Sobrenome do pai do português e do português não aparecem iguais em todas as certidões

Boa noite amigos, se puderem me ajudar agradeceria muito

Meu caso é o seguinte, vou pedir a atribuição de filho para minha avó através do meu bisavô português, porem encontrei algumas diferenças nas certidões e estou com medo de cair em exigência ou ter que retificar. Vou tentar explicar de forma objetiva

- Assento de batismo (doc. de Portugal): ALBERTO ANTONIO (bisavô) filho de JOSE ANTONIO - data do nascimento 24/04/1906

- Certidão de casamento (doc. do Brasil): ALBERTO ANTONIO, filho de JOSE ANTONIO

- Certidão de nascimento de minha avó: MARIA HERCILIA MOREIRA, filha de ALBERTO ANTONIO MOREIRA e avô paterno JOSE ANTONIO MOREIRA

Estou tendo problemas em descobrir de onde surgiu o sobrenome MOREIRA na certidão de nascimento de minha avó no ALBERTO e no JOSE. Pelo que pesquisei e ja me informaram, no assento de batismo do Alberto eles realmente não colocavam o sobrenome na época, então esta tudo ok. Porém pq o pai dele o JOSE ANTONIO também aparece sem o ''Moreira'' no assento de batismo? sendo que ele que foi o declarante! E também na certidão de casamento do ALBERTO não possui.
Outro fato, pesquisei sobre as certidões dos irmãos de minha avó e somente na dela que existe o ''Moreira'' em todas as outras esta apenas ALBERTO ANTONIO e JOSE ANTONIO.

Minha dúvida é: posso enviar os documentos assim mesmo do jeito que estão ou seria bom tentar retificar e tirar o MOREIRA do Alberto e do Jose na certidão de nascimento de minha avó? Alguem com caso parecido ja fez essa retificação ou caiu em exigência por nao ter feito? Vou enviar para o Arquivo Central do Porto.

Obrigado desde ja
Abs

Comentários

  • editado August 2018
    @RicardoThomas pelo q verifiquei o Moreira seria o sobrenome do seu Bisavô e Marco Antonio seria apenas o primeiro nome.Estranho é no assento de nascimento aparecer o nome do pai (Jose Antonio)tb sem o sobrenome.O q vc tem q fazer é tentar ver algum documento que conste o Moreira..para justificar ,ja q a conservatória vai pedir isso.Vc não pode tirar o "Moreira" pq é sobrenome.Quem sabe o Moreira nao venha do pai do Jose Antonio ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.