Processo de atribuição gerou registro com nome da mãe errado

Prezados,

No início do ano consegui a cidadania da minha tia. O processo foi feito na ACP do Porto. Com o número do registro dei entrada no processo de transcrição de casamento dela na 4ª CRC do Porto. Nesta data, a 4ª CRC me informou que há uma divergência no nome da mãe da minha tia. No registro português consta MARIA DA LUZ MARTINS e na certidão de casamento brasileira consta MARIA MARTINS RUY. Já verifiquei os documentos apresentados no processo de atribuição da minha tia e já constava o nome correto da mãe dela como MARIA MARTINS RUY (tanto na inteiro teor como na reprográfica já constava a correção do nome de MARIA DA LUZ MARTINS para MARIA MARTINS RUY). Entendo que houve um equívoco da ACP na hora do registro. Alguém sabe como devo proceder? Será que se eu mandar as certidões de nascimento da minha tia, inteiro teor e cópia reprográfica, apostiladas, para a 4ª CRC, informando o número do processo de atribuição na ACP eles fazem a correção? Ou terei que tratar isso com a ACP?

Comentários

  • @sandromsilva envie um e-mail para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e explique a situação.
  • Estou com um caso semelhante, acabei de receber a carta de Portugal com o minha certidão de nascimento de Portugal, mas trocaram o a ordem do sobrenome da minha mãe de "Viana Freitas" para "Freitas Viana".
    Enviei um email em 31/07 para :
    rcentrais@retificacoes.irn.mj.pt
    registos.centrais@irn.mj.pt
    rcentrais@retificacoes.irn.mj.pt (Retornou que o que o e-mail não existe)

    Mas ainda não tive retorno.

    Tentei ligar em um telefone de um outro topico do forum, mas só toca e ninguem atende.

    Alguma outra ideia?

    Grato

  • @Sergio o e-mail rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt sempre funcionou.
  • Mas teria ideia do tempo de resposta para pedido?
  • @sergio nao demora mais q 2 dias
  • Obrigado @VladPen vou monitorar, enviei o email em 31/07 e vamos ver se até semana que vem chega algo.

    Grato
  • Creio que a demora na resposta se dê por conta da greve do IRN. É capaz que você a obtenha na semana que vem, pois hoje termina esse evento por lá.
  • Recebi hoje de manhã o email da rcentrais.retificacoes repassando o mesmo para Tondela com o texto "Para os devidos efeitos, reencaminho."
    Vamos ver se Tondela responde rápido.

  • @Sergio comigo se deu o mesmo. Eles redirecionaram o meu email para o ACP. Felizmente, tinham me dado a dica de enviar um email para lá, para a correção do documentação, e aí o fiz ainda semana passada. Vamos aguardar.
  • Alguém tem ideia do tempo para que a correção seja feita?
    Marquei no consulado para pedir o cartão cidadão em 14/01 e antes gostaria de transcrever o casamento e iniciar o pedido de atribuição para minha filha.
    Como se trata de um erro interno, acredito que a correção deveria ser mais rápida que os 4 meses para a emissão da certidão.
  • @Sergio,

    até bem pouco tempo, demorava de 15 dias a 1 mês.
  • Um mês passado e até agora nada, como eu pedi a certidão online consigo pedir ela para ve se foi atualizada.
    Tento ligar para Tondela para pegar um status mas nunca consigo que alguém atenda.
    Como conseguiria um status do processo?
  • MarceloDFMarceloDF Member
    editado September 2018
    @Sergio, se você já tem uma chave válida do civil online, envie um e-mail para civilonline@irn.mj.pt, informe que havia um erro e você solicitou correção. Pergunte se a correção foi feita e caso afirmativo, se eles poderiam atualizar o documento para download. A correção é feita através de uma averbação na parte de baixo do documento.
  • @Sergio, em tempo: se o nome aparece errado na tela inicial do civil online, é porque a correção ainda não foi feita... Nesse caso teria que aguardar para então solicitar a atualização do documento como sugeri acima.
  • Na tela inicial do civil online o nome sempre apareceu correto, quando peço para baixar o documento (word) que o nome vem trocado.
  • @Sergio, então a correção foi feita. O documento não muda porque foi gerado antes. Neste caso solicite a atualização por e-mail para que conste a averbação da correção.
  • MarceloDF

    O que falei foi que desde antes do pedido na primeira tela depois de entrar com o codigo aparecia o nome correto, quando péço par afazer o download vem errado.
    Na certidão que me foi enviada por correio tambem está errada.

    É realmente um erro estranho, porque em um lugar aparece certo e no outro errado.
  • Pessoal,

    Depois de enviar email pedindo esclarecimentos para CRCentrais - Retificacoes e este redirecionar para CRC Tondela, tive a confirmação da correção do nome da minha mãe.

    Aproximadamente 2 meses para a confirmação e foi necessário pedir um novo pedido de certidão online, o documento não é atualizado automaticamente depois do novo averbamento.

    Obrigado pela ajuda

    Sergio
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.