úteis em algum momento?

    Agradeço por sua já costumeira cooperação.
  • @adelmofs a principio não , a não ser para composição do nome do português se no seu assento de nascimento só constar o primeiro nome.
  • Obrigado @Vlad Pen. O fato de o português ter se casado posteriormente, após ter ficado viúvo da mãe da minha sogra, altera algo nos documentos que devem ser enviados? Como o governo português tomará ciência da morte de seu cidadão e da esposa dele?
  • @adelmofs para processo de atribuição via conservatória não é exigida a informação do óbito dos portugueses.
  • Boa noite para todos, primeiramente gostaria de agradecer a ajuda, sou neto Português e estou começando a levantar a documentação para o processo de cidadania, primeiramente fui informado que tenho que regularizar o estado civil da minha avó (que esta viva), já estou com o atestado de casamento, certidão de óbito do mau avô e também a certidão de nascimento do meu avô todos devidamente apostilhados, mas fiquei com uma duvida, esse procedimento e melhor fazer pelo consulado de SP ou e melhor diretamente em Portugal
    Posteriormente a esse processo vou tirar a cidadania da minha mãe para depois tirar a minha, teriam alguma sugestão ou dica para tirar a cidadania nesse caso.
    Agradeço novamente pelo tempo desperdiçado.
  • @dennisdrc, no consulado está levando uns 3 meses e por Ponta Delgada cerca de 1 mês. Para processos de nacionalidade faça pelo ACP que está levando uns 3 meses. Após o processo da sua mãe ser finalizado faça a transcrição do casamento dela e depois pode partir para sua atribuição, repetindo os mesmos passos.

    Para transcrição por Ponta Delgada veja as duas primeiras postagens em:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
  • dennisdrcdennisdrc Member
    editado March 2019
    @Daniel Henriques, verifiquei a documentação e fiquei com uma dúvida relacionada a esse requerimento, Certidão de inteiro teor do cônjuge estrangeiro apostilada (Não precisa ser reprográfica). Se não for em língua portuguesa precisará da tradução juramentada apostilada. - isso seria a certidão de nascimento do cônjuge - pois no consulado de SP essa certidão seria simples mas apostilada.
  • @dennisdrc, sim é a certidão de nascimento do cônjuge. As conservatórias não aceitam certidões modelo breve relato, apenas modelo inteiro teor.
  • Pessoal, td bem?
    Uma duvida: meu pai esta tirando a cidadania atras da conservatoria de registos gerais em lisboa, e posteriormente a isso quero tirar a minha.
    O declarante do meu nascimento aqui no Brasil é ele mesmo. Vcs sabem me dizer se, por lisboa, eu consigo entrar com meu pedido, sem ter q transcrever o casamento dele e da minha mae?
    Obrigada desde já =)
  • @PaulaG

    Lisboa,além de ser muito mais demorado a conclusão do processo,exige a transcrição do casamento mesmo o pai portugues sendo o declarante do nascimento do(a)filho(a)
    Faça o seu processo pelo ACP - Porto
  • Muuuuito obrigada @maria acho que farei isso rs

  • Boa noite.
    A transcrição de casamento por Ponta Delgado esta demorando em média quantos dias, alguém sabe me informar?
    Quando liguei a conservatória de Porto, quem me atendeu disse que era apenas necessária a certidão de casamento de meus pais e a de nascimento da cônjuge, com a averbação de casamento. Depois de um tempo chegou uma correspondência dizendo que falta informar a transcrição.
    Estou com este probleminha em Porto, pois não aceitaram a certidão de minha mãe registrada pelo meu avó português e preciso fazer a transcrição e depois comunicar ACP de Porto que onde consta feito a transcrição de casamento de meus avós.
    Não sei como irei fazer isso a tempo.

    obrigada
  • editado August 2019
    @Larissa...
    Ponta Delgada está finalizando transcrições com dois meses e meio....
    **É a mais rápida em Transcrições de Casamento...
    PS...Você não está em Portugal...Está...?
  • Boa tarde.

    Estarei solicitando a minha cidadania , após irei solicitar a da minha filha maior de idade !

    Minha Dúvida é a transcrição de casamento e se preciso transcrever a de óbito ! Terei que fazer as duas em paralelo , como poderia ser feito?

  • Boa tarde.

    Estarei solicitando a minha cidadania , após irei solicitar a da minha filha maior de idade !

    Sou viúva e Minha Dúvida é a transcrição de casamento e se preciso transcrever a de óbito ( meu marido) ! Terei que fazer as duas em paralelo , como poderia ser feito?

  • @camilarodrigues , já respondi à sua dúvida em outro post.

    Você tem que transcrever seu casamento e, se desejar, averbar o óbito de seu marido.

    A transcrição do casamento custa 120 euros; a averbação do óbito é gratuita.

    Pode fazer, pelos Correios, no Consulado do Rio.

  • @camilarodrigues Fiz a transcrição do casamento dos meus pais (minha mãe portuguesa) e do óbito do meu pai juntos.

    mandei toda a documentação para o consulado do rio de janeiro, dentro do envelope coloquei separadamente os dois pedidos : um do casamento e o outro do óbito, Em menos de um mês recebi, a documentação do consulado com tudo transcrito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.