Certidão de nascimento feita na maioridade, de próprio punho e após a morte do parente português

Olá,

Pessoal, eu sou bisneto de português e meu pai (neto de português) pretende requerer a cidadania para depois passa-la a mim e minha irmã (ambos já somos maiores de idade). Nós estávamos coletando os documentos que descobrimos ser necessários para o requirimento, porém alguns empecilhos afiguraram-se pelo caminho e eu gostaria, se possível, de alguma ajuda por parte dos integrantes aqui do fórum. O que se deu foi: a certidão de meu avô (pai de meu pai), filho de português, só foi confeccionada quando esse foi se casar, ou seja em sua maioridade, além de que a certidão foi requerida por meu próprio avô, pois seus pais faleceram quando o mesmo era criança de forma que eles não o registraram. Além dessa questão, ainda nessa mesma certidão de meu avô consta o nome errado de minha tataravó portuguesa (mãe de meu bisavô) o que acredito também pode ser um grande problema, pois na certidão de batismo de meu bisavô português (avô de meu pai) que encontrei no arquivo digital de Aveiro consta apenas o nome de sua mãe (justamente o que está errado na certidão de meu avô), sendo seu pai mencionado como "incógnito", aparentemente ela e meu tataravô só se casaram dois anos depois de meu bisavô nascer, conforme certidão de casamento que encontrei no mesmo arquivo de Aveiro. Em suma, são muitas as questões que parecem dificultar grandemente a obtenção da cidadania no caso de meu pai, pois até onde li era indispensável que meu avô tivesse sido registrado na menoridade por seu pai português, o que infelizmente não se deu. O que eu acredito que pode ser feito é eu e minha família tentarmos encontrar o batistério de meu avô (coisa que muito já tentamos, porém sem sucesso, embora eu me recuse a acreditar que um português no inicio do sec. XX não iria deixar de batizar seu filho...), além de ratificarmos sua certidão a fim de corrigir o nome de sua avó (minha tataravó) portuguesa. O que vocês poderiam me sugerem? Alguém já passou por uma situação semelhante? Meu pai tem um primo distante, filho do irmão de seu avô português) que conseguiu obter a cidadania, isso poderia ajudar de alguma fora?

Att,
Magno Guedes

Comentários

  • @magnoguedes sugiro q vc procure ajuda de um advogado para resolvers essas pendências. Seu pai tb terá que comprovar laços efetivos com a comunidade portuguesa para solicitar a nacionalidade como neto.
  • magnoguedesmagnoguedes Member
    editado September 2018
    Então, nós tínhamos procurado um advogado, porém desistimos, pois o nosso caso parecia não ter solução. Alguém aqui já passou por situação semelhante?
  • @magnoguedes..acho dificil resolver seu caso sem ajuda de um advogado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.