Mestrado em Portugal - Morar por 2 anos

Pessoal, volto a esse fórum que me foi muito útil quando estava procurando informação sobre como obter a minha dupla cidadania para saber sobre estudos em Portugal. Tenho certeza que vou encontrar gente disponível e bem informada como sempre achei aqui.

Bem, tenho 43 anos, moro em BH, sou casado, tenho 4 gatos e não tenho filhos. Tenho pensado em tirar um ano (ou dois) sabáticos para estudar em Portugal, agora que também sou cidadão daquele país.

Sou formado em Design Gráfico e trabalho com educação a distância. Na minha posição crio vídeos educativos e institucionais, além de ser desenvolvedor web (área de TI).

Bem, eu teria interesse em fazer um mestrado em Portugal que tivesse relação em alguma medida com o que trabalho, pois assim conseguiria, de maneira mais fácil, obter uma licença não remunerada para ter essa experiência.

Sei também que em Porto há boas oportunidades, mas também fui informado que o aluguel nessa cidade anda MUITO CARO. Sendo assim, teria algumas questões envolvendo tudo o que falei:

1 - vale a pena morar na região metropolitana de Porto para gastar menos com o aluguel (não morar em Porto)?
2 - quais outras cidades-pólo eu poderia investigar, considerando possibilidade de fazer o mestrado de 2 anos e gastar menos?
3 - sendo agora também português, tenho algum desconto no valor das dos cursos? (ou algum tipo qualquer de facilitação)
4 - minha esposa precisaria de algum visto especial, mesmo sendo mulher de um cidadão português? (digo para ficar os 2 anos)
5 - é absurdo eu imaginar um cenário onde eu levaria os gatos para morar conosco?
6 - alguém que já passou por isso chegou a conseguir algum trabalho a meio período para ajudar nas contas?

Pessoal, agradeço antecipadamente a todos que contribuírem.

Comentários

  • @Webill, o Porto tem mesmo ótimas escolas para Mestrados nesta área. Veja a por exemplo: FEUP, o ISEP e o ISCAP.

    Respondendo suas perguntas: