dúvidas

Bom dia,
Pessoal tenho algumas dúvidas com relação a documentação portuguesa.
Minha nacionalidade saiu e irei agendar no consulado?RJ para a emissão do CC, porém, sou divorciada e nos meus documentos voltei a usar o nome de solteira.
1- Faço a transcrição do casamento antes de solicitar o CC?
2 - Quando for tirar o passaporte (caso o recomendável seja fazer a transcrição de casamento antes da emissão do CC) meu nome será o de casada. Como ficará a questão do nome? igual ao CC ? mesmo informando meu estado civil atual?
3 - Ficarei com passaportes com nomes diferentes (brasileiro e europeu) Não terei problemas?
4 - No caso da atribuição do meu filho, apresentarei meus documentos com nome de solteira mais a transcrição do casamento para solucionar a questão da declaração do pai brasileiro em seu registro de nascimento. Neste caso meu nome em Portugal mudará do atual(solteira) para o de casada. Não terei problemas em enviar os meus documentos com o nome de solteira para o processo de atribuição do meu filho sem fazer a homologação do divórcio?
Desculpe por tantas perguntas mas são tantas dúvidas!
Obrigada!

Comentários

  • Você precisa transcrever seu casamento para pedir a nacionalidade pro seu filho. Depois vai precisar homologar o divórcio em Portugal (precisa contratar advogado lá para fazer isso - somente isso) para voltar ao nome de solteira. Depois disso tudo, peça o CC e o Passaporte.
    A menos que você esteja com a intenção de ir para Portugal muito em breve, aí você pode tirar o Cartão de Cidadão (com isso você já consegue entrar em Portugal, já que ele serve como documento de viagem) e resolver tudo lá, porque transcrever casamento, homologar divórcio e depois pedir CC e PEP vai levar um certo tempo. Durante o processo pode ser problemático conseguir os documentos.
    O caminho recomendado e o mais seguro é só pedir CC e PEP depois de tudo pronto, mas cada um tem suas necessidades, então pondere o que é melhor fazer.
  • @jhmelman Em caso de mudança para Portugal devo tirar o CC antes da transcrição ou após ?
    Obrigada
  • Isso é uma decisão pessoal. E varia com os seus planos. Se fosse eu com esse dilema, se eu pretendesse me mudar no mês que vem, faria logo o CC e todos os outros trâmites em Portugal; se eu pretendesse me mudar no final do ano que vem, faria tudo daqui com calma e tiraria o CC só ao final. De novo: isso é uma decisão pessoal, só você pode decidir o que fazer, só você sabe do seu caso em todos os detalhes.
    Se você tirar o CC, salvo engano, a cada vez que trocar o estado civil precisa atualizar, então por esse aspecto vale a pena fazer ao final.
  • @jhmelman bom dia! Obrigada pela resposta! Deixarei para tirar o CC ao final de tudo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.