Dúvidas

Pessoal, gostaria de esclarecer algumas dúvidas.
Minha avó (Célia) é filha de portuguesa (Serafina). Serafina nasceu em Ilha da Madeira, casou-se no Brasil e já é falecida. Seu casamento e óbito não foram transcritos. Seu marido já é falecido também e nasceu no Brasil.
Levantei toda a documentação exigida pelo consulado para averbação da transcrição de casamento e óbito e ainda, a documentação exigida para atribuição de nacionalidade para filhos de portugueses, inclusive, todos apostilhados.
1ª dúvida - Posso enviar em um mesmo envelope todos os pedidos? Ou seja, tanto documentos para averbação de casamento e óbito quanto atribuição de nacionalidade para minha avó Célia?
2ª dúvida - Atualmente é mais vantajoso requerer tudo diretamente em uma Conservatória de Portugal ou melhor fazer pelo Consulado? Tanto com relação a agilidade quanto custas?
3ª - Se eu optar por fazer direto por Portugal, devo enviar algum requerimento junto com a documentação? Parecido com o exigido pelo Consulado ou fornecido pelos Correios?
4ª - Vocês indicam hoje, alguma conservatória em específico? E onde consigo o endereço, será fornecido pelos Correios?
5ª - Na certidão de casamento de Serafina, consta que ela casou-se com José DaVero Filho, na certidão de nascimento dele, só tem o nome JOSÉ, não indicando seu sobrenome, porém, consta que ele era filho de José DaNero. Terei problemas com isto? Nas certidões foram feitas as devidas averbações, tanto na de nascimento, quanto na de casamento e óbito.

Sei que são muitas dúvidas, porém, estou perdida por qual caminho devo seguir. Agradeço desde já quem puder me ajudar.

Comentários

  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado August 2018
    @Beatriz

    1- Primeiro a transcrição de casamento

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest


    2- Bem mais vantajoso em relação a agilidade e custos, fazer direto em uma conservatória
    3- Para transcrição,requerimento.Para atribuição,formulário modelo 1 C
    4-Para transcrição de casamento,Ponta Delgada.Para atribuição,o ACP (Porto)
    5- Se foram feitas as averbações na certidão de nascimento e consta o nome dele completo,não precisa mandar a de casamento e nem do óbito para comprovar a fixação do nome


  • editado September 2018
    Obrigada @MariaNélida
    Já estou com toda a documentação para a transcrição do casamento em mãos.
    Só tenho mais estas dúvidas:
    1 - Consegui a cópia simples da certidão de nascimento da minha bisavó, no entanto, a data do nascimento diverge da data de nascimento que consta na certidão de seu casamento. No requerimento, aponto o que consta da certidão portuguesa?
    2 - Para eu saber o andamento do processo de transcrição, entro em contato com a conservatória por e-mail ou telefone? Como eles me darão um retorno?
    3 - A conservatória irá me devolver os documentos pelos Correios ou vai me enviar algum comprovante de que a transcrição foi concluída?

    Tenho dúvida com relação à documentação, pois posteriormente vou fazer o pedido de nacionalidade de minha avó e meu pai, filha e neto da portuguesa Serafina, respectivamente.
    Uma última dúvida: Pedindo para minha avó e pai, posso posteriormente tentar para mim a nacionalidade? Sou bisneta da portuguesa.

    Obrigada pela ajuda.
  • O vale postal para transcrição do casamento ainda continua sendo no valor de €120?
  • @BeatrizSartori

    1- Se a divergência for somente na data de nascimento não vai ter problema.Verique se não há divergência nos nomes tb.

    2-Depois de 30 dias vc entra no civilonline e veja se a transcrição já foi feita.

    3-Vc receberá o assento de casamento pelo correio.

    sim, após a transcrição de casamento da avó, vc da entrada no processo do seu pai e depois o seu.Um processo de cada vez.
    O valor da transcrição de casamento continua €120 euros.
  • Obrigada @Vlad
    Há uma pequena diferença no nome: na certidão portuguesa consta Serafina DE Freitas de Jesus e na de casamento apenas Serafina Freitas de Jesus. No nome do marido também há uma pequena diferença entre a de nascimento e casamento no sobrenome, apenas uma letra. Acredito que não terá problema, pois as demais informações batem.
    Me deparei com mais um porém... O RG de minha avó (requerente da transcrição) foi emitido há mais de 10 anos, em 1985. Já que preciso enviar a cópia autenticada de referido documento, é melhor ela tirar uma nova via antes de mandarmos a documentação para Portugal ou posso mandar assim mesmo?
    Estou preocupada com o prazo, pois as certidões que tirei foram expedidas e apostiladas no final de abril/2018, vi em alguns lugares que para o envio elas precisam possuir até 180 dias de expedição.

