Registro Central do Porto solicitou provas da maternidade.

Após ser bem sucedido na atribuição que realizei à minha mãe, cujo processo durou em torno de 4 meses e meio até a obtenção do assento como portuguesa, resolvi fazer o meu.

Dei entrada no meu processo pela conservatória do Porto, tudo ia bem quando em 24 de abril, eu recebi uma carta do Arquivo Central do Porto com o seguinte texto:

...“No âmbito do processo em referência notifica-se V. Exª, para no prazo de 20 dias úteis, acrescido da dilatação de 30 dias úteis, juntar ao processo:
►prova do estabelecimento da filiação materna da menoridade de V. Exª, uma vez que do registo de nascimento apresentado resulta que a filiação em relação à progenitora portuguesa não ficou estabelecida, pois sendo um nascimento ocorrido fora do casamento a mãe teria de ter intervindo no registo de nascimento, para o presente efeito de atribuição de nacionalidade, o que não aconteceu; será, pois, necessário juntar prova de que a mãe o reconheceu como seu filho na menoridade do mesmo, por qualquer forma legal válida... ”.

Pois bem, fiz uma busca e enviei ao Arquivo Central do Porto vários documentos (Justificação de Batismo, Histórico Escolar, Renovação de matrícula escolar, Certificado de conclusão do Ensino Escolar, etc), onde, em todos, constavam o meu nome e ela assinando como minha mãe.

Os Correios atrasaram a entrega, mas em meados de junho consta que os documentos chegaram lá no Porto.
Depois disso, mandei dois emails, cinco tentativas por telefone, o máximo conseguido foi que está em apreciação. Isso é normal?

Não há o que eu possa fazer, apenas esperar?

Comentários

  • @VladmirAndrade siga o andamento do processo pela linha de registro (351) 211 950 500 opção 1, depois opção 1 novamente-Ligar entre 5:00 e 5:30 da manhã.
  • Muitíssimo obrigado xará.
  • @VLAD EL

    O @Vladimir não respondeu, mas eu lhe pergunto no caso da minha prima nascida em 1989, registrada no mesmo mês de nascimento com o pai declarante, onde a mãe fez a atribuição e não foi casada com o pai dela. Terá ela que juntar prova de maternidade?

    Seria um teste de DNA "feito hoje" uma prova válida ?

    Obrigado!
  • @Renato_CPO

    Se somente o pai brasileiro foi o declarante e não houve casamento ,terá que enviar provas da maternidade
    Não é teste de DNA,e sim, como o Vladmir postou acima:

    "Pois bem, fiz uma busca e enviei ao Arquivo Central do Porto vários documentos (Justificação de Batismo, Histórico Escolar, Renovação de matrícula escolar, Certificado de conclusão do Ensino Escolar, etc), onde, em todos, constavam o meu nome e ela assinando como minha mãe."
  • @Maria Nélida muito obrigado!!
  • @Vlad El obrigado pela explicação!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.