Fixação de sobrenome – Retificação de certidão de óbito

Pessoal, estou com uma dúvida em relação a necessidade de retificação da certidão de óbito do meu bisavô que irei usar para fixação de sobrenome. Estou preparando os documentos para entrar com o processo pelo ACP da nacionalidade da minha avó. A certidão dele tem dois erros:

1) Meu bisavô português Agostinho nasceu em 22/09/1904 e faleceu no dia 10/08/1966 porém na certidão de óbito dele está como idade na data da morte de 62 anos (sendo que o correto é 61).

2) Minha bisavó nos documentos da minha avó (nascimento e casamento) está como CENIRA e na certidão de óbito do meu bisavô português está como CINYRA.

Vocês acham que preciso retificar esses erros? Os dados do meu bisavô como nome e nome dos pais estão corretos.
Obrigado!

Comentários

  • @icbmonteiro vc vai utilizar apenas os dados do bisavô português que será apenas para composição de nomes , então creio que essa diferença na idade entre a certidão de nascimento e o óbito não será relevante.
  • Vlad, obrigado! Também tenho a certidão de casamento do meu bisavô com a data de nascimento correta (será um pouco mais caro porque não tenho em mãos) mas no nome da minha bisavó também está diferente. Essa diferença de nome do cônjugue brasileiro costuma dar problema?
  • @icbmonteiro sua bisavó era portuguesa ou brasileira ?.
  • Bisavô português, bisavó brasileira e casamento no Brasil.
  • @icbmonteiro não vai precisar transcrever o casamento se fizer o processo por ACP do Porto. Nesse caso a certidão da sua bisavó nem vai aparecer no processo..apenas a do seu bisavô português.
  • Todos os documentos (nascimento, casamento, rg) da requerente, minha avó, está como mãe CENIRA e eu tenho que enviar ou a certidão de casamento de seus pais (pai português e mãe brasileira) ou óbito do português para comprovar fixação de nome e nesses documentos o nome está CINYRA.
    Será que cai em exigência?

    Certidão de nascimento, casamento e RG de minha avó:
    Mãe: CENIRA

    Certidão de casamento (pai português e mãe brasileira) e certidão de óbito do português:
    nubente/esposa: CINYRA

  • @icbmonteiro , creio não haver necessidade de retificação nesse caso..mas veja no cartório se pode ser feita sem processo judicial.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.