    Me desculpem por tantas perguntas e muito obrigada pela ajuda.
  • @BeatrizSartori, é melhor tirar outro R.G para sua avó.As diferenças no nome citadas acima não será problema.
  • Boa tarde, Vlad. Obrigada pelas orientações.
    Postei hoje nos Correios toda a documentação. Geralmente quanto tempo para o processo ser analisado e eu conseguir uma resposta?
    Obrigada.
  • A conservatória vai me enviar algum código para consulta no civil online?
  • @Beatriz espere uns 40 dias e depois peça o assento de casamento pelo civilonline.
  • Segui todas as orientações. Muito obrigada.
  • Bom dia @Vlad. O rastreamento dos Correios mostra que a correspondência chegou em Portugal em 09/10/2018, mas ainda não recebi nenhum código de acesso no meu e-mail. Preciso tomar alguma providência?
  • @Beatriz é muito recente ainda..espere mais uns 20 dias
  • @Vlad não tive nenhum retorno até agora e se passaram praticamente 2 meses desde o recebimento. Como posso proceder? Ligo pelo Skype para a conservatória? Ou já tento tirar a certidão pelo civil online? Eles não mandam os documentos de volta? Desde já, obrigada.
  • @Beatriz tente ver se o casamento ja foi transcrito pelo civil on line. Pelo tempo decorrido ja era pra vc ter recebido o assento pelo correio.
  • Olá, gostaria de saber se depois de enviar o processo e fazer o pagamento por cartão de crédito, se algo estiver errado e não puder ser solucionado no prazo, como é feito a restituição dos 175 euros? É no cartão mesmo? E se existe alguém que faça o serviço de tirar um registro de nascimento apostilada de Portugal? Obrigado.
  • @Laércio, os valores pagos não são restituidos.
  • Para saber se foi transcrito, peço uma certidão de casamento, certo? E outra coisa, na certidão de nascimento da minha bisa está uma data de nascimento e na de casamento, consta outra data de nascimento, qual informo no pedido? A que está na certidão portuguesa?
    Ainda não recebi o assento pelos Correios. Obrigada pela ajuda.
  • Em tempo... corrigindo, peço a certidão de nascimento, certo?
  • @Beatriz Sartori, pode solicitar a certidão de nascimento sim. Pelo tempo já deve estar averbado o casamento. Depois você pode imprimir essa certidão e juntar a documentação do processo de nacionalidade. A data de nascimento que vai prevalecer é a que consta na certidão de nascimento portuguesa.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
  • Obrigada Daniel. Já tentei fazer o pedido da certidão com 2 cartões internacionais diferentes, visa e master, aparece "pagamento recusado".
  • @Beatriz Sartori verifique se o cartão está liberado para compras internacionais e compra online também. Alguns cartões tem essa opção que você acha no aplicativo ou no internet banking.
  • Deu certo. Vou prosseguir com o pedido de cidadania de minha avó. Muito obrigada!
  • Bom dia. Enviei toda a documentação para Portugal há 60 dias, para o pedido de atribuição da cidadania de minha avó. Como faço para saber se ele foi aceito e ela já possui a cidadania portuguesa? Peço uma certidão de nascimento no civil online? Obrigada pelo auxílio.
  • @Beatriz...

    Qual modo de envio você utilizou para o envio dos documentos...?
    Se foi EMS ou DHL é possível rastrear a remessa...
    Se enviou dessa maneira...Já teve a confirmação de recebimento dos documentos pela Conservatória...?
    Se os documentos foram efetivamente recebidos na Conservatória...Como já se passaram dois meses...Pode tentar obter o Número do Processo/Código de acompanhamento pelo site...

    Veja como fazer isso lendo as postagens de quem já fez...!!!

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15339/novo-site-para-acompanhamento-processos-de-nacionalidade/p5

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.