TRANSCRIÇÃO DE ÓBITO

Meu avó português nascido em 1918 - casado com brasileira .. e falecidos já !! Fazendo a transcrição de casamento é necessário fazer a de óbito também pra se tirar a minha cidadania ?

Comentários

  • não precisa transcrever obito pra fazer cidadania dos descendentes
  • Obrigada !! mas pode cair na exigência pra tirar ? Lá de Pt ? ou de boas ? Pq já li que todas as certidões que tirei do meu avô / avò/ pai e minha (casamento - nascimento)...tem averbação dos óbitos dos meus avós !! E porque será que o consulado exige isso ?? to com um pouco de medo de não fazer,
    por isso a pergunta !!
  • @RederLopes somente o consulado exige transcrição de óbito.
  • ebaaaa
    Obrigada
  • estou com duvida !! as conservatórias de Portugal são interligadas? Pq ja li no forum mesmo que as conservatórias de transcrição não são todas que fazem. mas onde meu avo foi registrado no nascimento é diferente das que fazem transcrição...não sei se me expressei direito ..mas minha duvida é essa...posso mandar os documentos de transcrição pra uma conservatória ou freguesia , sei la o nome certo, que não foi onde meu avô nasceu !!
  • @Reder Lopes

    Pode fazer a transcrição por qualquer conservatória que tenha essa competência
    No momento,a melhor opção está sendo Ponta Delgada
  • joia ...obrigada
  • @vlad pen, dei entrada na transcrição de óbito meu pai no consulado RJ. Pergunto: qd averbado na certidão nascimento, na da minha mãe será averbado que agora ela é viúva? Ambos portugueses.
  • Marta DonatoMarta Donato Member
    editado August 2018
    Boa tarde!!
    Li, em outro tópico que, se no assento português constar só o primeiro nome, como é o caso dos meus avós, ambos portugueses (ele nascido em 1902 e ela em 1903) , é necessário enviar também a certidão de óbito para a transcrição do casamento realizado aqui no Brasil em 1929.. É isso mesmo?
    Já pedi a transcrição de casamento em inteiro teor digitalizada.
    Outra pergunta: tenho as certidões de nascimento dos meus dois avós, expedidas pela Conservatória de Mortágua em 2012. Há algum problema pelo fato de serem antigas? Devo enviá-las no original, para a transcrição do casamento?
  • editado August 2018
    @aurorasantos sim

    @marta , envie a copia dos originais para a transcrição de casamento.
  • @vlad pen, obrigada.
  • @vlad pen, bom dia, vc tem ideia do tempo que leva a certidão pra chegar em casa. E outra coisa, não gerou boleto, como descrito no site do consulado.
  • @Aurora. Vc esta fazendo a transcrição de casamento pelo consulado?
  • @Vlad, é de obito do meu pai, já fiz minha nacionalidade e o casamento já estava averbado em portugal. Precisarei da de obito, por que no futuro, qd minha mãe falecer(alzeimer) precisarei do obito dela tb transcrito, para me habilitar como herdeira de uma conta bancaria. Já dei entrada pelo consulado do Rio.
  • @aurora o consulado do Rio de Janeiro não emite boleto.Vc tem que pagar por cartão de débito.
  • @Vlad pen, após dois meses, transcrição de óbito enviada em 20.08.18, recebo hoje email do consulado do Rio , me pedindo o comprovante do pgto do boleto bancário de R$31,00. Como moro perto fui lá e falei com a pessoa que não foi emitido boleto e se poderia pagar no débito, e assim foi feito.e levei a certidão na hora. Segundo informação do atendente alguns serviços ainda emitem boleto.

    Só como forma de informação.

    Agradeço a todos pelas diversas ajudas..Sempre recomendo pra quem precisa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.