Preciso transcrever o casamento do meu pai?

Meu Avô (falecido) era Português e conseguimos nesse ano tirar a cidadania para o meu pai. Agora nós queremos tirar a nossa por atribuição. Temos dúvida se precisa transcrever o casamento do meu pai, minha mãe é falecida, ele casou novamente e todos os filhos são da primeira mãe. Na minha certidão de nascimento meu pai foi o declarante.
Outro ponto é que depois gostaria de tirar para minha esposa, é possível?

Obrigado.

Comentários

  • editado August 2018
    Se o seu pai registrou os filhos, não há necessidade de transcrever o casamento se mandar fazer pelo ACP.

    Esposa (vale tanto pra sua esposa, cônjuges dos seus irmãos/irmãs, como pra sua madrasta): se for casado há mais de 5 anos, o cônjuge pode pedir nacionalidade pelo casamento. O casamento entre o português e o cônjuge que pede a nacionalidade deve estar transcrito.

    E se houver interesse da sua madrasta em pedir nacionalidade: vai precisar transcrever primeiro o casamento do seu pai com a sua mãe. Como foi por falecimento e não separação, basta junto com a documentação da transcrição de casamento, enviar o atestado de óbito para já atualizar o estado civil do seu pai para viúvo. Depois disso pronto, transcrever o segundo casamento normalmente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.