Cidadania Portuguesa

Bnte a todos,
Sou filho de porutugues , (falecido há 16 anos) que teve uniao estavel e 3 filhos aqui no Brasil .
Minha mae recebe a pensao do meu pai pelo INSS, oque prova a uniao estavel dela.
Agora desejo a cidadania portuguesa .,Posso realizar o processo por Portugual ou por Consulado aqui no Brasil?
Qual o caminho mais vantajoso e seguro?
Obrigado

Comentários

  • @Alberto se seu pai foi o declarante do seu nascimento vc pode entrar com o processo direto no ACP do Porto.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
  • Vlad Pen Boa noite,
    No forum acima indicado constam duvidas diversas, alem da minha.....
    Seria possivel listar um resumo de passo a passo para Cidadania Portuguesa atraves do ACP do Porto ?
    Obrigado
  • @Alberto documentos para atribuição de nacionalidade portuguesa .

    Assento de nascimento do português( seu pai)
    Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada .
    Copia do R.G.apostilado
    Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade
    Vale Postal ou pgto por cartão de crédito internacional de € 175 euros.

    Endereço para entrega do vale postal e documentos:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest

    Manual de como preencher o formulário 1C:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest


    Envie os documentos para ACP do Porto.
  • Sr Vlad |Pen,
    Sim , iniciarei o processo e me encontro extremamente grato por sua orientaçao...
    Novas duvidas , tomarei a liberdade de entrar em conatto novamente...
    Existe um custo da sua impar ajuda?
  • Ainda...
    - Vale entrar em conatto no ACP do Porto para avisar ou acompanhar do envio dos documentos de Naturalizacção?
    - Caso não, como acompanhar o processo em andamento?
    - O custo final do processo Consulado RJ X ACP do Porto? Existe uma economia em termos percentuais ?
    Obrigado
  • editado August 2018
    @Alberto existe uma pequena economia em fazer o processo direto em ACP do Porto e tb o tempo na conclusão do mesmo.Para acompanhar o andamento do processo tem q ligar na linha de registro :
    (351) 211 950 500 opção 1 e depois opção 1 novamente.
  • Vlad...mto grato novamente...
  • Sr Vlad,
    Esta em andamento a reuniao dos docs acima, porem surge novas duvidas:
    1- Tenho 3 filhos, 1 de um primeiro casamento e 2 dois do recente. Nao sou xasado ainda com minha atual companheira.., mas estamos em vias de realizar o casamento em cartorio..
    Apos a minha nacionalidade aprovada..posso posteriormente fazer a deles? Apos casamento ?
    No aguardo
  • editado September 2018
    @Alberto a princípio vc não precisaria transcrever os dois casamentos sendo vc o português declarante do nascimento dos filhos fazendo por ACP , mas a conservatória pode exigir a regularização do seu estado civil desde o primeiro casamento ou seja.. teria q transcrever o primeiro casamento , homologar o divórcio em Portugal e transcrever o segundo casamento.Lembrando q por lei é obrigatório todo português manter seu estado civil atualizado.
  • Entendi,
    Confirmando entao...
    1- Obtenho primeiro a minha nacionalidade, pois sou filho de portugues falecido
    2- Apos isso, providencio a regularização do meu estado civil desde o primeiro casamento ou seja.. teria q transcrever o primeiro casamento , homologar o divórcio em Portugal e transcrever o segundo casamento
    Correto?
    No aguardo e desde ja agradeço muitissimo
  • @Alberto..exatamente isso.
  • Sr Vlad,
    Ajudarei a outros como tem me ajudado.
    Obriagdo
  • Sr Vlad, ..b dia.
    Avançando......
    1- Tenho assento de nascimento de meu pai portugues ORIGINAL E filha unica...teria que enviar esta?
    2- Preciso retirar uma 2 via da mnha certidao de nascimento no cartorio...porem deve ser de inteiro teor (como costuma pedir o consulado) ou uma 2 via normal e depois levar para apostilar?
    Ja agradecido...aguardo
  • @Alberto

    Se a certidão do seu pai já estiver informatizada,pode mandar uma cópia simples
    A sua certidão de nascimento terá que ser de inteiro teor reprográfica(xerox do livro) original e apostilada
  • Alberto GaiaAlberto Gaia Member
    editado October 2022

    Maria Nélida., ..b dia.

    Após esse bom tempo que se passou de nosso ultimo contato, somente agora estou em condicoes reais de terminar esse processo.

    Poderiam me informar , se mudou algo ou posso enviar toda minha documentação para o ACP do Porto ainda?

    Obs: Sou Filho de Pai Portugues falecido ha 20 anos e mãe Brasileira viva de 80 anos, tenho 59.

  • editado October 2022

    @Alberto Gaia , o ACP continua sendo a Conservatória mais rápida e segura. Os processos de filhos têm levado uns 6 meses.

    Pague os emolumentos com cartão de crédito internacional, de preferência da bandeira Visa (Mastercad tem apresentado problemas), no link - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Pode usar o cartão de qualquer pessoa, tomando o cuidado de colocar seu nome como REQUERENTE.

    Confirmado o pagamento, vai receber, pelo e-mail cadastrado, o Formulário 1C com o recibo no cabeçalho.

    Imprima frente e verso, colorido, preencha sem rasuras e leve a qualquer cartório de notas para ser assinado e ter a firma reconhecida por autenticidade.

    Ao formulário, junte os seguintes documentos:

    Cópia simples da certidão de nascimento portuguesa de seu pai;

    Sua certidão de nascimento, por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação.

