certidão de nascimento/assento/batismo

olá!

Sempre ouvi falar que meu bisavô era português, e agora quero saber se é verdade ou não, para se for, fazer o processo para a cidadania.

Digitando o nome dele "Carlos Gonçalves Pereira" no campo de busca do arquivo nacional aparece o registro de uma pessoa com o mesmo nome, que chegou no Brasil em 21/10/1902 com 13 anos, no navio chili saindo de leixões com destino ao rio de janeiro. No site do remessas tem o mesmo carlos com 13 anos, e eles colocam como a pessoa sendo de Vila do Conde.

Como que eu faço pra descobrir se esse Carlos era o meu bisavô? O nome realmente está na lista do navio. se não conseguir a certidão como posso conseguir o passaporte dele? Ah, os nomes dos pais do meu biso eram Adriano Gonçalves Pereira e Maria de Jesus Camões.

Não sei se ajuda, mas meu bisavô casou-se aqui no Brasil com Rita Carlota Garcia filha de Andre Santana e Maria Garcia. Viveram no região norte do estado do rio de janeiro, principalmente itaperuna e natividade.

Desde já, agradeço a ajuda.



Comentários

  • Olá Adrielle Lima

    Pode ser a emigração da família no CEPESE, ou homônimos.
    ID 7540 / Carlos / ID 446463 / Adriano Gonçalves Pereira / Filho / 6 / Masculino / Solteiro
    ID 45970 / Maria de Jesus Conceição / ID 446463 / Adriano Gonçalves Pereira / Mulher / 29 / Feminino / Casado
    ID 446463 / Adriano Gonçalves Pereira / Santo Tirso / Santo Tirso / Manuel Pereira Jacinto / &bnsp; / Carpinteiro / 29 / Rio de Janeiro / Casado https://tombo.pt/m/sts

    Sabe se Carlos tinha irmãos?
  • Oi Kleber, nao sei. :(

    Não entendi muito bem a sua resposta. Na sua pesquisa tem um Carlos filho de Adriano? Como que você conseguiu? Quando no site do remessas eu clico em database>emigrantes de portugal para o brasil, não aparece a maria. tem como solicitar os passaportes deles pro remessas?
  • Adrielle Lima

    Site da pesquisa http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

    Com os dados que você passou foi encontrado uma possível emigração, caso queira mais informações do ID 446463 solicite ao CEPESE por email. Com as informações do ID é possível encontrar o passaporte, talvez o processo e talvez ao registro, dependerá de alguns fatores.
  • Solicitei ao cepese. muito obrigada pela sua ajuda!

    colocando o adriano no site do arquivo nacional fala que tem um que saiu do porto e chegou ao rio em 16/05/1910 com 29 anos. enquanto o cepese não retorna e pra eu tentar achar ele no registro de passaportes do porto é seguro olhar com que margem de tempo? 1 ano antes? você tem alguma data para sugerir?
  • Adrielle Lima

    Acredito não ser o Adriano pai do Carlos encontrado no AN http://imagem.sian.an.gov.br/anexos/sian/arquivos/1129822_37560.pdf passageiro nº 86, veio só e o estado civil é celibato... aguarde o retorno das informações do CEPESE.

    Quem da descendência do Carlos ainda está vivo?
  • Nossa...sou muito ansiosa não vou consegui ficar esperando o cepese kkk dois filhos do Carlos estão vivos, uma tia e meu avô. Só que o Carlos morreu quando o meu avô era bebê, meu avô não sabe de muita coisa. Essa minha tia é velhinha e fala q o pai era português, a cunhada deles já fala que o pai do pai que era português. Aí to nessa luta pra saber a verdade, pq se o Carlos for eu peço a atribuição para o meu avô.
  • Adrielle Lima

    Qual a provável data de nascimento do Carlos?
  • Meu avô diz que ele morreu em 1942, com 40 anos. Agora não sei confirmar porque ainda não achei nada com a data de nascimento dele, mas acho que a média é essa mesmo.
  • Kleber, você saberia um outro e-mail do cepese? O que tá no site até agora eles não comentaram nada, nem se receberam.
  • Adrielle Lima

    Verifique se o email está correto ou se recebimento foi direcionado para caixa de spam ou outra qualquer, caso for reenvie a solicitação.

    http://www.cepese.pt/portal/pt/contactos
  • reeviei, e falei com eles no facebook.

    vou compartilhar com você o que eu descobri.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6P37-2VV?i=97&cc=1582573

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6P37-Y6D?i=60&cc=1582573

    achei a certidão de casamento das irmãs do meu bisavô.

