Maria Amália

Boa Tarde ,
Procuro ajuda para conseguir documentações dos meus avós, como certidão de Nascimento / Batismo / Imigração.
Nome do avô : Manoel Peixinho
Data Nascimento : 04/01/1890 ( aproximado )
Natural: Portugal ( pelas conversas com família diz ser Trás os Montes )
Nome do pai : Francisco Peixinho
Nome da mãe : Maria do Rosario
Data óbito : 12/09/1974

Nome da avó : Maria da Conceição
Data Nascimento : 06/03/1890 ( aproximado )
Natural : Vale de Nogueira
Nome do pai : José Maria
Nome da mãe : Maria Clêmencia
Data óbito: 02/06/1967
Deste já fico muito grata .


Comentários

  • Fico muito grata .
  • Olá Kleber
    Pelo que vi, sim parece e muito a certidão de Batismo da minha avó !!!!!
    Fico muito grata pela sua ajuda !!!!
    Por todas as informações que aqui estou obtendo no fórum vejo que eu também vou precisar do registro do meu avô.
    O cartório da cidade onde ele morava pegou fogo perdendo assim grande parte das documentações.
    Pelo que eu entendi aqui , após obter os registros de batismo eu posso solicitar outra certidão de casamento, certo ?
    Sendo assim a importância do registro de batismo do meu avô ,certo ?
    Estou também perguntando para os mais velhos da família para obter mais informações sobre o meu avô, para tentar saber mais detalhes para ampliar a busca.
    Fico muito grata se você puder me passar mais orientações .
    Obrigada Kleber pela sua atenção .


  • editado September 2018
    Boa tarde para todos ,
    Após conversar muito com os meus parentes descobri uma senhora que tinha forte amizade com o meu avô, e que ele pediu em uma das suas viagem para Portugal para levar carta / fotos e notícias para seus pais em Portugal.
    Ela me informou que foi em Mortágua / Almaça . Imaginem a minha alegria rsrsrsrs.
    Peço por favor orientações para a busca dessa certidão de batismo ... pois só falta esse documento para eu começar a montar o processo da minha mãe.
    Dados do meu avô :

    Nome do avô : Manoel Peixinho
    Data Nascimento : 04/01/1890
    Nome do pai : Francisco Peixinho
    Nome da mãe : Maria do Rosario
    Data óbito : 12/09/1974

    Fico muito grata pela atenção de todos.


  • MariaAmaliaDeCamargo

    Registro nº 1 do Manuel
    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1206420 clique m0055.TIF
  • Maria Amália,

    no mesmo link informado pelo Kleber, o casamento dos seus bisavós e na página seguinte a legitimação do seu avô Manuel (clique nos tifs 63 e 64).

    No seu lugar solicitaria a certidão de batismo do avô, o casamento dos bisavós com a legitimação do seu avô, ambas certificadas ao Arquivo Distrital de Viseu:
    https://digitarq.advis.arquivos.pt/oservices
  • Olá Kleber ,
    Mais uma vez muito obrigada pela ajuda !!!!!!
    Fico muito grata
  • Olá Guilherme,
    A principio muito obrigada pela sua atenção !!!!
    Então só a certidão de Batismo do meu avô não é suficiente ?
    Pls vc pode me detalhar ?
    Obrigada
  • Maria Amália,

    entendo que não.

    Reparou que na certidão de batismo não tem o nome do pai?
  • Olá Guilherme,
    Reparei que estava escrito filho ilegítimo, mas logo está o casamento e a legitimação do meu avô , pensei que quando solicitado a certidão de batismo esse detalhe já iria ser observado e feito normal a certidão.
    Pois todos os documentos não são feito em inteiro teor ?
    Grata pela atenção

  • Olá para todos ,
    Por favor preciso de uma orientação.
    No registro de batismo da minha avó ( que foi localizado pela generosa ajuda do Sr. Kleber ) esta somente Maria, mas na certidão de casamento esta Maria da Conceição .
    Será que terei que buscar um novo documento para mostrar o " da Conceição " ?
    Se for por onde começo ?
    Grata

  • @MariaAmaliaDeCamargo

    "...buscar um novo documento..." Não precisa

    "Se for por onde começo ?" terá (obrigatório) que transcrever o casamento.
  • Olá Kleber,
    Retificando .... o nome da minha avó Maria da Conceição eu tenho pelos outros documentos.
    Porque a certidão de casamento eu não tenho, porque o cartório pegou fogo .
    Estou aguardando o retorno da busca ( também em outros cartórios por perto ), mas não tenho muita esperança.
    Caso não seja positiva a resposta só terei a certidão negativa.
    Consigo transcrever o casamento ?
    Grata
  • @MariaAmaliaDeCamargo

    Sabe se ocorreu o religioso?

