Mestrado em Portugal - Morar por 2 anos

Pessoal, volto a esse fórum que me foi muito útil quando estava procurando informação sobre como obter a minha dupla cidadania para saber sobre estudos em Portugal. Tenho certeza que vou encontrar gente disponível e bem informada como sempre achei aqui.

Bem, tenho 43 anos, moro em BH, sou casado, tenho 4 gatos e não tenho filhos. Tenho pensado em tirar um ano (ou dois) sabáticos para estudar em Portugal, agora que também sou cidadão daquele país.

Sou formado em Design Gráfico e trabalho com educação a distância. Na minha posição crio vídeos educativos e institucionais, além de ser desenvolvedor web (área de TI).

Bem, eu teria interesse em fazer um mestrado em Portugal que tivesse relação em alguma medida com o que trabalho, pois assim conseguiria, de maneira mais fácil, obter uma licença não remunerada para ter essa experiência.

Sei também que em Porto há boas oportunidades, mas também fui informado que o aluguel nessa cidade anda MUITO CARO. Sendo assim, teria algumas questões envolvendo tudo o que falei:

1 - vale a pena morar na região metropolitana de Porto para gastar menos com o aluguel (não morar em Porto)?
2 - quais outras cidades-pólo eu poderia investigar, considerando possibilidade de fazer o mestrado de 2 anos e gastar menos?
3 - sendo agora também português, tenho algum desconto no valor das dos cursos? (ou algum tipo qualquer de facilitação)
4 - minha esposa precisaria de algum visto especial, mesmo sendo mulher de um cidadão português? (digo para ficar os 2 anos)
5 - é absurdo eu imaginar um cenário onde eu levaria os gatos para morar conosco?
6 - alguém que já passou por isso chegou a conseguir algum trabalho a meio período para ajudar nas contas?

Pessoal, agradeço antecipadamente a todos que contribuírem.

Comentários

  • @Webill, o Porto tem mesmo ótimas escolas para Mestrados nesta área. Veja a por exemplo: FEUP, o ISEP e o ISCAP.

    Respondendo suas perguntas:
    1 – Penso que seja a única possibilidade. O Porto está mesmo caro, e acho que a zona metropolitana fica cada dia mais cara. Sempre que acho o arrendamento meio puxado, entro em algum site de arrendamento e em segundos, passo a achar baratinho rsrsrs.
    2 – Outras opções podem ser as regiões de Aveiro, Coimbra e Braga.
    3 – Tem descontos nos valores das propinas. Portugueses pagam um pouco menos.
    4 – Se já tiver o casamento transcrito, é só solicitar, quando chegarem, o visto de residência de cônjuge de cidadão junto ao SEF.
    5 …. Mais ou menos…. É difícil encontrar voo que permita este tanto de animais. Custamos a trazer dois cãezinhos. Não custa tentar. Compre a passagem aérea por telefone e diga que quer levar. Se comprar pelo site, eles não dizem o espaço para pets.
    6 – Sim, só ter disponibilidade e encontrar emprego. Muitos Mestrados são em regime pós-laboral, permitindo até mesmo, um trabalho full-time.

    PS: se as coisas correrem bem, duvido que vão querer voltar depois dos dois anos rsrsrs.
  • Não sei muito sobre particularidades para levar os pets, mas parece que há algumas exigências de vacinas e chip... Uma amiga minha levou uma cachorrinha, outro levou alguns cachorros (mas outros ficaram por aqui na casa de parentes para levar depois, por questão de vagas nos voos)
    Mas realmente não sei de detalhes.
  • 1, 2- escolha antes seu curso, e depois onde vai morar... nao queira já ir para o Porto. eu comecei assim, mas lá nao tinha nenhum mestrado que queria, acabei ficando com a FCT/Universidade Nova de Lisboa, e me dei bem por ser proximo a Lisboa, mas na margem sul onde é bem mais barato morar.
    use o site http://www.universia.pt/ para ver TODOS os cursos que portugal oferece
    3- desconto considerável na maioria das instituições. eu pagarei 1069 eur por ano, se fosse brasileiro com visto seria 2800 e sendo estrangeiro de pais que nao fala portugues seria 7000 (nem todas as univ dao desconto pra quem vem de pais que fala portugues)
    5- não é absurdo, dá pra se dar um jeito, mas com certeza pode envolver custos maiores
    6- com cidadania é tranquilo de se trabalhar, e consegue-se sim empregos de meio periodo. especialmente na area que atende turismo, se tiver outras linguas
  • editado August 2018
    Sobre a questão dos pets, existem custos extras para cada um:
    - Vacina antirrábica.
    - Exames antirrábica em laboratórios autorizados pela UE (https://ec.europa.eu/food/animals/pet-movement/approved-labs_en). Pelo menos 90 dias antes da viagem.
    - Atestado veterinário.
    - CVI / CZI.
    O atestado tem que ser emitido em no máximo 72h antes de buscar o CVI / CZI.
  • Excelente, pessoal. Como sempre pessoas solícitas e bem informadas. Muito obrigado!
  • Obrigada, @caiodib, por compartilhar conosco sua experiência.

    Sobre pets, aproveito para indicar uma discussão:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8783/como-viajar-com-seu-pet-para-portugal
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.