Documentos reunidos, são o suficiente? Não contratei assessoria.

Boa tarde!

Sou neta de portugueses e desejo tirar minha cidadania porém meu pai ainda não tem, sendo assim farei a dela primeiro seguindo conselhos do risco que é tentar tirar pulando gerações, possuo os seguintes documentos:

-Certidão de nascimento do meu avô
- Certidão de nascimento da minha avó
- Certidão de casamento deles que foi realizado em Portugal (não precisaria de transcrição, correto?)
- Certidão de óbito dos dois avós
- Certidão de nascimento do meu pai onde meu avô foi declarante

Estes documentos são suficiente? Após apostilamento de tudo, preenchimento de formulário e pagamento, posso enviar para Portugal sem passar pelo Consulado aqui no RJ? Pois eu faria os trâmites sem o meu pai pois ele mora em outra cidade.

Grata pela ajuda!
«134

Comentários

  • editado August 2018
    @Maitê ..vc precisa :

    Certidão de nascimento do avô português
    Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada do seu pai
    Copia da certidão de casamento dos avós portugueses
    Cópia do R.G ou CNH do seu pai apostilado.
    Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade do seu pai.
    Vale postal ou Pgto por cartão de crédito internacional de € 175 euros.
  • Olá Vlad!
    Grata pela resposta!

    Certidão de nascimento do avô português - cópia simples? não precisa autenciar/ apostilar?
    Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada do seu pai - cópia reprográfica seria o que? cópia autentica?
    Copia da certidão de casamento dos avós portugueses - cópia simples? não precisa autenciar/ apostilar?
    Cópia do R.G ou CNH do seu pai apostilado. - Preciso da presença dele para apostilar?
    Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade do seu pai. - Eu iria mandar por Correios, nesse caso eu teria q antes ir num cartório com ele para autenticar? Pois ele n mora na msm cidade.
    Vale postal ou Pgto por cartão de crédito internacional de € 175 euros.
  • Certidão do avô cópia simples
    Cópia reprográfica é xerox da página do livro onde foi feito o registro do seu pai.tem que mandar a original
    Copia simples da certidão de casamento dos avós.Não autentica e nem apostila
    Não precisa da presença dele para fazer a autenticação
    Seu pai tem que comparecer pessoalmente no cartório para assinar na frente do funcionário.Ele pode fazer isso sozinho


  • @Maitê
    Certidão de nascimento do avô português -( cópia simples)
    Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada do seu pai - cópia reprográfica seria o que? (Cópia da página do livro de registro).
    Copia da certidão de casamento dos avós portugueses -( cópia simples).
    Cópia do R.G ou CNH do seu pai apostilado. - Preciso da presença dele para apostilar?(não precisa)
    Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade do seu pai. - Eu iria mandar por Correios, nesse caso eu teria q antes ir num cartório com ele para autenticar? Pois ele n mora na msm cidade.(Tem q levar ele no cartório para reconhecer a assinatura por autenticidade ).
    Vale postal ou Pgto por cartão de crédito internacional de € 175 euros.
  • Pedro KormannPedro Kormann Member
    editado August 2018
    1. sim, copia simples nao precisa autenticar. faz em uma papelaria qqer ou em casa
    2. copia reprografica é a copia (por xerox ou foto) da pagina do livro de registros de nascimento. a gente no brasil esta acostumado com a certidao de nascimento resumida. a que usa pra cidadania é inteiro teor, isto é tudo q se encontra na pagina do livro de registros, podendo ser digitada (pode ser usada pra casamentos, ou quando a reprografica é ilegivel) ou pode ser reprografica (copia grafica da pagina do livro)
    3. n precisa de nada do casamento dos seus avos. já está registrado no sistema, ao verem a copia da certidao de nascimento portuguesa de um deles, já vai constar no sistema o casamento
    4. nao precisa, pede pra ele fazer a copia autenticada num cartorio na cidade dele, e envia pra vc dai vc manda apostilhar
    5. ele tem q ir num cartorio e assinar o formulario presencialmente, reconhecendo a firma por autenticidade. ai ele envia pra vc e vc junta com o resto e manda pra portugal
    vc pode enviar o formulario por email pra ele, ou ate pro cartorio (se vc contatar eles antes e eles aceitarem) e ele imprime, assina e envia pra voce
  • Maitê GomesMaitê Gomes Member
    editado August 2018
    Gente, obrigada pela ajuda!

    Outra coisa, meu pai é casado, isso influencia? Tem que pegar cópia reprográfica do casório também?
    Reprográfica e inteiro teor é a mesma coisa?

    e ainda precisa mandar diploma de ensino fundamental ou superior para comprovar domínio da lingua portuguesa?
  • Se quando você nasceu seus pais já eram casados terá que fazer a transcrição de casamento antes de requerer a sua nacionalidade.
    Verifique se na sua certidão de nascimento o nome da sua mãe é o de solteira ou o de casada.
  • Rafael Braz,

    Sim, qdo eu nasci eles já eram casados. Mas minha mãe (é brasileira) não alterou o nome.
    Meu pai foi declarante do meu nascimento, ele já estando com a cidadania portuguesa, ainda assim terei que transcrever o casamento dele para pedir a minha?
  • @Maitê se seu pai é o português e ele foi o declarante do seu nascimento, não precisa transcrever o casamento se o processo for feito no ACP do Porto.Toda certidão de nascimento por cópia reprográfica já é de inteiro teor.
  • Oi Vlad,

    Sim, estou com quase toda documentação reunida para dar entrada na cidadania dele.

