Não recebi confirmação de Portugal, como saber se o processo deu certo?

Olá! Chamo-me Gabriel e fiz, junto com meu irmão, o requerimento da cidadania para o nosso avô Carlos Pereira da Costa, que é filho de português. Mandei os documentos para o Arquivo Central do Porto em março/abril. Em maio, pediram novos documentos (pois o meu avô tem exatamente o mesmo nome do pai); quando mandamos e-mail perguntando sobre o andamento do processo, não nos responderam. Ligamos para a Linha de Registro inquirindo sobre o mesmo e nos deram o número do processo em andamento. Algum tempo depois, ligamos de novo e nos deram um número de assento de nascimento; entretanto, eu liguei no Consulado em São Paulo para pedir mais informações e eles não encontraram registro nem do nome do meu avô, nem do número do assento. Não sei o que fazer. Devemos esperar que eles entreguem alguma confirmação pelo correio? Devo requerer algum documento pelo Consulado no Brasil? Afinal, quando tudo estiver pronto, qual documento vamos receber no Brasil? Gostaria da ajuda de vocês, e já lhes agradeço.

Comentários

  • Quando é concluída a atribuição mandam o assento pra sua residência. Por vezes demora, mas uma hora chega. Se a aflição estiver muita e tiver 10 euros "sobrando", pode pedir uma certidão pelo Civil Online.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia#latest
    OBS: A rigor, para pedir a nacionalidade do seu pai basta informar o número do assento do seu avô e/ou dados de nascimento (local, data, filiação, etc) no formulário 1c, não precisa nem mandar nenhum documento.
  • Provavelmente o assento ainda não tinha sido integrado na Conservatória dos Registos Centrais, aguarde um pouco mais e envie um nov email perguntando.
  • Boa Tarde!
    Enviei o processo de transcrição de casamento para CRC de Ponta Delgada. Vi que a documentação já chegou lá, mas como saber se deu certo? Eles costumam fazer algum contato?
    Obrigada
  • @patriciadias só entram em contado se houver alguma exigência, do contrário, você receberá o assento em casa entre um dois meses após o envio.
  • @patriciadias há um jeito de você descobrir se a transcrição foi aprovada ou não, que é através do civilonline: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9911/uma-maneira-indireta-de-acompanhar-a-transcricao-de-casamento-via-civil-online-se-alterou-nome

    É um macete simples, mas de boa ajuda. Assim não precisa esperar o assento chegar na tua casa.
  • @Pedro Antonio Pereira Jr., faltou comentar, tem o custo de 10 euros.
  • @Rbt Wagner se eu não mencionei no link mencionará...
  • Obrigada @Rbt Wagner e @Pedro Antonio Pereira Jr
  • Obrigado, @jhmelman !
  • Gostaria de tirar uma dúvida, fazem 3 meses (11/05/2018) que enviei via correios para a conservatória do Porto o pedido de cidadania para filha de portuguesa, e liguei recentemente la, e me informaram não há registro de nenhum processo em nome da avó da pessoa para quem dei entrada e estou solicitando a cidadania. Tenho toda comprovação que os documentos foram recepcionados pela conservatória, mas me ocorreu que na hora de fazer o pagamento da taxa de 175 euros, o funcionário (nosso) ao invés de preencher com os dados da vovó da minha amiga, preencheu com os dados dele próprio, que era apenas quem estava postando no correio diretamente em Portugal!. O cheque deve ser preenchido em nome do solicitante, correto? Seria esse o motivo de não encontrarem a entrada do processo? Tem como Reverter isso? Qual deve ser os passos para corrigir isso? Agradeço quem puder me instruir!
  • Olá, vi que existe uma planilha da 3 CRC Atribuição, quem administra ela? Posso incluir meu processo? Enviei meu processo em Junho/18 para Porto e estou aguardando a resposta deles.
  • @Jaqueline envie um e-mail para rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt e explique a situação.
  • @Flavia qual conservatória vc enviou o processo? 3CRC ou ACP do Porto.
  • editado August 2018
    Vlad Pen.

    Boa tarde.
    Acabei de receber via correio aqui no Brasil o numero do processo, e infelizmente caiu em exigência de retificação de documentos. O prazo no entanto é pequeno, 20 dias , prorrogável de mais 30 dias.
    Alguém indica um advogado que seja hábil para fazer as retificações de sobrenomes?
    Pediram também a prova de Vida da requerente, que já estou providenciando.
    Outra questão é no caso da divergência de sobrenome ocorrer também dos registros portugueses, como deve ser o procedimento? Exemplo: o registro da pessoa que transmitira a cidadania portuguesa, o pai dela esta como Joaquim Antonio Coelho, e o registro da filha Brasileira está como nome dos avós Antonio Coelho, sendo que em outros documentos dos irmãos da portuguesa que transmitira a cidadania Portuguesa o nome do pai está como Joaquim Antonio Coelho, mandando os registros dos demais filhos, ajudaria? ou teremos que retificar mesmo apenas no registro da requerente?
    é possivel prorrogar esse prazo dado pela conservatória do Porto ao mandar apenas os documentos que já temos corrigido?
    O que ocorre se não conseguirmos retificar esses documentos no tempo estipulado pela pela conservatória?
    agradeço a atenção
  • editado August 2018
    @JaquelineArantes, vc terá que estar de posse do Assento de nascimento português e com ele ir ao cartório onde foi registrado o requerente e ver os trâmites para retificação.Talvez tenha que contratar um advogado para isso.Os outros documentos dos demais filhos não servem para efeito de retificação para esse caso.O prazo pode ser estendido e o processo fica em aberto durante 6 meses ,depois disso é cancelado e arquivado.
  • Vlad Pen.
    Obrigada mais uma vez.
    Tentamos pedir essa retificação extra judicialmente (que hipoteticamente é gratuita, pois o erro foi do cartório, mesmo sendo há 100 anos atrás), direto no cartório, o juiz se negou, alegando que deveríamos COMPROVAR a relevância desse pedido, mesmo nós alegarmos no pedido impresso, via correio com documentos com firma reconhecido, os formulários do pedido de cidadania preenchido, o registro português com os nomes corretos. Ele pediu apostilamento do documento Português e a comprovação da relevância, mas não deu esperança de correção. Os advogados cobram R$ 3.500,00 (2 meses de prazo) ou R$ 1.600,00 (6 meses de prazo) para corrigir os documentos de todos os filhos, cerca de 10 pessoas que herdaram o mesmo erro, para nós o problema não é o dinheiro, mas os prazos. A requerente tem 87 anos e saúde frágil. e ela é a ultima ligação com Portugal para os netos, que já perderam os pais.

    Como diria o personagem Chaves: "Quem poderá nos socorrer" diante de tanta burrocracia?

    Quem pode indicar outro advogado?
    Eu já fiz toda as pesquisas e fiz um compilamento de todos os erros nos registros e onde pedir as retificações, ou seja esta tudo mastigado.
  • @Jaqueline só tome cuidado em não cair nas mãos de advogados " picaretas".
  • Pessoal uma dúvida antes de mandar minha atribuição para o Porto.
    Quando mando-a a documentação recebo algum números e processo pra saber que foi dado entrada? Quando recebo isso é onde consulto?
    Grata
  • @Drimdp123..depois de entregue vc tera q aguardar uns 30 dias e ligar na linha de registro para saber o número do processo.Depois só seguir o andamento.
  • @Vlad Pen enviei para ACP do Porto.
  • uma informação não sei até que ponto importante, mas já confirmei que o vale postal foi sacado. @Vlad
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.