Onde procurar certidão de nascimento de 1905, de portuguesa que casou no Brasil

Olá meu nome é Regina e,
Procuro a certidão de minha avó de nome Severina Rosa que nasceu em 04/06/1905 em Portugal, ela filha de Emilio Braz nascido pelas minhas contas em 1882, e Florinda de Jesus nascida pelas minhas contas em 1880. Não sabemos quando chegou ao Brasil, estou tentando achar no Arquivo Nacional seus registros de chegada bem como o navio. Casou-se com Ramiro Fernandes do Carmo também português de Vila do Conde, em 16/12/1929 no Rio de Janeiro e passou a chamar-se Severina Rosa do Carmo. Morreu muito nova depois do terceiro filho em 1932. Achamos o processo de casamento deles mas não consta de onde ela veio. Então procuro alguma pista ...

Comentários

  • Kleber Silva Aguiar,
    Desde já agradeço as informações.
    Esta certidão, já tenho comigo e também todas as informações sobre o meu avô, inclusive sua certidão de nascimento.
    No livro já havia visto Alcântara , mas acredito que naquele tempo, era chamado assim alguma parte do Rio de Janeiro . Mas procurei no link que me passou e não encontrei nada da minha avó Severina Rosa.
    Continuo na esperança de encontrar alguma informação dela.
    mais uma vez obrigada.
    Regina
  • maria regina pereira

    Será que na habilitação no AN contém informações que ajudem?

    http://www.arquivonacional.gov.br/br/?option=com_content&view=article&id=160

    Ficha: 13767
    Fundo/Coleção: 2° Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesias de Santa Rita, Ilha do Governador e Sacramento) - Registro Civil - 6K
    Assunto: Habilitação para casamento de Ramiro Fernandes do Carmo e Severina Rosa
    Ano Inicial: 1929
    Número: 9945
    Maço: 2985
    Gal: A
  • Kleber Silva Aguiar,
    Mais uma vez obrigada, mas também já tenho copias destes registros, e não há nenhuma informação sobre onde nasceu. Estou tentando encontrar o registro dela entrando no Brasil, os cartões de imigração, ou o pedido de passaporte dela feito em Portugal, estes costumam ter a cidade de onde eles vieram. Mas está sendo bem difícil.
    Achamos que desembarcaram no Rio de Janeiro (a Severina com os pais), porto em que meu avô desembarcou.
    Ele chegou ao Brasil em 1924, achamos o registro dele bem como o navio.

    Regina
  • maria regina pereira

    sabe se Severina tinha irmãos?
  • Kleber Silva Aguiar
    Achamos que não, mas não temos certeza. Meu pai nunca falou de tios, da parte da Severina. Só da parte do Ramiro. Mas ele ficou sem a mãe muito cedo, 3 ou 4 anos e depois foi para o colégio interno.
    Regina
  • maria regina pereira

    Registro nº 19 de 08/07/1907 nascida a 04/07/1907 na freguesia de Serzedelo conselho de Póvoa de Lanhoso distrito de Braga
    http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1014662 figura 39

    Passaporte nº 1531 http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1195008 figura 240
  • Boa tarde marcioms00,
    Gostaria de agradecer pela sua informação, muito obrigada vocês são muito bons no que fazem. Acredito que sim, pois já andei foleando o que já tenho e parece que é a Severina que estou procurando. Nome do pai é o mesmo. Procurei também o passaporte dos pais, mas ainda não achei. Mas achei, com as dicas do Kleber o nascimento, e o casamento dos pais dela.

    Regina
  • Kleber Silva Aguiar
    Não sei como conseguiu, mas como disse anteriormente, vocês são muito bons investigadores. Passei o dia de hoje tentando decifrar esse quebra cabeça, acredito que seja a mesma pessoa que estou procurando, mas a data de nascimento não é a mesma, como no livro da freguesia de Serzedelo tem um vácuo no ano de 1905 (só tem registro até maio), e acho que vi algo escrito que fichas foram perdidas neste ano de 1905, fico pensando se existe a possibilidade de erro, já que na certidão de casamento dela, no Brasil, consta a data de nascimento como 04/06/1905. Mas vendo o passaporte que é de 1924 e fazendo as contas dá 1907 . Achei também a certidão de casamento dos pais dela na mesma freguesia e a idade deles confere com as idades que constam na certidão de casamento da Severina com o Ramiro. Descobri também que os Portugueses usavam ou não usavam o nome todo, nem sei o real motivo. Descobri que o Pai da Severina Rosa, tinha o nome Exposto no final ( Emilio Braz Exposto) pois assim era identificado as crianças abandonadas nas antigas Rodas das igrejas, e por isso na certidão de casamento dele com a Florinda de Jesus não há o nome dos pais dele. Agora só me falta descobrir quando vieram para o Rio de Janeiro/Brasil. E porque essa diferença nas datas .
    Mais uma vez muito obrigada pelas informações tão importantes no meu processo de cidadania.
    Regina
  • Maria Regina,

    sugiro que peça a cópia do processo do passaporte da Severina ao Arquivo Distrital de Braga.
    http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1221069&ht=Processo do passaporte de Severina Rosa Braz
  • Guilherme Moreira,
    Vou pedir sim, e também a copia do batismo.
    Regina
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.