Busca de Certidão de Casamento em Beira Alta

Olá,

Sou bisneta de portugueses e estou a procura da certidão de casamento para que minha mãe possa tirar a nacionalidade como neta e consequentemente eu tirar a minha posteriormente.

Breve resumo:

Bisavô:
Rodrigo Pinto dos Santos
Nascido em 26/01/1895, Espiunca, Arouca
Filho de José Bento e Anna Maria (Rodrigues ?)

Bisavó:
Maria de Jesus
nascida em 24/01/1900, Nespereira, Cinfães
Filha de Rosa de Jesus (mãe solteira)

Após dias de busca online localizamos os registros de batismo de meu bisavô e minha bisavó, no entanto nas versões online não consta nenhuma anotação do casamento deles. Sabemos que eles se casaram em Portugal pois no processo de passaporte do Rodrigo constava o estado civil casado e na certidão de nascimento dos filho já no Brasil consta "os pais são casados em Beira Alta, Portugal".

No processo de passaporte do Rodrigo encontramos pistas de onde ele morava, Penafiel e Espiunca. Entrei em contato com a CRC de Arouca e de Penafiel para que realizassem uma busca do assento de casamento mas não localizaram o registro e aconselharam entrar em contato com Cinfães. Assim o fiz, mas nunca obtive resposta. Entrei em Contato também com a CRC do Porto que também não localizou o registro e informou que é obrigatória esta anotação no assento de nascimento.

Minha dúvida é:

1- se casaram em Portugal, porque não consta essa anotação nos livros paroquiais de batismo?

2- ao localizar o registro de baptismo da mãe de minha bisavó, localizei dois registros distintos, em dois livros diferentes. Um pelo arquivo da diocese de lamego o registro se encontra na parte da direta do livro e não consta anotação sobre casamento; já o outro registro, do Advis, o registro está localizado na parte esquerda do livro e contém a anotação do casamento. Como saber se existe mais de um registro de batismo e se existe a anotação do casamento? Obs. o assento de batismo da Maria de Jesus pegamos diretamente na CRC de Cinfães, que nos entregou a cópia da página do livro paroquial. já do Rodrigo localizamos online.

3- Alguém pode me informar se é mesmo necessário a certidão de casamento para o pedido de nacionalidade para netos de acordo com a nova lei, visto que a lei não menciona.

4- existem algumas divergências no registro de nascimento do meu avô, que já é falecido, filho dos Portugueses. em sua certidão, o Rodrigo foi o declarante e foi informado como nome da avó paterna Anna Maria Rodrigues (não sabemos de onde saiu esse Rodrigues) e apesar de não constar o nome do pai de minha bisavó na certidão dela, ela sabia quem era o pai e ao registrar meu avô eles informaram o nome do avô materno. É necessário fazer a correção da certidão do meu avô?

Acho que passei todas as informações. Agradeço qualquer informação que me ajude a esclarecer essas dúvidas.

Grata,
Gisele Fialho

Comentários

  • Gisele,

    vc tem o processo de passaporte em mãos?
  • Guilherme,

    Possua sim. Infelizmente não está disponível a cópia digitalizada. Mas lá não faz nenhuma menção ao casamento ou à esposa, apenas ao estado civil. É o passaporte 115 do livro 3450.

  • Gisele,

    do governo civil do Porto?

    Que documentos contem o processo? Antecedentes criminais? Documento do exército? E não tem nenhuma certidão? Ou documento de identidade?
  • fialhofialho Member
    editado September 2018
    Guilherme,

    Sim, do governo civil do Porto.

    Tem uma página inicial que o qualifica e diz que ele é morador de Penafiel e deseja se ausentar para o Brasil, depois tem um termo de identidade, onde alguém diz que ele é o próprio, uma transcrição do assento de batismo dele, feita pelo mesmo padre que o batizou, registro criminal da comarca de Arouca, e uma licença do exército para se ausentar, onde informa que ele é o soldado nº 6492 da ??? companhia e residente em Espiunca, Arouca.
  • Só para complementar, O Rodrigo veio em 1924 para o Brasil e Maria aparentemente ficou em Portugal e veio ao Brasil posteriormente. O primeiro filho deles, meu avô, nasceu em 1932. Cremos (sem certeza) que ela veio mais ou menos em 1930.
  • Alguém que possa ajudar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.