Envio pelo correio ou entrega pessoalmente no Porto - Nacionalidade

Estou no Brasil e estarei no Porto – Portugal em novembro deste ano.Já tenho o requerimento assinado e reconhecido pela Embaixada de Portugal aqui no Brasil e todos os documentos necessários para solicitar minha nacionalidade, já que meu pai nasceu no Conselho do Porto. Posso enviar pelo correio ou posso dar entrada em novembro pessoalmente na Conservatória no Porto. Por favor, qual a Conservatória e endereço no Porto?
«1

Comentários

  • editado August 2018
    @JoseCouto envie ja pelo correiol.O endereço esta no topo da pag principal do fórum.
  • Não sei qual conservatória tem a atribuição de nacionalidade dos nascimentos na Freguesia de Paredes de Viadores - Concelho de Marco de Canaveses - Porto. Por favor podem informar-me qual e endereço?
  • @José Couto

    Vc pode dar entrada em qualquer conservatória que tenha balcão de nacionalidade
    Vc já tem o assento(certidão)de nascimento do seu pai?
  • Tenho uma transcrição da certidão dele feita no brasil que enviarei anexo ao requerimento. Me informaram para mandar para a 3a. Conservatória do Registro Civil do Porto na Rua Alvares Cabral, 432 - 4050-040 - Porto.
    Posso enviar para está Conservatória?
    Vou receber algum protocolo ?
    O Vale postal também é endereçado a esta Conservatória ?
  • @José Couto

    A 3a do Porto não tem mais balcão de nacionalidade .Faça pelo ACP - Arquivo Central do Porto

    Para sua atribuição,vc vai precisar

    Assento de nascimento do seu pai ou o numero/ano desse assento
    Sua certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica(xerox do livro) e apostilada;
    Xerox autenticada e apostilada do RG(como menos de 10 anos de emissão)
    Modelo 1C preenchido frente e verso na mesma folha e colorido conforme o modelo,assinado e com firma reconhecida por autenticidade
    Vale postal feito nos correios no valor de 175 Euros ou pagamento por cartão de crédito internacional


    Endereços para envio do VALE POSTAL:
    (Finalidade: Manutenção de Residente)
    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto



    Endereços para envio dos DOCUMENTOS:

    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
  • José CoutoJosé Couto Member
    editado August 2018
    Tenho todos os documentos acima. fiz o pagamento via cartão de crédito internacional.
    Obrigado por tudo.
  • Olá pessoal,
    Quais os documentos devo enviar para RCP, sendo minha mãe portuguesa e meu pai brasileiro.
    Meu pai foi o declarante na certidão de nascimento.
    Casamento já foi transcrito em Portugal.
    Podem me orientar quais o documentos devo encaminhar?
    Para onde devo mandar e como solicito o vale postal?

