Vale a pena fazer por consulado?

isabela tomasisabela tomas Member
editado August 2018 em Consulados
Olá pessoal, desejo ter a nacionalidade portuguesa até o final do ano que vem, porém é o meu pai que é filho de portugueses e ainda não tem dupla cidadania, de modo que precisa fazer a atribuição primeiro. Estava decidida a fazer pelo consulado de Curitiba, porém pesquisando aqui vi que a maioria decide fazer por conta. Estou com muitas dúvidas em relação a fazer o processo diretamente (por exemplo, se preciso enviar a certidão de nascimento do português daqui e como consegui-la, para onde é melhor enviar, como pagar a taxa do processo). Sei que há muitas informações e passo a passo no fórum, mas minha principal dúvida é se realmente o tempo de espera é menor quando o processo é feito diretamente, já que minha maior preocupação é não conseguir o passaporte no prazo desejado (dezembro de 2019). O que acham?

Comentários

  • Bem menor. Se não tiver nenhum contratempo, de uns 3 a 4 meses por geração fazendo via correio.
    O casamento dos seus avós (entendi que os dois são portugueses) tem que estar transcrito. Se casaram em Portugal, não precisa fazer nada; se casaram no Brasil e não transcreveram, precisa fazer a transcrição.
    Quando for fazer do seu pai para você, não precisa transcrever o casamento dele se tiver sido ele que te registrou.
    Veja os tópicos de Ponta Delgada (para transcrição de casamento) e ACP (para atribuição)

    Tópico do ACP: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
    Modelos e preenchimento de requisições de transcrição em Ponta Delgada: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
    Transcrição em PD: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada#latest
    Civil Online (se quiser tirar uma certidão eletrônica ao concluir o processo de atribuição e se quiser): http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
  • sim, é bem melhor fazer diretamente em portugal

    tbm sou de curitiba, fiz tudo daqui


    para processos de atribuição vc precisa da certidão de nascimento inteiro teor por copia reprografica, vc pede no cart´ório onde a pessoa for registrada. ligue pra eles, e talvez eles te peçam pra enviar requerimento por correio/email

    se ambos os seus avos forem portugueses, e não casaram lá em portugal vc precisa "avisar portugal" que eles casaram, fazer a transcrição de casamento... esse processo você envia pra Ponta Delgada

    como seu pai é homem, se ele foi seu declarante e se sua mãe não é portuguesa, vc não precisa fazer nada de casamento dele, uma vez terminada a transcrição do casamento dos seus avos, pode enviar o processo dele para o Arquivo Central do Porto
    terminando o processo de cidadania dele, já pode dar entrada no seu.

    o processo de transcrição de casasmento, terá que ser com vale postal mesmo (faz na agencia da Joao Negrão)
    o processo de cidadania seu e do seu pai, pode pagar com cartao de credito pelo site do IRN, é bem mais tranquilo

  • consulado aqui em cwb não é nada vantajoso...
    como eles não dao preferencia pra cidadao portugues, muitos futuros estudantes vem pra ca pra dar andamento em visto
    pra ser atendida lá vc precisaraia chegar umas 5h00 da manha no edificio, pra só subir as 9h00 e ficar talvez o dia todo la, e ser mal atendida

    sem falar que pedem mais documentos, e tb pedem pra transcrever obito
  • @jhmelman Muito obrigada! Me tirou até uma dúvida que tive depois de pesquisar mais sobre os procedimentos! Sim, você entendeu corretamente, os dois são portugueses e casaram-se lá, então não precisarei da transcrição. Tinha lido sobre esse site de certidões online, porém me veio outra questão: será que casamento e óbito estão transcritos nessa certidão que é emitida por esse site? Minha avó morreu há dois anos lá em Portugal, essa informação é necessária na certidão na hora de enviar o processo do meu pai?
  • @pedrokormann igualmente obrigada pelas informações! não sou de Curitiba, mas sou do estado do Paraná (ia viajar para fazer a cidadania ainda!) e não imaginei que fosse tão difícil conseguir atendimento lá no consulado. Sabe me dizer por que com o meu processo eu poderia pagar direto no site do IRN e não precisaria ser o vale postal?
  • @Isabela vc pode enviar o processo para a conservatória ACP do Porto e fazer o pgto por cartão de crédito internacional.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1
  • Os processos de atribuição de nacionalidade podem ser pagos com cartão de crédito internacional no site do IRN. Os de transcrição de casamento não têm essa opção (pelo menos por enquanto e/ou que eu saiba)
  • Você não precisa fazer nenhuma transcrição de óbito (inclusive ela tendo falecido em Portugal, a informação provavelmente já estará atualizada). Como o casamento já está transcrito, basta ou apresentar uma cópia de qualquer documento do ascendente português ou preencher as informações que permitam a localização do assento de nascimento (se o nascimento de sua avó tiver menos de 100 anos), junto com os demais documentos.
  • @jhmelman no caso então não é preciso que eu envie a cópia da certidão de nascimento? pode ser uma cópia do bilhete de cidadão ou apenas dados dela? será que não enviar direto a cópia da certidão muda alguma coisa no prazo de conclusão?
  • Se tiver uma cópia simples da certidão de nascimento é melhor. O importante é ter data, filiação, local de nascimento. Se você não tiver nenhum documento mas souber essas informações todas, é só preencher no Quadro 2, Campo 1 do formulário 1c.
    Formulário: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/
  • @jhmelman entendi! MUITO obrigada, agora acredito que posso enviar os documentos com mais segurança! obrigada a todos que me responderam aqui no fórum também.
  • não use serviços de certidao online aqui do brasil
    eles sao apenas terceiro que ligam pro cartorio onde ela esta e pedem ela cobrando uma taxa muitas vezes mais cara q a propria certidao

    ligue diretamente pro cartorio
  • @pedrokormann mandei um e-mail ao cartório de Proença, será que eles enviam cópia da Certidão por e-mail?
  • não... tem q ser em papel moeda timbrado de cartório, n tem como ser uma copia online

    eles podem enviar por correio
  • @pedro mas há vários usuários aqui dizendo que pode ser uma cópia simples e orientando a emitir a certidão pelo civil online (site português)
  • vc disse cartório... achei que era uma certidão brasileira

    cartórios são no brasil, conservatórias/arquivos são em portugal

    certidão portuguesa pode ser copia simples sim
    se o portugues nasceu apos 1911 basta o numero/ano q eles provavelmente te enviarao na resposta do seu email
  • @pedro ah, é verdade, falei errado! sim, é após 1911, espero que me enviem. muito obrigada pela atenção e informações!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.