Sobrenome GUTIERREZ dos Bisavós, GUTIERRES dos Avós, e GUTIERREZ o meu. Problemas na Cidadania ?

Boa noite a todos. Me chamo Douglas Gutierrez de Melo, e sou descendente de espanhóis e portugueses. Estou em busca de minha cidadania Portuguesa, através de familiares do meu lado materno. Ocorre que só existem mulheres nesse lado materno-português, e os sobrenomes se fundiram erroneamente com meu lado materno-espanhol nos matrimônios, a seguir descrito:

a) Lado Espanhol, de meu Avô Materno. Minha Bisavó se chamava Aurora GUTIERREZ Ramos, que veio ao Brasil em 1910 com 8 anos de idade, vinda de Pedroso, província de La Rioja, Espanha. Quando ela se casou com outro espanhol já aqui no Brasil, teve o sobrenome na Certidão de Casamento erroneamente alterado para GUTIERRIS.

Desse casamento nasceu meu Avô Domingos, que foi registrado como DOMINGOS BARROCA GUTIERRES, perdendo o GUTIERRIS de minha Bisavó Aurora (que já estava errado na Certidão de Casamento dela), e "ganhando" um novo sobrenome.

b) Lado Português, de minha Avó Materna. Minha Bisavó se chamava Carolina da Silva, e meu bisavô se chamava Alfredo Lopes, ambos portugueses da Ilha da Madeira. Quando se casaram aqui no Brasil, minha bisavó passou a se chamar Carolina da Silva Lopes. Tudo certo até aqui. A filha deles, minha Avó Materna (que é viva), se chamava Maria Lopes. Lados explicados.

Quando meus avós Domingos (Espanhol) e Maria (Portuguesa) se casaram, ela passou a se chamar MARIA LOPES GUTIERRES. Ela herodu o sobrenome errado que meu Avô teve quando do Nascimento dele. Minha mãe, porém, foi registrada com o nome de ELZA LOPES GUTIERREZ (voltando a ter o Z no sobrenome no lugar dos erros GUTIERRIS e GUTIERRES). O mesmo aconteceu com vários tios meus (irmãos de minha falecida mãe, todos GUTIERREZ). Como minha mãe é falecida, tenho direito a cidadania por me enquadrar como NETO de Portugueses (Uma Advogada de Lisboa me confirmou essa informação. Eu passaria a vigorar como neto da minha Bisavó Portuguesa CAROLINA DA SILVA LOPES no lugar de minha falecida mãe, mas para ter direito a Cidadania Portuguesa, preciso primeiro que minha avó MARIA LOPES GUTIERRES, de 85 anos, obtenha a Cidadania dela).

Diante dessa salada de sobrenomes do meu lado espanhol, venho perguntar se terei de retificar as Certidões de Casamento de meus Avós Domingos (espanhol) e Maria Lopes (portuguesa), os GUTIERRES. E se em um efeito "cascata", teria ainda de retificar as Certidões do lado espanhol (nascimento de meu Avô Domingos GUTIERRES e Casamento de minha Bisavó Aurora GUTIERRIS).

Todo esse mapeamento foi finalizado por mim junto ao Museu da Imigração de São Paulo. Não sei se o Governo Paulista, através dos Livros de Desembarque de Passageiros ou de Registro na Hospedaria dos Imigrantes teria algum documento que obrigasse os Cartórios a corrigir os sobrenomes que estão errados do lado espanhol. Tenho todas as Certidões do lado português da Família, e preciso de orientação para saber se terei de retificar o sobrenome Espanhol que carrego até hoje.

Gratos pela ajuda, Douglas Gutierrez de Melo.

Comentários

  • editado July 2018
    @DouglasGutierrez vamos esquecer seu lado espanhol e se concentrar no lado português q é o q interessa.Seus bisavós portugueses tiveram uma filha , sua avó Maria Lopes.Bom ,primeiro passo é transcrever o casamento dos bisavós portugueses para atribuir sua avó. Depois de atribuir sua avó, vc vai precisar transcrever o casamento dos avós ..em seguida a sua atribuição já q sua mãe é falecida. Para transcrever o casamento dos avós vc vai precisar da certidão de nascimento de ambos ( a do avô espanhol vai precisar de uma tradução juramentada ).Por fim, para vc conseguir a atribuição por ser neto da sua avó q se tornará portuguesa vc ainda terá q comprovar laços de efetiva ligação com a comunidade portuguesa. (essa é a parte mais dificil) A diferença entre Gutierrez e Gutierres é irrelevante.
  • Meus avós são nascidos aqui no Brasil, Sr. Moderador. Quanto a transcrição do casamento dos Bisavós portugueses aqui no Brasil, é necessário "apostilhar" caso eu resolva fazer diretamente por Portugal os processos de cidadania ? Ou tenho de apostilhar de qualquer forma ?
  • @DouglasGutierrez todos as certidões brasileiras tem q ser apostiladas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.