Documentos para Atribuição

Estou fazendo este post com a intenção de tirar dúvidas sobre o processo de atribuição. Já li bastante coisa aqui no fórum mas, sou tão novato que ainda preciso de ajuda. Vou numerar as perguntas pra ficar mais fácil de entender e responder. Antes, preciso explicar minha situação. Meu bisavô (português) é falecido e minha vó brasileira também. Vou fazer o processo de atribuição para meu avô, que está vivo. Tenho a certidão de óbito do meu bisavô (Português), identidade brasileira dele, carteira de trabalho e certidão de casamento no religioso.

Agora vamos às perguntas:

1- Meu bisavô é declarante de nascimento do meu avô. Preciso fazer a transcricão do casamento e do óbito dele (bisavô)?

2- Em caso positivo à pergunta anterior. A certidão de casamento só serve se for a do cartório? Me informei na Paróquia onde ele se casou e disseram que não existia o registro em cartório na época do casamento mas, que eles poderiam fazer uma certidão atualizada e me dar uma cópia do livro onde está registrado. Será que essa certidão da paróquia serviria?

3- Li aqui que em Tondela é dispensável a transcrição do casamento mas, será que também é dispensável o óbito? Porque na certidão de óbito consta o casamento dele com minha bisavó.

4- Com relação à atribuição, devo pedir junto com a transcrição?

5- Posso pedir a transcricão simultaneamente com a atribuição em Conservatórias diferentes?

6- Com relação à certidão de nascimento do português. (Depois de achar o assento de nascimento) Devo pedir uma cópia da certidão? Eles enviam para o Brasil e eu envio a cópia de volta no momento de pedir a transcrição/atribuição?

7- Agora, a pergunta mais boba de todas. Como faço pra iniciar o processo? Entro em contato por email ou telefone para iniciar o processo? Só enviar os documentos com o formulário preenchido? E a Transcrição?

Desde já agradeço a todos que puderem me ajudar.

Comentários

  • @Anderson640

    1-Não precisa se fizer o processo por ACP do Porto.
    2-idem 1
    3-Tondela exige a transcrição de casamento
    4-No seu caso , somente a atribuição
    5-pode , se for necessária
    6-Se a certidão não estiver informatizada precisa pedir uma copia original certificada.
    7-Junte os documentos que estão listados aqui no fórum.Não precisa entrar em contato por telefone ou e-mail.Veja instruções nesse tópico.


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
  • Muito obrigado pela resposta rápida e direta! Fico feliz em saber que a transcrição não será necessária. Menos um processo e gasto. Eu fiz em outro tópico a pergunta para achar o assento de nascimento do meu bisavô. Você saberia dizer eu mesmo consigo fazer essa pesquisa aqui do Brasil? Sei a data de nascimento, filiação e que foi registrado no Rio do Minho.

    De novo, obrigado!
  • @Anderson640 se vc ja abriu uma discussão, quem sabe alguém te auxilia a encontrar a certidão do seu bisavô
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.