Retificação do nome da avó (filha do português)

Estou em processo do reconhecimento da minha avó como portuguesa. Contudo, percebi que o nome dela é diferente do que consta na minha certidão de nascimento e de todos os meus tios (filhos dela).
Meu bisavô ao registra la não colocou seu sobrenome, ela foi registrada apenas com o sobrenome da mãe.
Acontece que ao fazer o registro dos filhos além de colocar o sobrenome do pai português, declarou seu nome diferente do seu registro, incluindo no seu nome o sobrenome do pai.
Certidão de nascimento: Maria Helena da Conceição
Certidão de casamento: Maria Helena Lobão
Certidão dos filhos: Maria Helena Brandão Lobão
O profissional que contratamos disse que não haveria problemas, porque consta o nome do português na certidão, contudo, meu receio é quando eu for solicitar a do meu pai e a minha ficar emperrada por conta da divergência.
Nesse caso, é preciso retificar?

Comentários

  • editado August 2018
    @NandaLobão o que ocorre é que na certidão da avó portuguesa consta só o primeiro nome( Conceição deve fazer parte do prenome)O" Lobão" deve ter vindo do marido ou do pai ou mãe da sua avó.Nesse caso não precisa retificar, só juntar junto a certidão de casamento.Verifique nela se o sobrenome do seu avô é Lobão.
  • Não, ela não herdou o sobrenome do português.
    O "da Conceição" é o nome da mãe brasileira e o "Lobão" do marido.
    Mas acredito que problema maior é que todos os filhos e netos for registrados com o nome dela Maria Helena Brandão Lobão que não existe., Já que ela não tem nenhum documento com esse nome.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.