    Att
  • @Nathália ja lhe respondi in box.
  • Para solicitar a nacionalidade de minha mae para ACP - Arquivo Central do Porto, preciso transcrever antes o casamento da minha avó? (minha avó era portuguesa meu avô brasileiro).
  • @Vlad Pen obrigada
  • quando eu fizer a procuraçao para eu preencher o formulário 1C pela minha mae, devo escrever "a quem confere poderes especiais para o registar como português, na Conservatória dos Registos Centrais" ou indicar "a quem confere poderes especiais para a registar como portuguesa, no Arquivo Central do Porto - ACP"? Isto é coloco coloco Conservatória dos registros Centrais que seria Lisboa ou já coloco ACP ?
  • @Ana, coloque Arquivo Central do Porto se for enviar o processo para lá.
  • editado February 2019
    @Vlad obrigada mais uma vez. o Porto está mais rápido e descomplicado certo?
  • @Vlad super obrigada por suas orientações
  • Pessoal, estou reunindo minha documentação para dar entrada no pedido de nacionalidade por atribuição. Quero enviar direto pra ACP, porque vi por aqui que o processo é mais rápido. Minha dúvida é: quando a cidadania sair, como faço para solicitar o cartao cidadão e o passaporte? Eu pretendo ir pra Portugal quando o processo for concluído, mas gostaria de saber se basta me dirigir à conservatória ou se preciso agendar atendimento. Obrigada
  • @Thais o cartão cidadão e o passaporte vc pede no consulado.
  • Olá! Consegui minha nacionalidade, transcrevi o primeiro casamento e a homologação do divórcio também saiu. Tenho um filho de 5 anos, do segundo casamento, e quero fazer a atribuição dele para posteriormente fazer a do meu marido.
    Quando ele foi registrado, a certidão de nascimento que recebemos foi resumida, por ser gratuita. Para mandar para ACP Porto tem que ser cópia reprográfica ou pode ser digitada por se tratar de uma certidão "recente"?
  • @Criscosta vc terá que transcrever o segundo casamento para atribuir o filho e pedir a nacionalidade do marido ( somente após 3 anos de casada). A certidão do filho menor tem que ser por cópia reprográfica apostilada.
  • Oi @Vlad Pan! Antes do meu filho nascer tínhamos união estável e fizemos a conversão em casamento em outubro do ano passado, o que não atende ao tempo necessário. Dessa forma, vamos solicitar a nacionalidade do meu marido, por reconhecimento da união estável. Como ele tem que comprovar vínculo com Portugal, pensei que se o nosso filho obtivesse a nacionalidade antes, o vínculo já estaria comprovado por ser casado com uma portuguesa e pai de um português. Para que meu marido consiga a nacionalidade dele, teremos que contratar um advogado em Portugal, correto?
  • @Criscosta, por ter filho português o tempo necessário para seu marido pedir a nacionalidade é de 3 anos, se não tivesse filho atribuído seriam cinco anos de casamento.
    Se for apenas transcrever o casamento não precisa de advogado mas o que vai valer é a data da conversão em casamento (outubro de 2018).
  • @Daniel Henriques, muito obrigada pelo retorno! Continuo com uma dúvida: mas não existe a possibilidade do reconhecimento da União estável? Se sim, o prazo de 3 anos ou de 5 anos já estaria superado, pois a união estável tem mais de 5 anos.
  • @Criscosta, pelo que sei o processo para reconhecimento da união estável começaria pelo reconhecimento judicial no Brasil dessa união para, depois, ser feita a revisão de sentença estrangeira em tribunal português e então, finalmente, a união de facto ser reconhecida lá com a data anterior ao casamento.
    Não sei se tem algum modo mais fácil que esse, pelo que sei é assim que teria que ser feito.
  • @Daniel Henriques, mais uma vez muito obrigada à você é ao @Vlad por serem tão solícitos e rápidos nas respostas.
    Aqui no Brasil nós fizemos a união estável no cartório com escritura, então já houve reconhecimento, inclusive conseguimos fazer a conversão em casamento. A dúvida é: não seria mais rápido para o meu marido conseguir a nacionalidade pelo reconhecimento da União estável, uma vez que cumpre os requisitos, desde que meu filho obtivesse a nacionalidade antes?
  • @Criscosta, tudo vai depender da urgência. Acredito que esse processo judicial em Portugal leve, pelo menos, uns 6 meses. Se tiver muita urgência deve ser mais rápido que aguardar os 3 anos mas vai custar bem mais caro pois terá o processo e os honorários. Se não tiver pressa talvez valha mais a pena aguardar.
    Se forem morar em Portugal seu marido pode solicitar residência por ser casado com cidadã portuguesa então não seria um problema tão grande.
    Mas no final a necessidade de vocês que vai definir o que é mais adequado, o máximo que posso fazer é dizer quais seriam as opções que conheço para vocês decidirem o que é melhor para vocês no momento.
  • @Daniel Henriques, muito obrigada mais uma vez!
    Não iremos morar em Portugal, por isso não temos tanta urgência, mas queríamos aproveitar para resolver logo. Vai que a lei muda? Rs. Se puder me dar algumas orientações, estou aceitando! Abraço!
  • @Criscosta, não acredito que tenham mudanças na lei a curto prazo, tem pouco tempo que houve a ultima alteração.
    Vocês tem que ponderar se vale a pena ou não pagar o processo judicial para adiantar o processo. Veja quanto ficam as custas judiciais e honorários advocatícios para saber se vale a pena ou não no momento já que não tem intenção de morar em Portugal no momento.
  • @Daniel Henriques faremos isso. Muuuuito obrigada!
  • Oi Boia noite!
    Estive ano passado no Porto e dei entrada na minha cidadania e ate agora nada, meu filho foi se informar e nao obteve nenhuma resposta,ele mora no Porto. Teria como voces verem? Meu nome Rosana Vicente Nogueira e esta no nome da minha avo materna Rita Assumpçao nascimento 23-05-1898 em Paçó dos Vinhais . Essa certidáo consegui com voces. Porque do meu avô nao conseguimos. Obrigada mais uma vez. Aguardo contato.


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.