    O processo se iniciará por qual descendente, filho ou neto?
  • Olá Kleber,
    Já solicitei a busca na Diose mas ainda não tive retorno, a explicação é o excesso de solicitações.
    Pediram para aguardar ...
    Eu também solicitei a busca do registro de batismo da minha mãe e pedi para observar se tem em anexo uma cópia da certidão do nascimento, porque também não tenho devido ao incêndio do cartório, quem sabe em um momento de sorte tenha uma cópia.
    Será atribuição para a minha mãe , filha. ( Pai e mãe Português )
    Grata pela atenção

  • Olá @Kleber Silva Aguiar ,
    Pelas informações que eu tenho, pelo motivo do incêndio do cartório, não poderá ser feito outra certidão de casamento e nem a de nascimento da minha mãe sem o acompanhamento de um advogado ( já fiquei triste ...)
    Para que seja mais eficaz terei que ter mais documentos que provem a origem do sobrenome Da Conceição.
    Pelas informações que tenho a minha bisavó veio para o Brasil com suas 3 filhas, peço ajuda para conseguir o Registro de Passaporte .

    Nome bisavó : Maria Clemente ( nos registros aqui no Brasil ficou Clemência no lugar de Clemente )
    Filha : Eugenia da Conceição
    Filha : Maria da Conceição ( Minha avó )
    Filha : Filomena da Conceição
    Mas não tenho a data de chegada, mas conforme informações de familiares ela veio para o Brasil com 15 ou 16 anos. Ela nasceu em 1890.

    E Também informações sobre o casamento dos meus bisavós a Sra. Maria Clemente e o Sr. José Maria,
    para saber se eventualmente tem alguma referência ao sobrenome Da Conceição.
    O registro de batismo da minha avó foi feito na Igreja de São Pedro de Vale de Nogueira, Comarca de Villa Real e Diocese de Braga Primaz. Porém não sei se meus bisavós viviam ou casaram-se lá.

    Fico muito grata


  • MariaAmaliaDeCamargo

    Emigração da familia
    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1064927

    Passaporte n° 1882
    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1064461 clique 0055.tif

    Registro de casamento José Maria e Maria Clemência
    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1098070 clique 0047.tif
  • Olá @Kleber Silva Aguiar

    MUITO OBRIGADA KLEBER !!!!!!!!!!!!!!
    Por estar me ajudando a continuar minha jornada.
    Parabéns para toda a equipe !!!
    Espero voltar em breve com notícias ok
    Parabéns para toda a equipe !!!
    Fico muito grata.
  • Olá @Kleber,

    Somente agora vou poder responder a sua pergunta,

    ¨ @MariaAmaliaDeCamargo

    Sabe se ocorreu o religioso?

    O processo se iniciará por qual descendente, filho ou neto? ¨



    Após esse tempo obtive a resposta do Batismo da minha mamãe, nele consta que meus avós se casaram na igreja Orlândia - Ribeirão Preto .
    Solicitei na Cúria de Franca, mesmo sabendo que muitos livros não iria existir por acidentes da época, e realmente nada consta.
    Também fiz uma grande busca nos cartórios civis da área que abrange a cidade de Orlândia com esperança de uma resposta positiva, e nada consta.
    Estou aqui para pedir novamente a sua ajuda e de todo o grupo para a busca do registro religioso do casamento aqui no Brasil dos meus avós :

    Nome do avô : Manoel Peixinho
    Data Nascimento : 04/01/1890
    Nome do pai : Francisco Peixinho
    Nome da mãe : Maria do Rosário
    Data óbito : 12/09/1974

    Nome da avó : Maria da Conceição
    Data Nascimento : 06/03/1890
    Nome do pai : José Maria
    Nome da mãe : Maria Clemência
    Data óbito : 02/06/1967

    Lembrando que o processo iniciará pela filha ( viva ), minha mamãe.
    Fico muito grata pela atenção





  • Olá @Kleber

    Sei que minha bisavó chegou no brasil em 1910, e meu tio foi o primeiro filho registrado ( no cartório que pegou fogo em Ibitinga ) do casal em 1920.
    E minha mamãe nasceu em 1925.
    Já perguntei para muitos e ninguém sabe .....
    Grata
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.