Divergência no Sobrenome e Data de Nascimento dos documentos brasileiros do meu Avô Português.

Olá,

Estou reunindo documentos para iniciar os processos de solicitação da Cidadania Portuguesa (seria de Pai Português (falecido) para Filho Brasileiro e Neta Brasileira) e encontramos algumas divergências, sendo o sobrenome do meu Avô Português e sua data de nascimento.

De acordo com a certidão de nascimento, o nome do meu avô é Evaristo Francisco, nascido em 17/10/1908 no lugar de Catarredor, Lousã - Coimbra/Portugal.

No entanto, os documentos Brasileiros foram emitidos com o nome Evaristo Francisco dos Santos e com a data de nascimento 10/05/1909. O sobrenome Santos foi "criado".

Além disso, encontramos outros erros, de digitação eu suponho, como:

- Local de Nascimento: Cartador - Lozan mas o correto seria Catarredor - Louzã.

- Nome da Mãe do Português: Josefina em alguns documentos e Josephina em outros.

​Vi alguns posts aqui, onde falam sobre a possibilidade de retificar os documentos mas ainda tenho dúvidas.

Tendo em vista que o sobrenome "Dos Santos", foi emitido apenas nos documentos Brasileiros, seria possível retificar a certidão de casamento dos meus avós com a certidão de nascimento do meu avô Português? Alterando o nome de Evaristo Francisco dos Santos para Evaristo Francisco, refletindo assim, a certidão de nascimento Portuguesa.

O nome de Solteira da minha Avó Brasileira era Luzia Ribeiro e passou a ser Luzia Ribeiro dos Santos, após o casamento no Brasil com o meu avô Português.

Consequentemente, o meu Pai possuí o sobrenome que foi "criado" nos documentos Brasileiros do meu avô Português. E para complicar um pouco mais, meu pai se chama: Evaristo Francisco dos Santos. Mesmo nome do meu avô, de acordo com os documentos Brasileiros.

Caso seja possível, teríamos que retificar todos os documentos da família, excluindo o sobrenome SANTOS. Desde a certidão de casamento do meu avô; certidão de nascimento, RG e Certidão de Casamento do meu Pai e a minha certidão de nascimento. Correto?

​Eu gostaria de entender como funciona, pois, não solicitei o envio da certidão de nascimento do meu Avô Português para evitar custos desnecessários. Tenho apenas o número do assento e localização, enviados pelo Cartório.

O Cartório que emitiu a certidão de casamento do meu avô no Brasil, poderia fazer essa retificação? Assim como, os outros documentos da família em seus respectivos cartórios?

Por onde começo?
Vale a pena a contratação de um Consultor especializado em Cidadania Portuguesa, ou, consigo fazer sozinha?

Poderiam me ajudar, por favor?

Muito Obrigada,
Karine

Comentários

  • @Karine, provavelmente o "Santos" seja o sobrenome do seu Avô e Evaristo Francisco seja o primeiro nome. Procure ver na certidão de casamento ou óbito do seu avô se o pai ou mãe dele tinham o "Santos" no nome. Se tiver, basta vc enviar a certidão de casamento ou óbíto para comprovação do nome completo .Peça tb a certidão de nascimento do seu avô ..vai precisar dela.
  • @Vlad Obrigada pelo retorno.

    Não encontramos o sobrenome Santos nos documentos citados, veja abaixo:

    Certidão de Casamento (Brasil):

    Data do Casamento: 28/04/1934
    Cidade: São Vicente - SP

    Nome: Evaristo Francisco dos Santos
    Nascido em Cartador - Concelho de Lozan - Portugal
    Data de Nascimento: 10/05/1909
    Nome do Pai: Antonio Francisco
    Nome da Mãe: Josefina da Piedade

    Nome: Luzia Ribeiro dos Santos
    Nascida em Iguape - SP
    Data de Nascimento: 24/10/1909
    Pai: Joaquim Ribeiro
    Mãe: Emilia Ribeiro

    Certidão de Óbito (Brasil):

    Data do Óbito: 11/09/1987 - Cidade: Cubatão - SP
    Nome: Evaristo Francisco
    Nome do Pai: Antonio Francisco
    Nome da Mãe: Josephina da Piedade

    E na certidão de nascimento, os nomes dos pais do meu avô estão da mesma forma, sem "dos Santos".

