Mãe brasileira declarante / divorciada de filho de portugues

Saudações.
Acabei de enviar o processo de atribuição de meu avô filho de português para o ACP e, assim que obtiver a certidão dele, viso dar entrada no processo de minha mãe. No entanto, ela não foi declarada pelo meu avô que virá a se tornar português mas sim pela minha avó brasileira. Meus avós eram casados à época do nascimento de minha mãe porém divorciaram-se alguns anos depois.
Sei que precisarei transcrever esse casamento de meus avós a fim de obter a cidadania de minha mãe mas minha dúvida é quem deve ser o solicitante desse processo de transcrição: meu avô futuro português, minha avó já que foi a declarante ou minha mãe? O divórcio deve constar? Minha avó poderá ter direito a cidadania após essa transcrição mesmo havendo se divorciado do futuro português e, consequentemente em seguida, transmitir essa cidadania para dois filhos que ela tem de outra união estável que ela possuiu após o divórcio?
Gostaria também de um link ensinando o passo a passo desse processo pois estou tendo alguma dificuldade de entendê-lo. Pelo que percebi até agora, não existe um formulário como aquele 1C usado para solicitação de atribuição de cidadania?
Caso algo não tenha ficado claro, é só falar!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.