minha filha pode tirar a dupla cidadania sem precisar averbar o casamento

tanto eu como meu marido temos pais portugueses. mas náo temos a cidadania portuguesa. Eu adquirindo a cidadania portuguesa por atribuiçao, pode depois a minha filha conseguir a dela sem precisar de averbar o meu casamento. ou se o meu marido fizer mesmo assim ela tem que averbar o casamento. qual forma ficaria mais barato e pratico.obrigada

Comentários

  • tenho uma amiga que está indo para Ponta Delgada, posso entregar a documentaçao para ela dar entrada lá. na conservatória de Ponta Delgada.
  • @AFidalgo

    Se o seu marido foi o declarante do nascimento da sua filha,melhor pedir a atribuição dele para depois pedir a atribuição pra sua filha.Fazendo assim,não será necessário transcrever o seu casamento fazendo pelo ACP
  • Obrigada, Maria Nélida
    e com relação dessa minha amiga que vai para Ponta Delgada, ela pode dar entrada na documentação do meu marido por lá ? com uma procuração.
  • @AFidalgo

    Ponta Delgada não faz processo de atribuição(nacionalidade)
    Os pais do seu marido são ambos portugueses?Casaram em Portugal ou no Brasil?
  • são ambos portugueses e casaram em Portugal. os meus também. - Lá em Ponta Delgada eles podem enviar para outro lugar que faz processo de atribuição ou nem recebem a documentação.
  • @AFidalgo se seu pais casaram em Portugal, não precisa transcrever o casamento.Verifique nos assento de nascimento se constam a averbação do casamento ou peça um certidão de casamento.Ponta Delgada não vai receber processo de atribuição..será devolvido.
  • Olá, Vlad e Maria Nélida - obrigada por tudo.
  • marianemqmarianemq Member
    editado February 2020
    Meu irmão tem uma filha e quer iniciar o processo de atribuição, porém, ele não é casado. Ele consegue dar entrada na ACP sem averbar o casamento e a separação ?
  • @marianemq, ao invés de postar em diversos locais do fórum concentre suas postagens em um local apenas,
    já respondi parte de suas dúvidas na outra postagem.

    Na sua outra postagem primeiro você tinha dado a entender que que seu irmão havia casado com a mãe de sua sobrinha, depois editou a postagem e disse que ele tinha casado e separado antes de ter sua sobrinha porém ainda achava que seu irmão foi casado com a mãe de sua sobrinha, agora entendo que ele teve um casamento, se separou e sua sobrinha não é fruto de um casamento do seu irmão. Poderia esclarecer para melhor orientação?
  • @Daniel Henriques Na verdade ele teve a filha antes do casamento e consequentemente da separação. Minha dúvida na verdade, se nesse caso ele precisa averbar o casamento e o divorcio para dar entrada no processo de atribuição da minha sobrinha ?
  • @marianemq, não precisa transcrever casamento nem registrar divórcio para fazer o processo de sua sobrinha não. Sua sobrinha não tem relação com esse casamento.
    Envie para Tondela mesmo por conta da prioridade. Por excesso de zelo ele pode enviar junto uma declaração informando que nunca foi casado com a mãe assim já evita algum pedido de explicação sobre ter havido casamento ou não.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.