    Elvira Pereira Camões nasceu no dia 08/05/1903 - nasceu em são miguel (ilegível) - santo tirso
    Felicidade Pereira Camões 07/06/1908

    Meu tataravô: Adriano Gonçalves Pereira 24/02/1980

    Aonde eu posso procurar sobre eles?
  • Adrielle Lima

    Registro nº 9 de 29/05/1902 nascido a 13/04/1902 na freguesia de Lama https://tombo.pt/f/sts11
    http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=1549578 clique m0007.tif
  • MEU DEUS DO CÉU

    SEM PALAVRAS PRA TE AGRADECER, KLEBER!!!! <3

    MUITO MUITO OBRIGADA!!!
  • Boa noite.
    É a primeira vez que faço contato.
    Preciso localizar a certidão de nascimento do meu avô, alguém pode me ajudar?
    Só encontrei registros até o ano de 1911 e ele nasceu no ano de 1912.

    Nome do meu avô - Antonio Pires dos Santos, data de nascimento 17 de Março de 1912 , na freguesia de Canas de Senhorim , conselho de Nelas, distrito de Vizeu, chegou ao Brasil em 15 de Dezembro de 1915 , no porto do Rio de Janeiro na embarcação com nome Gelria.

    Dados dos pais dele
    Pai- José Pires dos Santos, nascido em 1874
    Mãe - Maria da Conceição nascida em 1885

    Obs. Encontrei a certidão de batismo do irmão do meu avô que nasceu em 01/02/1905 em Portugal, na Igreja de Canas de Senhorim , Conselho de Nellas, diocese de Viseu , e que nasceu na freguesia de Lapa do Lobo.
    Desde já agradeço.
    Nilton
  • Olá Nilton fonseca

    Solicite informações do registro à CRC de Nelas

    CRC de Nelas
    End: Av. João XXIII Edif. Avenida., Bloco 2, R/C, CP: 3520-059
    Tel: 232944116
    Fax: 232940783
    Email: registos.nelas@irn.mj.pt
  • Kleber,

    Tem um processo pra certidão de batismo servir para o processo de atribuição. Qual é o trâmite que tenho que fazer? Como que devo solicitar isso?

    Na certidão do meu avô consta o pai como Fluminense. O Cartorio falou que retifica, mas sabe isso pode geral algum problema na hora da atribuição?

    Meu avô nasceu em 1946, mas só foi registrado em 1958. Nesse meio tempo meu bisavô faleceu. Sabe se será um problema? Na transcrição do casamento vai ser necessário acrescentar o óbito?
  • O Cartorio está pedindo a certidão de batismo apostilada. Terei que contratar um despachante?
  • Adrielle Lima

    1) e 2) Solicite copia transcrita ao AD do Porto http://pesquisa.adporto.pt/oservices e verifique se eles apostilam, caso contrario, intermediar o serviço de apostilhamento com a PGR, tópico sobre o assunto http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9608/guia-pratico-apostilhamento-de-docs-portugueses-atraves-da-procuradoria-geral-da-republica/p1 ...

    ...além de "Fluminense" verifique se há mais à retificar

    PGR
    http://www.ministeriopublico.pt/perguntas-frequentes/servico-apostilas

    3) Não terá problema por ser registrado aos 12 anos mas... consta Carlos declarante e/ou pai no nascimento do seu avó?

    Talvez não precise, para o processo do seu avó, transcrever o casamento e óbito do Carlos.


    Deixando claro que as indicações e orientações aqui no fórum são para ingressar os processos diretamente com os balcões de nacionalidade via postagem (Correios) sem intermediários (Consulado ou escritórios), caso for utilizar outros serviços deverá seguir as orientações que eles passarem.
  • Obrigada!!

    Consta o Carlos como pai, mas a declarante foi a mãe dele. Portugal pede a transcrição do casamento quando o português não é o declarante, certo?
  • Adrielle Lima,

    sim... vai precisar transcrever apenas o casamento, o óbito não é obrigatório

    Duvida, foi registro tardio ou por processo de perfilhação?
  • registro tardio. eles moravam em roça, só registraram na época em que mudaram para a capital do rj.
  • kleber, só pra confirmar. Pedi ao adporto 1 certificação analógica e uma reprodução em papel. é esse o jeito que precisa pra fazer a transcrição do casamento e mais tarde a atribuição?
  • Adrielle Lima

    No seu caso o melhor é solicitar duas cópias certificadas, uma ficará retida na transcrição e a outra para a atribuição.

    Se ainda não pagou solicite a cópia e certificação digitais, receberá pelo email e imprima a quantidade que for necessária.
  • Prezados, bom dia.

    Qual é o procedimento para que se consiga apostilar um documento português? Por exemplo: Um assentamento de nascimento ?
    Existe como fazer este procedimento aqui no Brasil ?
  • certificação digital? acho que não compensa...porque eu vou ter que apresentar no cartório daqui pra alterar a nacionalidade do meu bisavô e esse vai precisar ser apostilado.
  • Adrielle Lima,

    de qualquer forma precisará de duas cópias.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.