Atribuição Menor com 17 anos

Boa noite, pessoal!

Meu filho tem 17 anos e fará 18 no final de novembro desse ano, ou seja, deixará de ser menor. Em vista disso, enviei os documentos do meu processo de atribuição para o ACP Porto esse semana, dia 14/08, pois ,segundo informações aqui do forum, os processos que são enviados para o Porto levam aproximadamente 60 dias para serem concluídos. Caso esse prazo seja cumprido, enviarei os documentos para o processo do meu filho no final de outubro, dias antes de ele completar a maioridade e é aqui que surge minha dúvida:

1- Eu envio o processo do meu filho considerando ele menor? Sendo que o processo será iniciado com ele sendo menor, porém finalizado como maior.

2- Vi também que o ACP Porto só recebe processos de quem está requisitando a cidadania de um português nascido em Portugal, ou seja, eu não poderia enviar a documentação de meu filho pra lá pois eu nasci no Brasil, isso confere?

Desde já agradeço a atenção de vocês!

Comentários

  • Processos de menores são gratuitos, então se você ainda conseguir enviar sendo menor, melhor pra você, poupa uma taxa de valor não-desprezível...
    A melhor coisa que você pode fazer é já ter a documentação exigida toda pronta pra quando sair a sua atribuição. Preste atenção se será necessário transcrever seu casamento!
    Quando sair sua atribuição, já envie imediatamente sua transcrição de casamento para Ponta Delgada (se for necessário) e uma semana depois envie o pedido do seu filho para o ACP.
    Tudo vai depender realmente do tempo que seu processo vai demorar.
    Acompanhe pela Linha de Registos, quando você já tiver a informação do assento informatizado (algo como 2018/12345), já pode enviar a documentação (ou a do seu filho ou a do casamento, como for o caso)
  • editado August 2018
    @ferreirard vc pode sim enviar o processo do seu filho para ACP mesmo morando no Brasil.Acredito q não dara tempo para vc atribuir seu filho como menor pq precisará esperar seu processo ser concluido.
  • @jhmelman e @vladpen primeiramente obrigado pelas respostas. Outros dois pontos:

    1- Qual é o número dessa linha de registos ou onde eu posso encontrá-lo?

    2- O registro de meu filho foi feito por mim, ou seja, segundo meu conhecimento, eu o já reconheço como meu filho desde o nascimento. Mesmo eu sendo o declarante da certidão dele é necessário transcrever meu casamento antes de requerer a cidadania dele?
  • editado August 2018
    1 - Telefone +351 211 950 500, opção 1 e depois 1. Ligando por Skype sai a cerca de 7 centavos o minuto, funciona em dias úteis de 9 às 17h (horário de Lisboa, três ou quatro horas adiante do horário de Brasília, dependendo da época do ano) (Costuma ser mais rápido o atendimento nas primeiras horas; durante o dia é comum esperar 40 minutos ou mais pelo atendimento - daí a importância da dica do Skype)

    2 - O seu usuário não dá a dica se você é homem ou mulher:
    Se for o pai e a mãe não for portuguesa: basta mandar para ACP, não é necessário transcrever o casamento;
    Se for o pai e a mãe for portuguesa: precisa transcrever;
    Se for a mãe: precisa transcrever.
  • @jhmelman, só um adendo: visto que seu filho completa 18 anos este ano, não sei como ficaria em relação ao serviço militar. Não tenho maiores informações, mas lembro de ter lido o tópico abaixo. Talvez seja até melhor ser atribuído após a maioridade, embora tenha a questão do custo...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11637/servico-militar
  • @ferreirard

    Sendo vc O declarante do nascimento do seu filho,não precisa transcrever o casamento se fizer pelo ACP
  • @MarceloDF ; @jhmelman ; @MariaNélida Obrigado pelas respostas. Meu processo chegou no ACP Porto dia 27/08, estou aguardando completar 15 dias para entrar em contato e saber o número do processo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.