Após reunir os documentos - Dúvidas que restaram - Pagamento por cartão pro ACP e assinatura form.1C

Meu pai é português, meus pais não foram casados, ele é vivo e foi ele o declarante na minha certidão de nascimento. Sou maior de 18 anos. Pretendo enviar meu processo pro Arquivo Central do Porto, pois vi na comunidade que é o melhor local para envio no meu caso. Após bastante pesquisa na comunidade restaram algumas dúvidas e gostaria de confirmar se está tudo certo.
Já sei que preciso dos seguintes documentos:
- minha certidão de nascimento de inteiro teor com cópia reprográfica apostilada;
- cópia simples da certidão de nascimento do meu pai;
- cópia do meu RG autenticado e apostilado.

Pretendo pagar os 175 € por cartão de crédito. O link para pagamento para o Arquivo Central do Porto é esse, ou sendo ACP é outro? http://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C.
Entendo que após realizar o pagamento eles enviarão o formulário 1C para o meu e-mail, e eu devo imprimir este colorido, com os dois lados em uma só folha e preencher sem rasuras.
Após, tenho que ir no cartório assinar presencialmente ou é só reconhecer por autenticidade a minha assinatura em algum cartório?
E com tudo isso pronto, tenho que enviar os documentos por correio para esse endereço:
"Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498
Porto"
Tudo correto? Ou falta algum detalhe?
Tem algum procedimento especial que tenha que ser feito na hora do envio dos documentos?
Estou na dúvida se o link para pagamento para o ACP está correto e como faço pra reconhecer a assinatura do formulário.

Agradeço se puderem compartilhar comigo essas informações.

Atenciosamente,
Cristal.

Comentários

  • @Cristal de Moura


    O link para pagamento por cartão é o mesmo pra qualquer conservatória
    Vc pode reconhecer a sua assinatura por autenticidade em qualquer cartório (presencialmente)
    Não deixe que o cartório risque os campos que ficam em branco.Caso se recusem,procure outro cartório
    O restante está certo
  • Boa noite! Também tenho uma dúvida sobre o pagamento com cartão de crédito. No formulário 1C nas informações de pagamento há a opção de cheque e vale postal. No caso do cartão, como eu preencho? Ou só anexo o comprovante e não preencho nada?
  • editado August 2018
    @Maria Nélida muito muito muito obrigada!

    @MIguel Costa, no caso do pagamento por cartão de crédito: após o pagamento ser efetuado eles vão te enviar um formulário por email. Você deve imprimir e preencher esse que você receber por email. Essa informação eu descobri aqui no fórum. Provavelmente no formulário que você recebe por email já vem com a informação de que já foi pago.
  • @Cristal de Moura entendido! Muito obrigado por responder.
  • Estou pra realizar o pagamento pelo Link http://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C para o ACP. O meu processo e o da minha irmã serão pagos no cartão dela. Por isso, gostaria de confirmar:
    Quando formos pagar o meu devemos preencher "nome próprio" e "apelido" com o nome da minha irmã (dona do cartão), e o nome de "Requerente" com o meu nome.
    E quando formos pagar o dela, não devemos colocar nome de requerente.

    Correto? E aí o meu formulário que recebermos por email já virá com o meu nome, ao invés do dela? (eu tinha visto alguém reclamando que veio o nome errado no formulário)

    Agradeço novamente se puderem compartilhar comigo essas informações.

    Atenciosamente,
    Cristal.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Cristal, por favor tirar a dúvidas no tópico específico do ACP. Vou trancar este aqui.
Esta discussão está fechada.