Documentos Reunidos - Revisao Final

Boa noite, pessoal.

Finalmente juntei todos os documentos necessários para iniciar o processo de Atribuição da minha mãe (meu avô e português) e transcrição do casamento dela com meu pai.
A ideia e dar entrada nos dois processos ao mesmo tempo.

Vocês poderiam, por gentileza, ver se deixei escapar algo depois desses meses de pesquisa e burocracia?
Como irei passar férias em Portugal, pretendo levar os documentos pessoalmente.

Pelo que vi, parece que Tondela vale mais a pena, correto?

Também soube pelo fórum que é possível mandar os documentos por e-mail para que a CRC faça uma pre-verificacao.
Algum de vocês já fez isso e sabe dizer quanto tempo demora?

a) Processo de Atribuição da minha mãe
Certidão de nascimento reprográfica apostilada
Cópia autenticada e apostilada da CHN
Certidão de nascimento (assento) do meu avô
Procuração reconhecida firma a e apostilada para que eu possa dar entrada por ela
Modelo 1C preenchido e assinatura pela sua mãe reconhecida no cartório por autenticidade
Vale postal de 175 euros.

b) Processo de Transcrição de Casamento
Certidão de casamento inteiro teor apostilada
Certidão Nascimento do meu pai
Vale postal 120 euros
Requerimento preenchido
Procuração reconhecida firma a e apostilada para que eu possa dar entrada no apostilamento do casamento do meu pai e da minha mãe

Comentários

  • Boa tarde, pessoal.
    Sou nova aqui no fórum e vou acompanhar a resposta da postagem acima, pois estou na mesma situação, buscando a documentação para o processo de Atribuição da minha mãe. Já possuo a certidão de nascimento do meu avó português (de 1906). Agradeço imensamente a criação dessa iniciativa, muito bacana essa ajuda mútua!
  • @luciannfox

    Somente o seu avô é portugues e foi o declarante do nascimento da sua mãe?Sua avó brasileira?

    Nenhuma conservatória faz pré analise de documentos

    Documentos da sua mãe estão certos,mas se sua mãe adorou o sobrenome do seu pai,verifique se consta na certidão de nascimento dela o casamento averbado.Caso não conste,enviar,também, a certidão de casamento inteiro teor digitalizada apostilada.

    Documentos para transcrição de casamento faltou cópia do RG autenticado do requerente
    A certidão do seu pai inteiro teor digitalizada e apostilada
    Tondela está demorando muito para finalizar os processos
    O ideal é fazer a atribuição pelo ACP e transcrição por Ponta Delgada
  • Maria, MUITO obrigado pela resposta.

    1) Sim, somente meu avo e pertugues e ele foi o declarante do nascimento de minha mae.
    2) Na certidao de casamento da minha mae, pode ser a copia ou preciso enviar duas certidoes: uma para a atribuicao e outra para o casamento em si, ja que ela mudou de nome?
    3) A copia do RG no caso seria o meu, tendo em vista que eu vou dar entrada em Portugal?
  • 4) Eu consigo dar entrada nos dois processos ao mesmo tendo fazendo a atribuicao por ACP e a transcricao por Ponta Delgada?
  • editado August 2018
    @lucianafox vc envia uma certidão de casamento de inteiro teor apostilada para comprovação de mudança do nome da sua mãe no processo de atribuição e outra para o processo de transcrição de casamento.Se é que vc vai dar entrada no processo de atribuição da sua mãe ,vc precisa de uma procuração.Faça primeiro a atribuição de nacionalidade dela e depois a transcrição de casamento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.