Averbação de Casamento e Divórcio (ambos no Brasil) Anterior ao meu - dois Cidadãos portugueses

Olá Pessoal,

Já tem uns dias que tenho lido tudo o que posso, mas confesso que já estou meio zonza com tanta informação, incluindo as que fui buscar em outros sites. Às vezes dá vontade de chorar rssss

Eu olhei tudo possível mas peço perdão de antemão caso haja alguma pergunta parecida, mas não consegui achar uma resposta que se encaixe e por isso vim pedir a ajuda de vcs. Na verdade é mais de uma dúvida que abrange toda a situação, me corrijam caso eu precise desmembrar as perguntas pra outro topico, por favor.

Meu marido é Português (cidadania por aquisição - trabalho 6 anos). Somos casados há pouco mais de 2 anos. Morávamos em outro país da Europa, porém ele se mudou pra Lisboa pra um trabalho na área dele. Eu estou organizando tudo pra ir em breve também, porém depois de buscar a lista de documentos pra providenciarmos meu pedido de agrupamento familiar, descobrimos que ele não havia averbado o casamento anterior.

Este casamento se deu há muitos anos, e tanto casamento quanto divórcio foi antes de ele adquirir a cidadania. A certidão dele é averbada lá no Brasil com o divórcio e não teve bens a partilhar, nem filhos menores, então foi feito aquele novo modelo de divórcio mais rápido.

Pergunto. Mesmo já estando casada por esse tempo com ele, ainda assim precisa do tal procedimento via Advogado para averbar o Casamento e Divórcio anterior dele? A ex-Esposa também é cidadã Portuguesa por aquisição (mesmo motivo) mas tmb adquiriu a cidadania após o divórcio.

Aproveitando, outra dúvida é.. eu só consigo fazer o agendamento no SEF daí, ou posso agendar aqui onde moro pra ganhar tempo? pelo que estou sabendo, o agendamento tem demorado mais de 4 meses pra Lisboa, nesse tempo eu não teria como trabalhar. Aqui ainda estou trabalhando, não perderia tanto tempo assim sem estar na ativa.

Desde já agradeço!!!



Comentários

  • editado August 2018