Morando no Japão, consigo fazer a solicitação de cidadania diretamente pela conservatória do Porto?

Li em uma publicação que sendo filha de português, mesmo que falecido( no caso meu pai faleceu a quase 2 meses) é possível solicitar a cidadania sem precisar transcrever o casamento dos meus pais. Será possível fazer diretamente pela conservatória do Porto? Meu pai nasceu em mesão frio, possuo certidão de nascimento de 2005, certidão de casamento deles, de óbito dele e cartão cidadão. Atualmente moro no Japão. Entrei em contato com a embaixada em Tokyo, mas a informação q passaram é essa: Exma. Senhora Sheila Mota,

É necessário fazer primeiramente a transcrição do casamento dos seus pais nas leis portuguesas, em seguida, fazer o registro do óbito. A certidão de nascimento do seu pai poderá ser obtida em Consulado de Portugal. Para isso precisa informar o número do asssento de nascimento, ano em que foi expedido e órgão que o expediu (nome da conservatória).
Caso não disponha desses dados, é preciso fornecer o nome completo dele, data de nascimento, local em que nasceu e nome dos pais completos.

Com os melhores cumprimentos,

Secção Consular

Embaixada de Portugal em Tóquio
O problema é que não tenho quem faça isso por mim no Brasil e já mandei vários e mails p cartório q eles casaram e eu fui registrada mas infelizmente não retornaram até o momento.
Desde já agradeço a todos.
Sheila

Comentários

• @She vc pode sim fazer direto pela conservatória ACP do Porto sem precisar transcrever o casamento se foi seu pai o declarante do seu nascimento.
  • Vlad Pen, agradeço por responder.
    No caso, tenho q atualizar as certidões de casamento e do meu nascimento correto? E é preciso estar com apostilamento de raia?
    Confesso q estou totalmente perdida de como proceder corretamente.
    Fico agradecida pela ajuda.
    Sheila
  • edited September 26
    @She as certidões tem que ser recentes e apostiladas. No caso como vc está no Japão , talvez tenha que fazer isso no Consulado Português aí no Japão ou pedir para alguem do Brasil enviar para vc .
  • Vlad Pen, mais uma vez agradeço imensamente a ajuda.
    Abraço
  • Boa noite. Hj liguei na embaixada em Tokyo e s pessoa q me atendeu insiste que tenho q fazer a transição de casamento dos meus pais e depois o óbito. Fiquei muito chateada...
  • @She, as embaixadas/consulados vão falar isso mesmo, pois um cidadão português tem obrigação de manter seu estado civil atualizado em Portugal. A conservatória ACP do Porto aceita atribuição quando o requerente é filho de pai português e mãe não portuguesa se o pai foi o próprio declarante na certidão de nascimento do requerente com até um ano de idade. Mas trata-se de uma exceção que pode inclusive mudar futuramente.
Cadastre-se ou connecte-se via Facebook para participar.