Entrar como turista e permanecer

Estou buscando qual queria a melhor opção para mim. Meu processo de nacionalidade já foi concluído e já possuo o meu número de assento, porém vou para Portugal agora 16/08 para morar e não terei tempo de tirar os documentos aqui do Brasil. Estava pensando em ir como turista com tudo certo (eu cancelaria a passagem de volta depois de passar na imigração). Estando como turista eu tiraria meu CC e passaporte português e permaneceria em Portugal para morar. Isso que eu pretendo fazer é possível? Ou tem algo de ilegal?

Comentários

  • @Gustavo Paes isso não é necessário, você já é português, tire uma via de seu assento português pelo civilonline e apresente na entrada do aeroporto, esse documento é o suficiente para você ter sua entrada liberada como cidadão, nem precisa comprar a passagem de volta. Um vez em Portugal, você tira seu cartão do cidadão e seu passaporte.
  • @Rbt Wagner eu vi relatos aqui no fórum que somente é possível entrar como português com o cartão cidadão ou o passaporte. Por isso nem considerei entrar com a via do assento do civil online
  • @Gustavo Paes, o assento de nascimento, neste caso, tem tanto valor quanto o cc, pode consultar a SEF caso queira confirmar.
  • Não sei atualmente...Mas já li mais de uma vez relatos de pessoas que se viram obrigadas a adquirir a passagem de volta no aeroporto porque a companhia aérea não permitia o embarque com passaporte Brasileiro + Passagem só de ida...

    @Gustavo...Para não enfrentar imprevistos de última hora convém contactar a companhia aérea com a qual vai voar...
    Quanto a entrar só com Assento de Nascimento...Não sei dizer...

    Em 2016 eu viajei nas mesmas condições...Preferi não arriscar e comprei passagem de volta...
    Fiz meus documentos Por lá...
  • @Rbt Wagner não consegui achar no site essa informação.

    @Nilton Hessel Estou pensando em comprar a passagem de volta e cancelar assim que passar da imigração com brasileiro. Meu objetivo é tirar os documentos lá e permanecer para morar, acha que isso é possível?
  • editado August 2018
    Possível até é, tem bastante relatos nesse tópico aqui: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5091/para-quem-pretende-morar-em-portugal-e-levar-a-familia/p18

    Vi alguém falando de comprar a passagem de volta poucos dias antes de embarcar, porque parece que o estorno é de 100% se não me engano dentro de 7 dias (mas cheque isso, sei que tem algo de direito de arrependimento que normalmente é 7 dias comprar online, mas não sei se tem uma regra específica pra passagens aéreas)

    EDIT: achei o post: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/136464/#Comment_136464
  • @jhmelman Obigado pela ajuda. Dei uma lida no tópico e acho que vou comprar a de volta mesmo e cancelar depois da imigração. Vi no site da TAP que passagens emitidas no Brasil podem ser canceladas com 100% de reembolso em até 7 dias como você disse.
  • @Gustavo...

    A experiência mais recente da qual tenho conhecimento e posso compartilhar aqui é a de um primo a quem auxiliei no processo de Atribuição...

    Ele Viajou em meados de Maio...Já estava com o Assento de Nascimento Português...(Fez CC e PEP em Lisboa)...

    Comprou a passagem de ida com cerca de dois meses de antecedência...(TAP - Direto GRU/LIS)...

    Na manhã do dia do embarque...Comprou a passagem de volta...(TAP - LIS/GRU)...Cancelou essa passagem assim que desembarcou em Lisboa...

    A informação que tínhamos na época era de que o prazo para cancelamento era de 24 horas...

    No caso dele deu tudo certo e o valor foi reembolsado

  • @Nilton Hessel

    Muito obrigado por compartilhar sua experiência. Eu certamente farei dessa forma também. Eu vi no site da TAP que passagens emitidas no Brasil possuem esses 7 dias para conseguir o reembolso, mas de qualquer forma comprarei no dia da viagem e cancelarei assim que chega lá.

    Possuo uma outra dúvida, não sei se você seria capaz de me responder. Eu fazendo como expliquei acima teria algum problema entrar como turista e permanecer no país por muito tempo? Teria que informar alguma autoridade que sou português e não estou irregular no país quando passar do período de 90 dias?

    Se souber ficarei grato, muito obrigado pela ajuda.
  • @Gustavo Paes, não precisa. Assim que fizer os documentos portugueses, já ficará tudo integrado. Só vai ficar com um carimbo de entrada no Passaporte brasileiro.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.