Se obter a cidadania por união pode mudar depois pra neto?

Olá gente.
Boa Noite

Me surgiu uma dúvida, na verdade mais curiosidade do que dúvida, e eu acredito que não muito comum.

- Se minha mãe tirasse a cidadania pela união de facto, ela não poderia mais tentar tirar como neta depois?

Isso é apenas uma curiosidade, fiquei pensando se "existiria" algo assim

Meu pai já possui a cidadania portuguesa por atribuição. Ele tem uma união estável com a minha mãe e eu estou montando o processo para que a minha mãe tire a cidadania por essa união de facto.

(Estou ciente sobre esse negocio de reconhecimento de juiz e depois reconhecer em Portugal também etc.. vamos prosseguir com a união mesmo que o "casamento" seja mais fácil e a união mais caro)

Fiquei pensando nisso por causa da minha irmã, pois se minha mãe tirar pela união, a minha irmã maior de idade que não é filha do meu pai, não tem direito a cidadania, mas se minha mãe tirasse como neta, minha irmã tiraria a cidadania também no futuro.

Sei que a nova lei de netos exige as ligações efetivas. Isso é até um dos motivos pela qual estamos indo pela união, outro motivo é que seria trabalhoso demais encontrar os dados do português, pela certidão da minha avó (registrada aos 14 por um terceiro) eu nem sei se a minha mãe teria direito, mas isso é assunto pra outro tópico. O desse, é essa duvida ai de união/troca/neto.

Ah, estamos ciente sobre a lei de "perda" da nacionalidade brasileira quando se naturaliza também..




Entre ou Registre-se para fazer um comentário.