Entrando em Portugal só com cartão de cidadão e Passaporte brasileiro.

editado August 2018 em Outros assuntos
Por gentileza, pesquisei e até achei, só que faltava o fato da passagem de volta e imigração, vamos à pergunta:[apagado]
1-Posso eu sair do Brasil como ident. brasileira e passaporte brasileiro, e entrar em Portugal somente com o cartão de cidadão?
obs: comprei só passagem de ida, SEM passagem de volta.


Comentários

  • Isso irá responder a sua pergunta:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/64829/#Comment_64829

    O tópico em si é bem aproveitável, mas essa postagem vai ao que você quer.
  • @Badaró Roberto, pode sim. Tendo o Cartão do Cidadão é suficiente.
    OBS: vai ficar sem o carimbo da chegada em Portugal no Passaporte brasileiro.
  • @Pedro Antonio Pereira Jr. .........Tinha visto esse post porém não menciona o fato de não possuir passagem de volta.
  • @BadaróRoberto vc como cidadão português não precisa de passagem de volta.
  • Cheguei deu tudo certo, tem uma fila separada para cidadãos da UE, apresentei o cartão cidadão e só perguntaram de onde eu estava vindo. Obrigado a todos.
  • Pessoal, tirei meu cartão cidadão e passaporte no Consulado do Rio de Janeiro, entretanto a entrega do passaporte não ocorreu no prazo de 12 dias úteis estipulado pelo Consulado.

    Estava com viagem marcada para Portugal para fazer mestrado e tive que vir pra cá somente com o cartão cidadão e passaporte brasileiro.
    Fiz conexão em Madrid e na imigração carimbaram meu passaporte brasileiro pois não aceitaram o cartão cidadão como documento.
    Ou seja, sou portuguesa, estou aqui fazendo mestrado mas dei entrada na Europa como brasileira.

    Entrei em contato com a Divisão Consular de Portugal e me responderam:
    "Se a pessoa em causa tem efetivamente a cidadania portuguesa, não necessita de sair e voltar a entrar com um documento de viagem português para ficar legal.

    Se já é portuguesa tem todo o direito a estar no país.”

    Porém ainda tenho dúvidas se isso pode me trazer algum problema enquanto brasileira.

    Alguém sabe me dizer algo sobre isso? Se tenho como regularizar a questão do meu passaporte brasileiro em algum órgão? Ou se preciso mesmo sair do espaço Shengen para carimbar minha saída no passaporte brasileiro e retornar como brasileira?

    Se sim, quais países na Europa eu deveria ir para conseguir carimbar minha saída?

    Obrigada!
  • @Paula...
    Não creio que você precise "Sair" do espaço Shengen para carimbar seu passaporte Brasileiro...já li aqui no Fórum sobre caso semelhante...Salvo engano a pessoa foi até o consulado do Brasil em Lisboa para regularizar a questão do Passaporte carimbado...
  • @Nilton Hessel Obrigada! Vou procurar aqui no fórum essa informação.
    Entrei em contato com o Consulado brasileiro e fui direcionada a buscar informação com o SEF.
    Mandei email mas ainda não me responderam... acredito que eles estejam muito atribulados por lá. Espero co seguir algo.
    Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.