Registro Batismo - Certidão Autenticada

Pessoal, meu bisavô nasceu no ano de 1910, consegui localizar o registro de batismo dele. Porem conforme orientação aqui no site, fui informada de que apenas esse registro que salvei pesquisando os livros(online - ilha da madeira) não é suficiente para já ir para a próxima etapa para pedir a cidadania para meu avô. Entrei em contato com Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira(Portugal) e lá me passaram uma cópia do registro(a mesma que eu já tinha localizado) e me informaram que seria possível enviar a cópia autenticada pelo valor de 23,85€.

Minha dúvida é: Como devo proceder fazendo esse procedimento na agência dos correios? Abaixo vou colar a resposta que eles me deram, pretendo pagar em dinheiro mesmo, no caso eu precisaria fazer um vale postal? Alguém pode me ajudar?

• Caso pretenda uma certidão autenticada tem o custo de 23,85€ (despesas de envio incluídas).

Formas de pagamento

Presencialmente:
Pagamento, em euros, em dinheiro ou em cheque pagável à ordem de IGCP, E.P.E..

À distância:
É obrigatório o pagamento antecipado, em euros, sendo aceite dinheiro, vale postal, referência multibanco, transferência bancária, ou cheque.

• Em Dinheiro ou Vale Postal – Enviar para o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) para a seguinte morada: Caminho dos Álamos n.º 35, Santo António, 9020-064 Funchal, indicando a nossa referência.
• Por Referência Multibanco – APENAS PARA PAGAMENTOS NACIONAIS: Solicitar ao ABM, por email (certidoes.abm.srtc@madeira.gov.pt), a referência multibanco. Uma vez recebida e efetuado o pagamento, o utente deverá enviar ao ABM por e-mail (certidoes.abm.srtc@madeira.gov.pt), carta (Caminho dos Álamos n.º 35, Santo António, 9020-064 Funchal) ou fax (291 708 402)o comprovativo do mesmo. ). O ABM só satisfaz o pedido após confirmação do pagamento por parte da Tesouraria do Governo Regional.
• Por Transferência Interbancária – Depósito feito na conta de IGCP, E.P.E. – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IBAN: PT 50078101120000000825056; Código bancário SWIFT /BIC – IGCPPTPL com despesas de transferências a suportar pelo requerente e com a indicação, no campo descritivo, da nossa referência (Proc. N.º). O requerente deverá enviar ao ABM o comprovativo ou os dados da transferência efetuada, por e-mail (certidoes.abm.srtc@madeira.gov.pt), carta (Caminho dos Álamos n.º 35, Santo António, 9020-064 Funchal) ou fax (291 708 402). O ABM só satisfaz o pedido após confirmação da transferência por parte da Tesouraria do Governo Regional.
Alerta: É importante alertar o seu banco para que o valor depositado na conta do beneficiário (IGCP, E.P.E. – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública) corresponda à quantia exata do serviço a prestar. Caso contrário, o nosso banco deduzirá as despesas de transferência e o ABM não poderá satisfazer o seu pedido

Comentários

  • @AnaPaula faça o Pgto por Vale Postal e envie a copia do vale por email para a conservatória com seus dados e endereço para poder receber o assento certificado.
  • editado August 2018
    Posso fazer isso no meu nome ou meu avô teria que ir na agência dos correios? Hoje o euro tá 4,71, eu teria que fazer um vale de R$112,33? Devo pagar um pouco a mais pra evitar problemas?
  • @Ana consulte a cotação correta do dia nesse site dos correios ( Não use euro exportação) .Hj está EURO
    Válido para 22 de Agosto de 2018
    R$ 4,8297

    http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
  • @vladpen Fiz o pedido e deu certo. Muito obrigada pela orientação.

