Onde está mais rápido?

Amanda BorgesAmanda Borges Member
editado August 2018 em Processos de Atribuição
Boa Tarde!

Estou organizando os documentos para atribuição de cidadania portuguesa de minha mãe como neta de português (o pai dela que era filho do português e o avô que era o português já são falecidos) e gostaria de saber, no momento, para qual Conservatória devo mandar o processo para um andamento mais rápido?

Comentários

  • A Conservatória mais rápida na conclusão de processos de atribuição é o Arquivo Central do Porto (ACP). Em média eles levam de 30 a 60 dias para realizar isso.

    O endereço deles é.

    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setúbal, 328
    4200-498
    Porto

    Se sua mãe for casada terá de fazer a transcrição do casamento dela. Para isso, o melhor lugar é em Ponta Delgada, nos Açores. Lá eles levam uns 30 dias para concluir com um processo desses.

    Só lembrando que você deve fazer um processo de cada vez.
  • Amanda BorgesAmanda Borges Member
    editado August 2018
    @Pedro obrigada!!

    Minha mãe é divorciada. Ela precisa fazer a transcrição de casamento para requerer a cidadania dela ou somente quando for requerer a minha?

    E como proceder quando eu for tirar a minha cidadania, tendo em vista que meu pai foi o declarante da minha certidão de nascimento.
  • @Amanda Borges para você conseguir a sua ela terá de fazer a transcrição. Não tem jeito de escapar disso, infelizmente. Quanto à homologação do divórcio, não será necessária.

    No caso do declarante ser seu pai o declarante não será problema.
  • @Pedro Antonio Pereira Jr. então ela irá tirar a cidadania dela normalmente e depois quando eu for tirar a minha ela só precisa fazer a transcrição de casamento?
  • @Amanda Borges não. Ela terá de fazer o processo de atribuição primeiro, depois a transcrição do casamento dela e só aí é que você pode iniciar o seu.
  • Um mês depois, a ACP continua sendo a mais rápida para atribuiçao, por correio?
  • @Natália Medeiros por enquanto sim, a ACP tem finalizado na média em até 65 dias, segundo a planilha de atribuição que é alimentada pelos foristas. E se for menor de idade, a conservatória de Tondela, é a que tem finalizado em um tempo menor.
  • @blancout,

    Nossa, que ótimo!! Fiquei desanimada quando meu primo disse que enviou p/ Ovar em novembro e até agora nada!

    Obrigada!
  • @Natália Medeiros avise seu primo que Ovar não notifica quando termina os processos. Eu mandei o processo de minha avó para lá e só fiquei sabendo da conclusão quando pedi a certidão no civilonline e lá já constava a transcrição do casamento dela.
  • @blancout Ovar notifica sim por e-mail quando o processo é finalizado..aliás, é a única conservatória que faz isso.
  • @Vlad Pen comigo não aconteceu, tive contato com a Sra. Lurdes Dias em janeiro desse ano, e a mesma me informou que a atribuição ainda não havia sido feita. Em julho desse ano resolvi testar a civilonline e pedi a certidão de nascimento da minha avó e para minha surpresa, constava no final da certidão o averbamento do casamento dela. Por esse motivo incentivo aqueles que estão aguardando processos de Ovar desde o final do ano passado a pedirem uma cópia no civilonline, de repente bingo !
  • Ola! Acabei de ler que não precisa fazer a homologação do divórcio, é isso mesmo? No meu caso sou divorciada e após fazer a minha atribuição e for fazer a dos meus filhos, só preciso fazer a transcrição do meu casamento? E aquela questão de contratar um advogado em Portugal pra resover o divórcio? Não é mais necessário? Espero que seja isso mesmo rs

    Outra pergunta, meu filho tem 15 anos e minha filha 20. Vcs sabem até que idade é considerado menor?

    Muito obrigada

    Abraços
  • @MarciaJones no seu caso não precisa transcrever o divórcio. Menor de idade é ate os 18 anos incompletos.
  • Vlad Pen

    Que boa notícia! Muito obrigada mais uma vez!

    Abraços

  • Em um grupo do Facebook que participo falaram que a ACP do Porto não recebe processo de atribuição para netos e que somente em Lisboa eles fazem esse tipo de cidadania e que lá está levando em torno de 1 ano e meio para completar todo o processo. Queria saber se isso é verdade?
    Obrigada!!!
  • @Amanda é exatamente isso...atribuição para netos somente em Lisboa e os prazos para mais de 1 ano cumprindo todas as exigências.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.