A brasileira é a declarante do nascimento!

Prezados,

Enfim consegui achar a certidão de nascimento de meu pai (falecido) e nela minha avó (Brasileira) casada com o meu avô (Português) é a declarante do nascimento. Solicitei uma cópia de inteiro teor do nascimento de meu pai e lá está descrito que ela declara o nascimento fruto de seu casamento com o Português nome e sobrenome, e que o casamento foi realizado na data XX/XX/XXX (antes do nascimento dele) e tem o número do casamento, onde eles moravam e a pretoria do registro do enlace.

Ele não assinou na certidão de nascimento, somente ela.

A dúvida é a seguinte: para requerer minha cidadania como neta preciso transcrever antes o casamento dos meus avós?
Ou nem adianta transcrever pois Portugal não vai reconhecer por não ter sido declarado nascimento pelo nacional português?

Desde já agradeço!!!

Comentários

  • editado August 2018
    @Priscila78 sendo seu avô o português ,mas a sua avó a declarante do nascimento do seu pai, vc terá sim que transcrever o casamento dos avós e depois pedir a sua atribuição como neta ja seu pai é falecido e para isso vc precisa comprovar laços de efetiva ligação com a comunidade portuguesa.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-processos-e-acompanhamento/p1
  • @Vlad muito obrigada mais uma vez.

    Deixa eu tirar mais uma dúvida sobre essa transcrição.
    Na certidão/batismo Portuguesa de meu avô o nascimento está como 20/08/1903 e na certidão de casamento brasileira que vou transcrever está como 15/08/1903. O restante como nome, nome dos pais, etc, está tudo correto.

    Acha que devo antes tentar a retificação na certidão de casamento ou solicito a transcrição assim mesmo?

    Obrigadinha!!!
  • @Priscila78 , essa diferença na data de nascimento não tem sido problema, o que não pode ter é divergências nos nomes.
  • Ok @Vlad Pen obrigada!!!

    Vou fazer os pedidos de certidões atualizadas para dar início ao processo de transcrição e posto lá no tópico certo para acompanhamento.

    Quanto a ser neta, valeu pela dica!
    O que faltava mesmo era achar a certidão de meu pai o que enfim aconteceu esse mês.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.