    Mande para o

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Em até 30 dias após a chegada da documentação, receberá, pelo email, o número do processo e a chave de acesso ao site da nacionalidade. Olhe a caixa de entrada e o spam.

    Boa sorte!!

  • Sra Leticialele, ,to obrigado por sua atenção.

    Somente gostaria de saber se tenho outra de pagamento, pois meu cartão é somente nacional.

    No aguardo

    Alberto

  • Sra Leticialele, ,,mtoto obrigado por sua atenção.

    Somente gostaria de saber se tenho outra opção de pagamento , pois possuo somente no mmento cartao de credito naci

  • @Alberto Gaia

    Infelizmente, o cartão deve ser internacional e com bandeira Visa.

    É preferível usar um virtual, de app.

    Vc pode tentar usar um Vale Postal, mas como caiu em desuso e por ter prazo de validade não é recomendável o seu uso.

    Vc pode usar o cartão de um amigo ou parente.

    É só colocar o nome do cartão nos campos próprios e no do Requerente mais abaixo.

    Coloque o seu email para receber o formulário.

    Há algum tópico a respeito aqui no fórum.

    Procure por "token" e vc achará.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @Alberto Gaia

    O link com o pgto por cartão.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21751/tempo-para-receber-confirmacao-de-pagamento-do-formulario-1c

    ===

    As agências que fazem o VP*:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/13363/indicacao-de-ag-dos-correios-no-rio-de-janeiro-e-sao-paulo-que-aceitam-o-vale-postal-para-irn-ip

    *Muitas delas podem estar desatualizadas.

    É bom a leitura completa do tópico.

  • @Alberto Gaia Lendo os comentários não obtive uma certeza: o teu pai é Português nato ou foi naturalizado?

    Sendo o teu pai português naturalizado, o processo de nacionalidade só é possível antes que você complete a maioridade. Sendo ele nascido em Portugal, a nacionalidade pode ser solicitada a qualquer momento.

    Aproveito para comentar que, embora as conservatórias peçam por cópia reprográfica a certidão de nascimento em inteiro teor, a digitalizada, em inteiro teor, e apostilada, também é aceita pela maioria.

    A conservatória dos registos centrais de Lisboa é a mais demorada, e, de uma forma geral, o Arquivo Central do Porto costuma ir mais rápido para esse tipo de processo. Mas tudo depende da época do ano e da quantidade de processos.

    Recentemente ambas as conservatórias citadas têm demorado para atualizar os processos quando é consultado o andamento pela internet, por isso não se assustem se o processo estiver na etapa 1 (bolinha 1 do site) e permanecer dessa forma durante longos meses e, de repente, saltar para a etapa 6 (bolinha 6). Isso é muito comum. A falta de atualização no site quando consultamos o andamento não implica, necessariamente, que o processo não esteja tramitando.

    Espero ter ajudado.

  • Alberto GaiaAlberto Gaia Member
    editado November 2023

    Boa Tarde prezados.

    Alguem pode me ajudar confirmando se meu procedimento apra obter minha nacionalidade continua sendo os procedimentos abaixo, ou mudou alguma coisa de 3 anos para ca?

    Sou filho de Portugues, e uma brasileira, tenho 60anos e nascido no Brasil [pai ja falecido e mae viva].


    Documentos para atribuição de nacionalidade portuguesa .:

    1-Assento de nascimento do português( seu pai)

    2-Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada .

    3-Copia do R.G.apostilado

    4 - [ Ha a necssidade de alem de apostilar no cartiorio, reconhecer as certidoes,o consulado portugues e no Itamaraty? ].

    5-Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade

    6-Vale Postal ou pgto por cartão de crédito internacional de € 175 euros.


    Endereço para entrega do vale postal e documentos:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest

    Manual de como preencher o formulário 1C:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest

    Envie os documentos para ACP do Porto.

  • Sr Alan Nogueira..muto obrigado por sua ajuda.. Estarei seguindo os passos atualizados. Fica n paz.

  • Boa tarde a todos,

    Gostaria de tirar uma dúvida, eu e minha filha temos a cidadania portuguesa, já fiz a transcrição do meu casamento. Meu esposo é descendente tb de Portugueses, porém seus pais são falecidos. Minha dúvida:

    • É mais fácil tirar a cidadania dele como neto de Português ou pelo casamento?
    • É os valores são os mesmos 175,00 euros?

    Desde já agradeço a orientação de vocês.


    Abraços


    Luciana Loureiro

  • @LULOUREIRO se ele é filho de portugueses, é mais facil e muito mais rápido pedir como filho; se é neto de portugueses, também é uma boa opção e a taxa é essa; se for pedir como conjuge a taxa se nao me engano é 250 euros, o tempo do processo é longo como o de neto. A grande questão é se ele possuir filhos anteriores ao casamento contigo, vale mais a pena pedir como descendente (filho ou neto), pois como conjuge dependendo do caso pode não abarca-los. Mas bom que vocês têm varias opções a considerar, mas, resumindo, se ele for filho de portugues siga pela linha de filho.

  • Boa noite!


    Semana passa conversando com um amigo, ele disse que a conservatória sinalizou que ia agilizar o prazo de análise dos processos....


    Alguém tem conhecimento dessa informação, se as conservatórias se pronunciaram sobre isso ?

  • @AlanNogueira os pais dele não tem a cidadania e como são falecidos teria que ser pelo AVô, como neto mesmo.

    muito obrigada pelos esclarecimentos.

    abracos


    Luciana Loureiro

  • MarturgMarturg Member

    @texaslady, muito obrigado! ;)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.