    O Rafael que me levantou essa dúvida, pois considerando meu pai já com a cidadania, ele seria um 'português q casou no Brasil', logo não seria necessário transcrever o casório dele para atualizar o estado civil em Portugal, antes de dar entrada na minha?
  • editado August 2018
    @Maitê no caso específico do português (homem) o declarante, não é necessário trancrever o casamento .
  • Vlad,

    Eu sou casada no Brasil (embora esteja separada há mais de 10 anos) mas não averbei o divórcio, isso pode trazer problemas na minha solicitação de cidadania?
    (pretendo correr atrás disso antes, mas gostaria de saber se influencia pra eu n ficar 'presa' a isso, pq pretendo pedir a minha assim q do meu pai sair)
  • Pessoal, tenho uma prima com caso semelhante. Precisa antes enviar alguma informação sobre o óbito de nossos avós aqui no Brasil para então pedir a atribuição do pai dela (Brasileiro filho do nossos avós portugueses)?
  • @Maitê para o processo de atribuição de nacionalidade não é necessário transcrever o divórcio .
  • @rodrigomso não precisa se o processo for feito direto pelas conservatórias.
  • @vlad valeu por mais uma ..
  • August 13
    @Maitê para o processo de atribuição de nacionalidade não é necessário transcrever o divórcio . - Mas eu preciso me declarar casada? Teria que fazer transcrição desse maldito casamento? (perdão pela palavra rsrs) insisto na pergunta por causa do meu estado civil que deverá constar em PT após solicitar minha cidadania
  • editado August 2018
    @Maitê Gomes você só homologaria o divórcio se você fosse se casar novamente. Caso contrário apenas a transcrição basta. E isso é obrigatório para pessoas do sexo feminino que contraíram matrimônio. Então, não há jeito de escapar disso.
  • @Pedro Antonio Pereira Jr

    se eu conseguir me divorciar antes, escapo dessa maldita transcrição?
  • @Maite toda cidadã portuguesa nascida em Portugal ou atribuida é obrigatória a transcrição de casamento.
  • @Vlad Pen

    se eu conseguir me divorciar antes, escapo dessa maldita transcrição?

    pq qdo eu pedir minha certidão reprográfica de inteiro teor já não iria constar o casório?
  • @Maitê Gomes não me leve a mal, mas regras são regras e tentar "dobrá-los" é a pior coisa que você pode tentar fazer. Se eles dizem que você deve fazer a transcrição, por ter havido contraído matrimônio e ser do sexo feminino, você DEVE fazê-lo.
  • É complicado pq eu vou precisar de documentos como certidão de nascimento, até mesmo a certidão de casamento que não está comigo (está com ele) de uma pessoa que eu não tenho contato e com certeza não faria nada para facilitar minha vida, aliás a última coisa que eu queria era q ele soubesse que eu to tentando a cidadania.
  • - Aliás considerando isso, eu tenho q transcrever pra depois pedir minha cidadania ou posso fazer os dois processos ao mesmo tempo (isso se eu conseguir colaboração da pessoa né).
  • editado August 2018
    @Maitê Gomes um processo de cada vez. Primeiro, você terá de fazer o processo de atribuição. Só depois de terminado este é que você poderá fazer a transcrição.
  • Oi Pedro, vc mais uma vez me perdoe a 'ignorância' até pq fiquei bem nervosa pq é uma questão não só de custos, mas de depender da colaboração de uma pessoa que eu não suporto e que não me ajudaria em nada. Anyway, eu estando com minha certidão de nascimento portuguesa, eles me impediriam de emitir o passaporte e o cartão cidadão sem a transcrição desse infeliz enlace?
  • Rbt WagnerRbt Wagner Member
    editado August 2018
    @Maitê Gomes, fique tranquila, vc não dependerá de seu ex-cônjuge para nada, você mesma pode obter as certidões, diretamente no cartório onde estão registradas, sem a presença dele e sem necessitar do consentimento dele tbm.
  • @Rbt Wagner

    Estes foram os docs q pesquisei que são necessários para transcrição de casamento, ou seja, precisarei de documentos dele sim, em especial o item 4. Terei que pedir uma certidão de nascimento dele e a de casamento em interior teor e ainda apostilar? Acho muito injusto visto que não tenho intenção alguma de passar nacionalidade pra ele.

    1- Xerox simples da(s) certidao(oes) de nascimento portuguesa(s) ou dados do nascimento - Nao apostilar

    2 - Certidao de casamento - em inteiro teor - apostilada

    3 - Certidao de nascimento do conjuge que nao e' portugues, com casamento averbado - em inteiro teor - apostilada

    4 - Copia autenticada do RG de quem assina o formulario . Nao precisa apostilar

    5 - Preencher formulario (anexo). Assinar no cartorio. Reconhecer firma por autenticidade.
  • @Maitê Gomes Você terá que solicitar as certidões e apostilar sim, não tem como fugir disso. Quanto a assinatura no formulário e o Rg, serão do reguisitante,no caso você, não é necessária a assinatura dele em lugar nenhum, em se tratando da sua solicitação de cidadania e da transcrição do casamento.Você obviamente precisará da certidão de nascimento dele e da certidão do casamento de vcs, mas como disse anteriormente, você mesma pode solicitar junto ao cartório, sem necessidade a presença ou anuência do seu ex-marido. Os dados da certidão de casamento você provavelmente já tem, os da certidão de nascimento dele estarão registrados na certidão de casamento.
  • Maitê GomesMaitê Gomes Member
    editado August 2018
    [APAGADO para proteção e com autorização da forista]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.