Nacionalidade via União estável no Brasil

Olá.
Vivo em união estável documentada em cartório brasileiro há 5 anos. Minha cônjuge tem atribuição Portuguesa. Atualmente qual a melhor maneira de eu adquirir a nacionalidade Portuguesa?
1- Apenas casar agora e aguardando mais 5 anos
2- Transformar união estável em casamento e tentar averbar esse tempo de 5 anos
3- Homologação da união estável via judicial no Brasil e depois via Judicial em Portugal

Muito Obrigado!!

Comentários

  • @guitrade..a 3 opção é a mais recomendada.
  • Para isso eu precisaria de um advogado em Portugal, correto? Alguma indicação de escritório ou pessoa que poderia ajudar com esse trâmite? Saberia informar se é necessário ir a Portugal para participar de audiência, etc? Obrigado!
  • @guitrade aqui no fórum não podemos indicar advogados.Creio que não é necessário a presença física em Portugal.
  • guitradeguitrade Member
    editado August 2018
    Obrigado Vlad. Estou considerando a opção 3, fazer via União Estável mesmo. No entanto, me desanimei um pouco ao tentar dar início ao processo judicial para a união estável aqui. Ao fazer um contato com uma advogada aqui no Rio, ela informou que é demorado (1 ano e meio) e caro (R$4000) só pra conseguir essa sentença judicial do BRASIL! Isso pq eu já tenho o contrato feito em cartório há 6 anos, ou seja, deveria ser algo simples. Alguém que tenha feito, sabe informar se é essa a realidade mesmo?? Muito obrigado a todos!!
  • Eu to com esse mesmo problema. To fazendo a união dos meus pais também, aqui no forum e no grupo do facebook falaram que é um processo simples onde é solicitado ao judiciario a união estavel, um até conseguiu em 1 mês e meio, porém o meu advogado tá cobrando 2500 pra fazer isso e ainda disse que pode demorar, não sei se tá na média de preço e pq ele diz que demora enquanto em outros relatos falaram que é rápido.
  • @guitrade acho q fica mais barato fazer o casamento.Só não sei se o tempo de união estável pode juntar com o tempo de casamento.
  • @jessicabsw Pelo bom senso era pra ser barato e rápido. Se eu descobrir algo te mando por inbox, já que o site não permite a divulgação de advogados. Nessas condições de demora e custo fica complicado utilizar essa alternativa. A demora e custo do advogado de Portugal já imaginava, mas no Brasil achava que o processo era mais tranquilo.
    @Vlad Pen parece que se eu casar agora zero a contagem e tenho que aguardar 5 anos ou então 3, se tiver filhos no meio do caminho...
    Se for pra aguardar relamente 1 ano e meio aqui, mais um ano lá, custo alto aqui e lá, talvez seja melhor casar e zerar a conta...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.