Alguém já tirou a Cidadania por aquisição como neto, comprovando somente a língua portuguesa?

Vou iniciar agora o pedido de Cidadania como neta, mas estou lendo a discussões e estou bem na dúvida quanto a "Possuírem efetiva ligação à comunidade nacional".
Li todas as explicações, mas alguém já conseguiu somente com essa comprovação?

Comentários

  • @renatagava

    Documentos que possam contribuir para comprovar a efetiva ligação à comunidade nacional, designadamente:
    A residência legal em território nacional;
    A deslocação regular a Portugal;
    A propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de arrendamento celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis sitos em Portugal;
    A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro;
    A participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades.
  • @renata

    Para atribuição de netos é preciso comprovar,pelo menos,uma dessas ligações:

    A residência legal em território nacional;
    A deslocação regular a Portugal;
    A propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de arrendamento celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis sitos em Portugal;
    A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro;
    A participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades.

    A comprovação, somente da língua portuguesa, não será aceita
    Já houve casos favoráveis na comprovação através da participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades.
  • Ok obrigada. Só queria ver se já seria possível. Tenho familiares lá. Mas já li que isso não adianta, não é mesmo?

  • @renata, infelizmente somente isso não serve.
  • Eu tirei pelo sobrenome de origem portuguesa, mas faz tempo.
  • Bom dia. Alguém saberia informar se ter conta corrente em Portugal comprovaria vínculo efetivo?
    Outra pergunta.... existe prazo para residência legal em Portugal? Exemplo: se for morar em Portugal (legalmente).... teria algum prazo até pedir a nacionalidade ou poderia pedir logo que começasse a residir lá? Muito obrigada
  • @solenir, provei que meu sobrenome é português judaico (Coelho Machado) e apliquei pela lei dos sobrenomes portugueses (judeus sefarditas).
  • @bihenriques somente conta em banco não serve para comprovar laços efetivos.Veja o q diz a lei:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-processos-e-acompanhamento/p1.

    Vc pode ficar legalmente em Portugal como turista durante 3 meses.
  • Infelizmente há advogados na Irlanda e no Brasil VENDENDO declarações FALSAS de participação de 5 anos em clubes portugueses por mais de 5000 euros.
    Isso é CRIME! Falsificação e formação de quadrilha.
    Quando rastrearem UMA única falsificação chegarão até os advogados, todos os seus clientes e os clubes envolvidos.
    Todos responderão processos na justiça brasileira e portuguesa por participarem dessa máfia.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.