  • @Karine nesse caso vc tem duas opções..ou faz a retificação ou envia o processo para OVAr que é mais flexível nesses casos apesar de ser mais demorada na conclusão dos processos.
  • @Vlad Pen
    Olá, recebi hoje alguns esclarecimentos do Consulado Português, gostaria de compartilhar e na sequência se possível, tirar mais algumas dúvidas.

    *** "Os dados corretos de seu avô são os que constam da certidão de nascimento portuguesa. Esses são os verdadeiros dados dele.

    Se nos documentos brasileiros constam outros dados, a rigor deveria corrigir todos para que a Conservatória possa conceder a nacionalidade para seu pai e para vocês.

    No entanto, seu avô nasceu antes de 1911. Neste caso há a possibilidade do cidadão fixar nomes durante sua vida, mesmo que não fossem de família.

    Assim sendo, se desejar, dê início aos pedidos que deseja fazer ainda sem retificar, para que o sector analise com mais cuidado. Pode ser que a Conservatória apenas peça algum esclarecimento sem que haja necessidade de retificar nada." ***

    DÚVIDAS:

    - Eu posso enviar os documentos do meu pai e os meus juntos, ou, devem ser solicitações separadas?

    - Eu tenho o número do assento da certidão de nascimento do meu avô Portugues , sendo assim, não será necessário pagar pela emissão do documento para que possamos enviar no mesmo "malote" dos demais documentos, certo?

    - O Primeiro passo seria averbar a certidão de casamento dos meus avós, correto? Depois, cópia autenticada e apostilhada de todos os documentos brasileiros?

    - O vale postal é pago uma só vez? Por exemplo, caso eu envie os documentos como estão e a conservatória de Ovar solicite a retificação dos documentos, eu terei que pagar pelo vale postal novamente?

    Muito obrigada pela ajuda,
    Karine

  • @Karine vc tem q enviar um processo de cada vez.O vale postal vc paga uma vez para cada processo.Mesmo q vc tenha o número do assento do seu avô, se ele não estiver informatizado , vc vai ter q enviar a cópia original certificada.O vale postal vc paga uma vez só.
  • Karine SantosKarine Santos Member
    editado September 2018
    Entendi, obrigada @Vlad Pen
    Seus comentários foram de grande ajuda.

    Seguirei agora com a autenticação dos documentos.
  • @Vlad Pen como devo proceder para retificar o nome da Mãe de meu sogro? Todos os documentos brasileiros estão Maria Ismênia e em Portugal Maria Ismeria. Vi na resposta de uma colega que a Conservatória orientou retificar o documento brasileiro. Estou perdido.
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado September 2018
    @DIOGENES

    Vai precisar retificar por se tratar de nomes diferentes (pessoas diferentes)

    Veja nesse tópico todas as informações pra retificação de documentos

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3403/como-retificar-certidoes-brasileiras-via-cartorio/p1
  • @Maria Nélida
    Mas são todos os documentos brasileiros que estão com Maria Ismênia e Somente a certidão de nascimento do meu sogro que está Maria Isméria. Conversei com ele e segundo relatos da família o nome correto dela é Maria Ismênia, mas não tenho acesso a um documento que mostre isso. Acho que vou desistir. agradeço desde já.
  • editado September 2018
    @DIÓGENES não tem q desistir .Para as conservatórias o q vale é o q ta na certidão portuguesa, mesmo q o nome correto dela seja Ismênia.Ja tentou ver se os cartórios não fazem retificação simples sem precisar ser por via judicial?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.