Posicionamento - Processo de atribuição - Ajuda

Bom dia! Poderiam me auxiliar?
Enviei meu processo para nacionalidade para o Arquivo Central do Porto.
Enviei email questionando sobre meu processo e eles respondem:

"xxxxx/18 Arquivo Central do Porto
Reencaminho por se tratar de processo deste serviço.

Maria da Conceição Girão
IRN"

Ok, eles me mandaram o número do processo, mas como saber se está ok?
Eu recebo em casa? Como funciona?

Obrigada a todos!!!

Comentários

  • editado July 2018
    Primeiro de tudo: não telefone, nem envie mensagens para o ACP. Eles são poucos para darem conta de tantos processos. As próprias Conservatórias insistem para que as pessoas não façam isso e que, caso queiram saber de algo, procurem ligar na linha de registro (LR).

    O telefone da LR é (351) 211 950 500. Ao ser atendida tecle a opção 1 e, em seguida, a tecla 1. Informe a eles o número do processo. O horário de atendimento deles vai das 5 da manhã até à 1 da tarde, hora de Brasília. A melhor opção para ligar para lá sem gastar muito é comprando o pacote de minutos ilimitados do Skype para linhas fixas portuguesas. Custa só R$ 10,50 e ele pode ser adquirido aqui: https://secure.skype.com/calling-rates/Portugal?language=pt-br (clique em "saiba mais" para acessá-lo).
  • O q o @PedroAntonio disse é verdade.As conservatórias pedem insistentemente para nao enviar e-mails e nem ligar.Nosso fórum é visto pelas conservadoras , inclusive pela Sra Maria da Conceição Girão.
  • Para quem não sacou quem é essa senhora que o @Vlad mencionou: ela é oficial de registros na Conservatória de Lisboa. Ou seja, é alguém de muita importância.

    Por isso fiz questão de frisar essa informação antes de te dar a dica sobre a LR pois esse é um erro que muitos cometem logo de início por aqui.
  • Peço desculpas por ter enviado email. Nao irá mais ocorrer. Agradeço a ajuda de todos.

    Recebi a confirmação por email de q foi tudo ok e já tem o número de registro... Agora o cartão cidadão e passaporte faço pelo consulado correto ?

    Outra dúvida, iniciarei meu processo de nacionalidade. Mesma coisa, sou filha de português mas sou casada.
    Qdo eu mandar a documentação preencho o formulário com dados de casada ou solteira? (Pois na certidao de nascimento inteiro teor constara o casamento).
    Eles farão já meu casamento ou são processos distintos?

    Agradeço novamente e fico no aguardo.
  • @Amarilis no requerimento vc sempre coloca o estado civil atual. Sua transcrição de casamento só é necessária na hora q for atribuir filhos apesar q é obrigatória fazer .
  • Pessoal uma ajuda... sou casada e mudei o nome... na minha certidão de nascimento cópia do livro aparece anotação dizendo que casei e mudei de nome. Devo enviar também certidão de casamento ?
  • Consta na certidão de nascimento o nome pelo qual passei a assinar.
    Devo enviar também certidão de casamento? Se sim, cópia simples?
  • @Amarílis Romanholi

    Se na certidão de nascimento reprográfica já tem averbado o casamento,não precisa mandar a certidão desse casamento
  • Obrigada!!!
  • Olá pessoal... postei os documentos de cidadania no dia 19/09 e desde 24/09 tá parado na fiscalização aduaneira...
    Mandei da minha irmã no mês passado e foi super rapido pra chegar na IRN... mais alguém está com o processo parado na aduaneira? Realmente tá levando um tempo pra chegar ao destino?

    Obrigada!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.