    No rastreio consta que chegou em curitiba e com essas informações abaixo. Esse procedimentos declarativos eu preciso fazer algo ou somente aguardar mesmo?

    sexta-feira, 16 Novembro 2018
    08:15 Aguarda Procedimentos Declarativos - CURITIBA -
    08:08 Receção internacional - CURITIBA
  • Faça o rastreio via site dos Correios usando o código português.

    https://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/default.cfm
  • editado November 2018
    @marcioms00
    Sim, estou fazendo por aí. Fiquei com dúvida pq lá consta esta informação ("Aguardando Procedimentos Declarativos").
    Mas minha mãe acabou de me ligar dizendo que chegou hoje o documento la da Ilha da Madeira, então acredito que já tenha sido entregue aqui pra mim.
    De toda forma obrigada.

    Você sabe me dizer, se para fazer prova de vida, uma declaração digitada e autenticada em cartório serviria?
    Aqui na minha cidade não tem consulado português para emitir esse documento, teria que viajar mais de 500km até BH, totalmente inviável para meu avô.

  • Achei esse modelo na internet:

    MINUTA da ESCRITURA
    ESCRITURA PÚBLICA DE DECLARAÇÃO

    S A I B A M quantos esta pública escritura virem que, aos VINTE e DOIS dias, do
    mês de FEVEREIRO, do ano de dois mil e dezessete (22/02/2017), neste Oficial de
    Registro Civil e Tabelião de Notas do Distrito e Município de
    ......................................., Comarca de ........., Estado de São Paulo, sito na
    .............................., Centro, perante mim Escrevente Substituto e a Oficial Interina
    que esta subscreve, compareceu como OUTORGANTE: ..................., brasileiro,
    nascido as ......, do dia ... de ....., na Cidade de São Paulo, Capital, filho ..........., e de
    ..............., avós maternos: .............................. e paternos: .............................., portadora da cédula de identidade RG n.o ................. , emitida em
    ....................................... pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo
    e inscrita no Cadastro das Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda sob o n.o
    ........................., residente e domiciliada na Cidade de São Paulo, Capital, na
    ................................................... A presente foi reconhecida como a própria de que
    trato, face a documentação apresentada, da qual a capacidade reconheço e dou fé, ora
    de passagem por estas Cidade e Notário. ENTÃO, pela DECLARANTE, me foi dito
    que pretendendo adquirir cidadania portuguesa, atribuição de nacionalidade, lhe foi
    requerido pelo Instituto dos Registros e do Notariado, Conservatória dos Registos
    Centrais, Portugal, em relação ao assunto de atribuição da nacionalidade para
    ............................., nos termos e para efeitos do disposto no artigo 1.o, n.o 1 alínea c)
    da Lei da Nacionalidade e artigo 8o do Regulamento da Nacionalidade, das leis
    daquele pais, certificado de vida respeitante a requerente efetuado por
    documento autêntico, razão pela qual vem a mesma a este Notário declarar que
    encontra-se em perfeito uso e gozo de suas faculdades mentais, o que as
    testemunhas adiante podem atestar, tendo ela me apresentado os seguintes
    documentos: certidão de nascimento de inteiro teor matriculada sob o n.o ..............., pelo Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais do ............................, Comarca de
    São Paulo, Capital, emitida em .........., por ........................., Escrevente Autorizada
    daquele Oficial, Pela declarante me foi dito que está de acordo com o que foi relatado
    nesta escritura, responsabilizando-se civil e penalmente pelo que nela foi redigido e
    escrito e que a fez de livre e espontânea vontade para que produza seus devidos e
    legais efeitos, nada mais tendo a declarar. Assim o disse e dou fé. A pedido da
    declarante, lavrei a presente escritura, a qual feita e lhe sendo lida em voz alta e clara,
    foi achada em tudo, conforme aceita, outorga e assina, na presença das testemunhas
    que são: - (a) - ........................................, brasileiro, auxiliar, solteiro, maior e capaz,
    portador da cédula de identidade RG no. ......................... e inscrito no CPF/MF sob o
    no. ................................, residente e domiciliado no Jardim ..........., nesta Cidade, na
    Rua ...........................– CEP.................... e (b) - ....................................., brasileiro,
    auxiliar, solteiro, maior e capaz, portador da cédula de identidade RG no.
    .................................. e inscrito no CPF/MF sob o no. .........................., residente e
    domiciliado no Jardim ..................., nesta Cidade, na ................................ – CEP
    ..............................., do que dou fé. (FINAL DO TEXTO).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.