Processo de Atribuição pelo ACP - Dúvidas referente aos requisitos

Boa noite, pessoal,

ano passado eu dei entrada no processo de Atribuição de Nacionalidade portuguesa para o meu avô por meio do Consulado Português de São Paulo. Felizmente, ontem recebi a notícia que a solicitação foi deferida conforme anexo foto abaixo:

https://imgur.com/a/Qfv2lOE

Ocorre que, fui informado de que pelo ACP o processo andaria bem mais rápido e a exigência de alguns atos são dispensados, como por exemplo a transcrição do casamento. Estou querendo iniciar o processo de atribuição de nacionalidade da minha mãe, pretendo dar entrada pelo ACP, no entanto, não encontro em lugar algum o site do ACP com os requisitos para dar entrada, valores, etc.
Minhas dúvidas portanto são:
- Como devo proceder em relação a atribuição de nacionalidade do meu avô? Já foi deferida, já foi inserido nos registros centrais de Lisboa, devo fazer algo mais?
- Li que só se deve entrar com o processo pelo ACP quando o progenitor é nascido em Portugal. No caso, meu avô nasceu no Brasil. Consigo fazer pelo ACP?
- Onde posso encontrar os documentos necessários, valores e forma de pagamento para dar entrada pelo ACP? Ouvi dizer de um tal de vale postal, o que seria? Pelo Consulado efetuei o pagamento pelo boleto.
- Se eu der entrada no processo de atribuição de nacionalidade da minha mãe, devo transcrever o casamento dos meus avós? (Obs.: apenas meu avô, agora, é português... Minha avó, atualmente divorciada do meu avô, é brasileira).
- Se eu der a entrada no processo de atribuição de nacionalidade para minha mãe e eventualmente me cobrarem a transcrição do casamento, o processo será indeferido ou me darão a oportunidade de fazer a transcrição antes?

Desde logo, peço perdão pela quantidade de perguntas e agradeço a paciência. Obrigado!

Comentários

Esta discussão está fechada.